A SÍNDROME DE ELIAS

De todos os grandes homens da Bíblia Sagrada, principalmente no Antigo Testamento, à exceção de Moisés, talvez nenhum outro tenha assombrado tanto seus contemporâneos como Elias.

Tiago diz que Elias foi um homem como nós. Como assim como nós? Deus nunca respondeu minhas orações com fogo e nunca abriu um rio para eu passar.

Porém, o que Tiago dizia não era sobre os feitos espetaculares da vida de Elias e como podemos ter os mesmos "poderes" que ele. Isto porque Tiago sabia muito bem que o poder é de Deus e não de Elias ou de qualquer outro homem. Tiago falava, sim, do ser humano Elias.



O ser humano


Analisando a vida do ser humano Elias desde o princípio, aprendemos principalmente que ele não tem muitas referências pessoais, senão vejamos: "Então, Elias, o tesbita, dos moradores de Gileade...".
Geralmente, os grandes homens e mulheres da Bíblia têm seus nomes acompanhados por uma linhagem. Este não era o caso de Elias. Ele apareceu de repente no relato, sem nada que o recomendasse diante de Acabe, a não ser: "... Tão certo como vive o Senhor, Deus de Israel, perante cuja face estou...".


Existe uma outra característica na vida de Elias que não seria muito bem recebida hoje. Parecia haver nele uma falta de senso crítico, veja : "Retira-te daqui, vai para o lado oriental e esconde-te junto à torrente de Querite, fronteira ao Jordão". Logo agora que ele havia colocado o rei ímpio no seu devido lugar, Deus o manda para o deserto. Mas Elias nem sequer discute, ruma para Querite e fica lá. Deus tinha falado e ponto.

Todos nós, cristãos sérios, sabemos muito bem que a Bíblia é a Palavra de Deus, a verdade revelada para o ser humano. Porém, assusta-me muito ver o quanto se tem desobedecido e discutido o que a Palavra tem como indiscutível.

Mesmo quando Deus manda Elias para Sarepta que se localizava em Sidom, Terra de Baal e de Jezabel - sua pior inimiga -, Elias não discute. Ele reconhece claramente o Espírito Santo de Deus falando e obedece. Isto porque Elias estava cheio do Espírito Santo de Deus.

Crentes cheios do Espírito são capazes de compreender claramente as Sagradas Escrituras e reconhecer quando ela está sendo manipulada por falsos mestres. Portanto, "... enchei-vos do Espírito...", continua sendo a melhor recomendação, para que, ao ouvirmos a voz do Santo Espírito, a reconheçamos sem hesitar.

A síndrome

Tendo chegado até aqui, cabe-nos analisar agora a tal "síndrome" (conjunto de sintomas que apresentam em uma doença e que a caracterizam.) que ocorre a partir de um dos pontos mais altos da vida de Elias, a saber, o confronto no Carmelo com os profetas de Baal, o desafio de fogo e o retorno da chuva após três longos anos. Após ter se mostrado obediente e paciente, Elias, mais uma vez movimentado pelo Espírito Santo de Deus, marca o encontro fatal (para os profetas de Baal) e anuncia o final da seca. Coloque-se em sua pele, pois é aqui em que mais nos identificamos com ele.

Grandes feitos. - Quem não anseia por eles? O mais humilde crente na Terra almeja fazer grandes coisas por seu Senhor, não é assim? Desafiar os poderes da maldade, grandes campanhas evangelísticas... Elias descobre isto no cume do Carmelo, ele faz uma pergunta simples e..

"Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor é Deus, segui-o; se é Baal, segui-o. Porém o povo nada lhe respondeu." Pois é, silêncio. Talvez Elias achasse que pelos menos uma voz dissesse: Amém! Nada... só o vento.

Aqui começa o tropeço de Elias que vai levá-lo a seguinte oração, que aliás, foi única que ele fez que Deus não respondeu: "...Basta; toma agora, ó Senhor, a minha alma, pois não sou melhor do que meus pais."

Elias se sente sozinho, humanamente falando "" este é um dos piores sentimentos que um servo de Deus pode sentir - a terrível sensação de que está malhando ferro frio, dando "murro em ponta de faca".

De fato, Elias estava só. Após ter feito tudo como Deus sempre mandara, após ter desafiado a maldade, após ter se colocado na presença de Deus incondicionalmente, Elias estava só, não havia um amigo sequer.

Quando isto acontece, quando falta um ombro amigo, tornamo-nos uma pessoa receosa de tudo, e isto acarreta doenças na alma. Como Elias, dizemos: "leva-me, Senhor", "não entendem os seus caminhos", "não querem nada contigo", etc.

Passamos a achar que somos os únicos que se importam de verdade com a "causa". Isto é um peso que ninguém pode carregar sozinho, não é de se admirar que Elias queria a morte.

"Tenho sido em extremo zeloso pelo Senhor, Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derribaram os teus altares e mataram os teus profetas à espada; e eu fiquei só..."

Anos a fio trabalhando na "causa", esquecendo-se de relacionamentos sinceros, levam-nos a queixas como a dele. Não é de se admirar que os crentes mais ativos e criativos sejam, muitas vezes, os mais carrancudos e intolerantes.

No fundo estão sozinhos, não porque não existam outros lutando na "causa" e sim porque estão isolados. Não são capazes de enxergar os "...sete mil, todos os joelhos que não se dobraram a Baal, e toda boca que o não beijou", os quais Deus conservou para levar avante os seus desígnios.

Tal qual aconteceu com Elias, algumas vezes acontece o mesmo comigo e mesmo com você. No ponto mais alto, no calor da obra, somos atacados pela síndrome de Elias, e achamos que não adiantou nada, por mais que lutemos nada mudou.

Elias achou isto quando Jezabel ameaçou caçá-lo até a morte. No ponto mais alto é que estamos mais vulneráveis. Basta um leve empurrão, quanto mais o solavanco que deu Jezabel.

Como se evita esta síndrome?

Veja a receita para o doente Elias do Deus Todo-Poderoso: "Eliseu, filho de Safate, de Abel-Meolá, ungirás profeta em teu lugar", muito mais do que um substituto, Eliseu foi para Elias o amigo que nunca teve, o amparo, o ombro amigo que sempre necessitou.

Esta receita continua valendo para mim e para você, valeu para Paulo também - "Procura vir ter comigo depressa.", disse ele para Timóteo. Tão importante como o relacionamento vertical (com Deus) é o relacionamento horizontal (com o próximo). Esquecer disto é abrir a porta para o fracasso pessoal, muito embora, à vista de todos, você seja o grande homem ou mulher de Deus.

Fiquemos alerta, sempre haverá os tais sete mil, ou muito mais.

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