PRINCIPIO DA TEMPERANÇA

Temperança, para alguns, é resultado de um caráter equilibrado e capaz de sobrepor a diferentes situações.

Para outros, é o estado quase debilitado ou doente que certas pessoas vivem indiferentes a tudo e a todos, mesmo quando o momento requeira diligência e energia.

Á luz da Palavra de Deus, temperança não se limita ás idéias e aos conceitos acima referidos. Basta irmos a Gálatas 5:22, 23 e a Tito 2:2.

Em ambas as passagens, a temperança, também chamada dominio proprio, é a capacidade espiritual que todo cristão deve possuir a fim de poder andar no espírito e não cumprir as concupsiscências carnais (Gl. 5:16).

É uma capacidade espiritual, porque se trata de um componente do fruto do Espírito. Sendo um elemento espiritual, carece de uma ação vigorosa do Espirito Santo.

Quando o crente verifica que a sua vida já se afastou do principio da temperança, que já não é capaz de se sobrepor ás ciladas do diabo e já não encontra firmeza para impedir que o ego domine todo o seu ser, é hora de retornar ao principio da temperança.

Temos de, humildemente confessar ao Senhor que somos incapazes de alcançar o triunfo sem o auxilio do Espirito Santo.

Disse Aristóteles certa vez "É mais corajoso aquele que domina os seu próprios desejos do que aquele que conquista os seus inimigos, pois a vitória mais dificil é a vitória sobre o proprio eu".

Por isso Jesus foi tão categórico João 15:5. A atuação do fruto do espirito em nossas vidas depende de permitirmos que atue de forma soberana em nós.

Quanto a nós cabe o dever de querermos permanecer neste tão edificante principio. Robert Benton escreveu "Domina-te a ti mesmo, pois enquanto não tiveres conseguido isso serás apenas um escravo, porque serás a mesma coisa que ser sujeito ao apetite alheio, ou seres sujeito as tuas proprias paixões".

Que o Senhor nos ajude a permanecer sob a dispensação de seu Espírito, e que a temperança seja constante em nossas vidas para glória do seu nome.

POSTAGEM MAIS ACESSADAS:

O OBREIRO E A ÉTICA NO PULPITO

O TABERNÁCULO E SUAS MEDIDAS:

EXISTEM 4 TIPOS DE TEMPERAMENTOS! VOCÊ CONHECE SEU TEMPERAMENTO?

PASSOS DA FÉ - Marcos 11:22 - 24

O CRENTE E O USO DA GRAVATA E O PALETÓ!

AGEU - O PROFETA DA CONSTRUÇÃO DO TEMPLO

ETIQUETA E AS BOAS MANEIRAS NO CULTO

ÉTICA DO OBREIRO E O RELACIONAMENTO ENTRE SEUS COLEGAS

ESTATUTO DO CONSELHO DE PASTORES E LÍDERES EVANGÉLICOS DE VARGEM GRANDE PAULISTA - COPLEV