O MODELO DA LIDERANÇA CRISTÃ!

Texto base: Mc. 10:32-45

Jesus é o modelo não apenas de uma pessoa cheia do Espírito Santo, mas também ele é o Modelo de Liderança. Os Lideres Cristãos vivem e agem no Espírito de Cristo.

O máximo que um Líder Cristão pode alcançar é ser igual a Jesus! Este é um desafio permanente para o Líder!


Os servos do Senhor, que exercem funções de Liderança na Igreja, são chamados pelo Espírito Santo, confirmados e enviados pela Igreja e usados por Deus no poder do Espírito! A Igreja confirma o chamado pela Eleição e Imposição de mãos.


Todos nós somos servos, podendo ser chamados para exercer funções no Corpo de Cristo. Num certo sentindo, todos nós também somos lideres, pois, Lideramos e somos liderados em casa, no trabalho, na Igreja, na sociedade, no lazer, etc... Assim, as lições sobre liderança cristã, aplicam-se, portanto, a todos nós!


No texto de referencia, Jesus está pacientemente treinando os seus discípulos para missão que deviam cumprir. Observemos os contrastes entre o Modelo de Liderança de Jesus e as expectativas dos discípulos quanto a função que teriam como lideres.


Jesus Lidera com Coragem; seus Discípulos o Seguem Admirados e Medrosos

Mc. 10:32 - ESTAVAM DE CAMINHO, SUBINDO PARA JERUSALÉM, E JESUS IA ADIANTE DOS SEUS DISCIPULOS. ESTE SE ADMIRAVAM E O SEGUIAM TOMADOS DE APREENSÕES. E JESUS, TORNANDO A LEVAR A PARTE OS DOZE, PASSOU A REVELAR-LHES AS COISAS QUE LHE DEVIAM SOBREVIR,...”.



Jesus ia adiante dos discípulos. 

O Líder vai sempre na frente dos seus Liderados. Sabe aonde que chegar e ajuntam, pessoas para que o acompanhem! É assim que o Pastor conduz as ovelhas (Jo. 10:2-4).



Jesus caminhava resolutamente para Jerusalém, sabendo que sofrimentos indescritíveis o esperavam (Lc. 9:51–53; Mc. 10:33-34). Como os discípulos já tinham sido anteriormente avisados pelo Mestre sobre o que o esperava, eles o seguiam admirados e cheios de Medo, apreensões!

Essa atitude dos discípulos contrasta com a do Mestre. - O verdadeiro Líder é aquele que não recua diante das dificuldades e do alto preço que tem de pagar para cumprir completamente a sua missão!

Julio César, para conquistar a Grã-Bretanha, fez os soldados atravessar o Canal da Mancha, destruju todos os barcos e deu este comando: “VENCER ou MORRER!” - Precisamos de Lideres corajosos como Jesus, que não desistem até a Vitória completa sobre as hostes espirituais da maldade para Libertação de vidas para o Reino de Deus!

Jesus segue o Caminho da Cruz; os Discípulos ambicionam a Glória

Mc. 10:35, 37 - “ENTÃO, SE APROXIMARAM DELE TIAGO E JOÃO,... DIZENDO-LHE: MESTRE, QUEREMOS QUE NOS CONCEDAS O QUE TE VAMOS PEDIR. - RESPONDERAM-LHE: PERMITE-NOS QUE, NA TUA GLÓRIA, NOS ASSENTEMOS UM À TUA DIREITA E O OUTRO À TUA ESQUERDA



Para Jesus, o caminho da Glória para pela Cruz. 

Os Discípulos queriam a Glória sem a Cruz. O pedido de posições honrosas no Reino de Cristo foi feito por dois apóstolos depôs de Jesus ter falado aos doze sobre a Cruz (Mc. 10:32, 35-37)!

No Evangelho de Mateus, o pedido foi feito através da mãe (Mt. 20:20-21). Toda a família estava envolvida. O diabo tentou desviar Jesus do caminho da Cruz, oferecendo-lhe a Glória e o Poder dos reinos deste mundo (Mt. 4:8-10).

Ele continua tentando hoje os discípulos de Jesus.

Como Jesus venceu, podemos ser vitoriosos Nele!



Somos exortados a ter a mesma atitude de Cristo que foi obediente até o sacrifício para que fosse Glorificado pelo Pai. A Carne não serve a Deus; precisa ser crucificada. Quando morremos para a Carne, para o Mundo, a Vida de Jesus se manifesta em nós.



Precisamos de Líderes que estejam mortos para a carne, para o mundo, para as ambições terrenas para que possam conduzir o povo de Deus para uma genuína espiritualidade!



Jesus Exerce Autoridade para Servir; os Discípulos Ambicionam Poder para Dominar

Mc. 10:41, 42 - OUVINDO ISTO, INDIGNARAM-SE OS DEZ CONTRA TIAGO E JOÃO. - MAS JESUS, CHAMANDO-OS PARA JUNTOS DE SI, DISSE-LHES: SABEIS QUE OS QUE SÃO CONSIDERADOS GOVERNADORES DOS POVOS TÊM-NOS SOB SEU DOMINIO, E SOBRE ELES OS SEUS MAIORAIS EXERCEM AUTORIDADE.
Houve uma crise no Colégio Apostólico por questão de Poder! 

Manifestou-se outra vez a tendência de discutir quem dentre eles era o maior. Teria acontecido uma divisão no Colégio Apostólico, se não fosse a intervenção rápida de Jesus.



A Grandeza, o espírito nobreza, se manifesta na disposição de servir. O maior é quem serve. Jesus ensina pelo exemplo (Mc. 10:45). - Este ensino tem uma grande sabedoria e pode ser aplicado em todas as áreas da vida. A Verdadeira Prosperidade vem pelo serviço Humilde, Honesto, Digno e Persistente!

A Liderança Cristã, segundo modelo de Jesus, adota o principio dos quatros “S” – SUBMISSÃO AO SUPERIOR E SERVIÇO AO SUBORDINADO. Este é o modelo de Jesus.

Apesar das atitudes mesquinhas e inadequadas dos discípulos, Jesus foi tolerante e compassivo com as suas fraquezas, mas firme quanto aos princípios do Reino de Deus. Apesar de tudo, eles seguiam a Jesus e Criam na Vitória do Mestre!

Precisavam, porém, aprender a natureza da vida e da missão cristãs.

Essa paciência e compaixão de Jesus nos enchem de esperança. Deixemos-nos moldar pelo divino Mestre para que sejamos preparados para a sua obra. Por certo, o Senhor tem trabalho na vida de servos, da Igreja, preparando-os para o exercício de funções de Liderança. Que o Senhor ilumine a Igreja para que possa fazer escolhas certas!

POSTAGEM MAIS ACESSADAS:

O OBREIRO E A ÉTICA NO PULPITO

O TABERNÁCULO E SUAS MEDIDAS:

EXISTEM 4 TIPOS DE TEMPERAMENTOS! VOCÊ CONHECE SEU TEMPERAMENTO?

PASSOS DA FÉ - Marcos 11:22 - 24

O CRENTE E O USO DA GRAVATA E O PALETÓ!

AGEU - O PROFETA DA CONSTRUÇÃO DO TEMPLO

ETIQUETA E AS BOAS MANEIRAS NO CULTO

ÉTICA DO OBREIRO E O RELACIONAMENTO ENTRE SEUS COLEGAS

ESTATUTO DO CONSELHO DE PASTORES E LÍDERES EVANGÉLICOS DE VARGEM GRANDE PAULISTA - COPLEV