LEMBRA-TE DO TEU CRIADOR

Ec. 12:1 --> "LEMBRA-TE DO TEU CRIADOR NOS DIAS DA SUA JUVENTUDE, ANTES QUE VENHAM OS DIAS DIFICEIS E SE APROXIMEM OS ANOS EM QUE VOCÊ DIRA: "NÃO TENHO SATISFAÇÃO NELES".
Em hebraico, temos aqui a expressão "alvorecer da vida". A vida tem seu alvorecer (juventude), bem como a sua noite (velhice). Ambas são fases igualmente melancólicas e vãs, mas a juventude parece ser a melhor delas.
Eclesiastes (O pregador) recomenda o franco reconhecimento de nosso estado de criaturas, mesmo na juventude, o período em que isso parece menos evidente e, quando a vida parece inextingüível. Somente nessa perspectiva é que a juventude poderá ser entendida e corretamente desfrutada.

LEMBRAR DE QUEM?
Lembrar do Criador
--> O grande doador da vida é também o grande esquecido na juventude. Todas as realizações nesse período são imaginadas como fruto da força e virilidade que possui.
O jovem não consegue enxergar "atrás da cortina" da vida, e perceber que alguém maior está no comando de toda a história humana. É ele quem concede todos os benefícios aos homens, desde o menor até o maior; muito embora permaneça no anonimato para a maioria deles.

LEMBRAR QUANDO?
Na juventude --> A lembrança do Criador deve ocorrer então no período da juventude, quando se pode oferecer o melhor da vida a Ele. A visão da idade e da morte não deve produzir, no jovem, um medo do fim, mas sim um senso que vai distinguí-lo do céticos e cínicos.
Ele irá valorizar muito mais sua vida que é breve (vaidade). Viverá de forma mais sábia, remindo o tempo e não se esquecendo que o Criador é quem concede vida. Na juventude estão concentrados cerca de 75% das decisões que irão dar destino às nossas vidas. É um dos períodos mais importantes da vida; e Deus, não quer ficar esquecido nesse tempo.

O QUE É LEMBRAR?
a) É não pensar em si somente --> Quando se é jovem, não se pensa na finitude da existência. O jovem não pensa no fim então gasta anos preciosos com coisas fúteis, pensando somente em si mesmo, nunca em Deus (existem exceções). Ele se considera o fim de todas as coisas. Tudo tem girar em torno de si. O proprio sistema do mundo valoriza imensamente a juventude em detrimento da velhice.
b) É oferecer o melhor para Deus --> Os grandes problemas da juventude, os quais, assumem proporções tão alarmantes nos dias atuais, é conseqüência de uma indefinição de horizonte. O jovem não vê limite em seu horizonte. Assim sendo, vive a vida de forma dissoluta. Antes de chegar ao estado lastimável da idade avançada, o auto sagrado recomenda aos jovens que se lembre de Seu Criador. Lembrar no sentido de oferecer a Ele o melhor. Não se tornar piedoso apenas na velhice, entregando a Deus o que tiver restado de sua vida. Afinal o Criador sempre oferece o melhor para nós, e não aceitamos menos que isso.

PORQUE LEMBRAR?
1. Porque o maus dias irão chegar, onde a vida se esvai inevitavelmente --> Nesse tempo você não terá mais forças para realizar o que deveria ser realizado na juventude da vida. Os versículos seguintes do capítulo 12 de eclesiastes contêm uma descrição figurada da decadência humana:

a) O sol, a lua e as estrelas falam do esplendor da vida (v.2).
b) Os guardas seriam as pernas, os moedores seriam os dentes, os que olham pelas janelas seriam os olhos e as duas portas seriam os ouvidos (v. 3,4).
c) Por fim, a cadeia de prata rompida, o corpo de ouro despedaçado e o cântaro quebrado referem-se ao final da vida.
d) Então o corpo volte ao pó e o espírito volte a Deus, isso.


2. Porque será tarde demais para recuperar o tempo perdido --> Você na velhice poderá olhar para trás e se entristecer de não ter lembrado de Deus nos áureos dias da juventude. Porém não poderá fazer nada para reavê-los. O tempo que passou não volta mais.
Pr. Natanael S. Pinto

POSTAGEM MAIS ACESSADAS:

O OBREIRO E A ÉTICA NO PULPITO

EXISTEM 4 TIPOS DE TEMPERAMENTOS! VOCÊ CONHECE SEU TEMPERAMENTO?

O TABERNÁCULO E SUAS MEDIDAS:

AGEU - O PROFETA DA CONSTRUÇÃO DO TEMPLO

PASSOS DA FÉ - Marcos 11:22 - 24