SETE PRINCÍPIOS DE FINANÇAS


Uma das mais notáveis diferenças entre o crente e o mundo no qual ele vive é esta: a maneira incomum como ele lida com o dinheiro e os bens materiais. No entanto, até crentes sérios resistem aos aspectos aparentemente extremistas no ensino e estilo de vida de Cristo e dos Líderes da Igreja do Novo Testamento.

Podemos imitar este estilo de vida do Novo Testamento em nossos dias?

Este esboço oferece ao crente zeloso alguns princípios-chaves que o preparam para um comportamento financeiro sobrenatural, diferente do comportamento do mundo.
 
Medite sobre a atitude de obediência a ser praticada em cada área mencionada. Em seguida, descreva o que você aprendeu. Só há uma coisa a fazer, depois desta meditação... obedecer!

O PRINCÍPIO DO NÃO APEGAR-SE

Não comprarei nem receberei nada do que eu não possa abrir mão. - Lucas 12:15 -“ENTÃO LHES DISSE: CUIDADO! FIQUEM DE SOBREAVISO CONTRA TODO TIPO DE GANÂNCIA; A VIDA DE UM HOMEM NÃO CONSISTE NA QUANTIDADE DOS SEUS BENS.

Lucas 12:32-34 - NÃO TENHAM MEDO, PEQUENO REBANHO, POIS FOI DO AGRADO DO PAI DAR-LHES O REINO. (33) VENDAM O QUE TÊM E DÊEM ESMOLAS. FAÇAM PARA VOCÊS BOLSAS QUE NÃO SE GASTEM COM O TEMPO, UM TESOURO NOS CÉUS QUE NÃO SE ACABE, ONDE LADRÃO ALGUM CHEGA PERTO E NENHUMA TRAÇA DESTROI. (34) POIS ONDE ESTIVER O SEU TESOURO, ALI TAMBÉM ESTARÁ O SEU CORAÇÃO.

Lucas 16:13-17, 19-25 - NENHUM SERVO PODE SERVIR A DOIS SENHORES; POIS ODIARÁ UM E AMARÁ OUTRO, OU SE DEDICARÁ A UM E DESPREZARÁ OUTRO. VOCÊS NÃO PODEM SERVIR A DEUS E AO DINHEIRO. (14) OS FARISEUS, QUE AMAVAM O DINHEIRO, OUVIAM TUDO ISSO E ZOMBAVAM DE JESUS. (15) ELE LHES DISSE: VOCÊS SÃO OS QUE SE JUSTIFICAM A SI MESMOS AOS OLHOS DOS HOMENS, MAS DEUS CONHECE O CORAÇÃO DE VOCÊS. AQUILO QUE TEM MUITO VALOR ENTRE OS HOMENS É DETESTÁVEL AOS OLHOS DE DEUS. (16) A LEI E OS PROFETAS PROFETIZARAM ATÉ JOÃO. DESSE TEMPO EM DIANTE ESTÃO SENDO PREGADAS AS BOAS NOVAS DO REINO DE DEUS, E TODOS TENTAM FORÇAR SUA ENTRADA NELE. (17) É MAIS FÁCIL OS CÉUS E A TERRA DESAPARECEREM DO QUE CAIR DA LEI O MENOR TRAÇO. (19) HAVIA UM HOMEM RICO QUE SE VESTIA DE PÚRPURA E DE LINHO FINO E VIVIA NO LUXO TODOS OS DIAS. (20) DIANTE DO SEU PORTÃO FORA DEIXADO UM MENDIGO CHAMADO LÁZARO, COBERTO DE CHAGAS; (21) ESTE ANSIAVA COMER O QUE CAÍA DA MESO DO RICO. ATÉ OS CÃES VINHAM LAMBES SUAS FERIDAS. (22) CHEGOU O DIA EM QUE O MENDIGO MORREU, E OS ANJOS O LEVARAM PARA JUNTO DE ABRAÃO. O RICO TAMBÉM MORREU E FOI SEPULTADO. (23) NO HADES, ONDE ESTAVA SENDO ATORMENTADO, ELE OLHOU PARA CIMA E VIU ABRAÃO DE LONGE, COM LÁZARO AO SEU LADO. (24) ENTÃO, CHAMOU-O: PAI ABRAÃO, TEM MISERICORDIA DE MIM E MANDA QUE LÁZARO MOLHE A PONTA DO DEDO NA ÁGUA E REFRESQUE A MINHA LÍNGUA, PORQUE ESTOU SOFRENDO MUITO NESTE FOGO. (25) MAS ABRAÃO RESPONDEU: FILHO, LEMBRE-SE DE QUE DURANTE A SUA VIDA VOCÊ RECEBEU COISAS BOAS, ENQUANTO QUE LÁZARO RECEBEU COISAS MÁS. AGORA, PORÉM, ELE ESTÁ SENDO CONSOLADO AQUI E VOCÊ ESTÁ EM SOFRIMENTO
I João 2:15-17 - NÃO AMEM O MUNDO NEM O QUE NELE HÁ. SE ALGUÉM AMA O MUNDO, O AMOR DO PAI NÃO ESTÁ NELE. (16) POIS TUDO O QUE HÁ NO MUNDO – A COBIÇA DA CARNE, A COBIÇA DOS OLHOS E A OSTENTAÇÃO DOS BENS – NÃO PROVÉM DO PAI, MAS DO MUNDO. (17) O MUNDO E A SUA COBIÇA PASSAM, MAS AQUELE QUE FAZ A VONTADE DE DEUS PERMANECE PARA SEMPRE.

O que devo fazer para obedecer a estes versículos?

O PRINCÍPIO DA LIBERDADE:

Não deverei nada a ningém, exceto o amor. Romanos 13:8 - NÃO DEVAM NADA A NINGUÉM, A NÃO SER O AMOR DE UNS PELOS OUTROS, POIS AQUELE QUE AMA SEU PRÓXIMO TEM CUMPRIDO A LEI.

Provérbios 22:7 - O RICO DOMINA SOBRE O POBRE; QUEM TOMA EMPRESTADO É ESCRAVO DE QUEM EMPRESTA.

O que devo fazer para obedecer a este versículo?

O PRINCÍPIO DA LIBERALIDADE:

Procurarei, constantemente, oferecer bens para a glória de Deus. II Coríntios 8:3-5 - POIS DOU TESTEMUNHO DE QUE ELES DERAM TUDO QUANTO PODIAM, E ATÉ ALÉM DO QUE PODIAM. POR INICIATIVA PRÓPRIA (4) ELES NOS SUPLICARAM INSISTENTEMENTE O PRIVILÉGIO DE PARTICIPAR DA ASSISTÊNCIA AOS SANTOS. (5) E NÃO SOMENTE FIZERAM O QUE ESPERAVAMOS, MAS ENTREGARAM-SE PRIMEIRAMENTE A SI MESMOS AO SENHOR E, DEPOIS, A NÓS, PELA VONTADE DE DEUS.

II Corintions 9:7 - CADA UM DÊ CONFORME DETERMINOU EM SEU CORAÇÃO, NÃO COM PESAR OU POR OBRIGAÇÃO, POIS DEUS AMA QUEM DÁ COM ALEGRIA.

Lucas 6:38 - DÊEM, E LHES SERÁ DADO: UMA BOA MEDIDA, CALCADA, SACUDIDA E TRANSBORDANTE SERÁ DADA A VOCÊS. POIS A MEDIDA QUE USAREM TAMBÉM SERÁ USADA PARA MEDIR VOCÊS.

O que devo fazer para obedecer a estes vercículos?

O PRINCÍPIO DA RECORDAÇÃO:

Manterei registros exatos da maneira como Deus lida comigo no aspecto financeiro, a fim de mostrar aos outros que Deus responde a oração e supre as necessidades de seu povo.
 
Mateus 5:16 - O POVO QUE VIVA NAS TREVAS VIU UMA GRANDE LUZ; SOBRE OS QUE VIVAM NA TERRA DA SOMBRA DA MORTE RAIOU UMA LUZ.

Provérbios 27:23-27 - ESFORCE-SE PARA SABER BEM COMO SUAS OVELHAS ESTÃO, DÊ CUIDADOSA ATENÇÃO AOS SEUS REBANHOS, (24) POIS AS RIQUEZAS NÃO DURAM PARA SEMPRE, E NADA GARANTE QUE A COROA PASSE DE UMA GERAÇÃO A OUTRA. (25) QUANDO O FENO FOR RETIRADO, SURGIREM NOVOS BROTOS E O CAPIM DAS COLIINAS FOR COLHIDO, (26) OS CORDEIROS LHE FORNECERÃO ROUPA E OS BODES LHE RENDERÃO O PREÇO DE UM CAMPO. (27) HAVERÁ FARTURA DE LEITE DE CABRA PARA ALIMENTAR VOCÊ E SUA FAMILIA, E PARA SUSTENTAR AS SUAS SERVAS.

O que devo fazer para obedecer a estes versículos?

O PRINCÍPIO DA SEGURANÇA:

Economizarei e investirei somente se Deus me guiar a fazê-lo, reconhecendo que abrirei a mão de tudo ante à sua mais tênue orientação.

Mateus 6:19,20 - NÃO ACUMULEM PARA VOCÊS TESOURA NA TERRA, ONDE A TRAÇA E A FERRUGEM DESTROEM, E ONDE OS LADRÕES ARROMBAM E FURTAM. (20) MAS ACUMULEM PARA VOCÊS TESOUROS NOS CÉUS, ONDE A TRAÇA E A FERRUGEM NÃO DESTROEM, E ONDE OS LADRÕES NÃO ARROMBAM NEM FURTAM.

Provérbios 28:8 - QUEM AUMENTA A SUA RIQUEZA COM JUROS EXORBITANTES AJUNTA PARA ALGUM OUTRO, QUE SERÁ BONDOSO COM OS POBRES.

I Timóteo 6:9-11 - OS QUE QUEREM FICAR RICOS CAEM EM TENTAÇÃO, EM ARMADILHAS E EM MUITO DESEJOS DESCONTROLADOS E NOCIVOS, QUE LEVAM OS HOMENS A MERGULHAREM NA RUINA E NA DESTRUIÇÃO, (10) POIS O AMOR AO DINHEIRO É A RAIZ DE TODOS OS MALES. ALGUMAS PESSOAS POR COBIÇAREM O DINHEIRO, DESVIARAM DA FÉ E SE ATORMENTARAM COM MUITO SOFRIMENTOS. (11) VOCÊ, PORÉM, HOMEM DE DEUS, FUJA DE TUDO ISSO E BUSQUE A JUSTIÇA, A PIEDADE, A FÉ, O AMOR, A PERSEVERANÇA E A MANSIDÃO
.

O que devo fazer para obedecer a estes verscículos?

O PRINCÍPIO DA COMPAIXÃO:

Não orarei em favor das necessidades financeiras de um irmão, se eu não estiver disposto a ser o instrumento que Deus usará para satisfazer tal necessidade, se Ele o quiser.
 
I João 3:16-18 - NISTO CONHECEMOS O QUE É O AMOR: JESUS CRISTO DEU A SUA VIDA POR NÓS, E DEVEMOS DAR A NOSSA VIDA POR NOSSOS IRMÃOS. (17) SE ALGUÉM TIVER RECUSOS MATERIAIS E, VENDO SEU IRMÃO EM NECESSIDADE, NÃO SE COMPADECER DELE, COMO PODE PERMANECER NELE O AMOR DE DEUS? (18) FILHINHOS, NÃO AMEMOS DE PALAVRA NEM DE BOCA, MAS EM AÇÃO E EM VERDADE.

Tiago 2:15-17 - SE UM IRMÃO OU IRMÃ ESTIVER NECESSITANDO DE ROUPAS E DO ALIMENTO DE CADA DIA (16) E UM DE VOCÊS LHE DISSER: VÁ EM PAZ, AQUEÇA-SE E ALIMENTE-SE ATÉ SATISFAZER-SE, SEM PORÉM LHE DAR NADA, DE QUE ADIANTA ISSO? (17) ASSIM TAMBÉM A FÉ, POR SI SÓ, SE NÃO FOR ACOMPANHADA DE OBRAS, ESTÁ MORTA.

Lucas 6:30, 38 - DÊ A TODO AQUELE QUE LHE PEDIR, E SE ALGUÉM TIRAR O QUE PERTENCE A VOCÊ, NÃO LHE EXIJA QUE O DEVOLVA. (38) DÊEM, E LHES SERÁ DADO: UMA BOA MEDIDA, CALCADA, SACUDIDA E TRANSBORDANTE SERÁ DADA A VOCÊS. POIS A MEDIDA QUE USAREM TAMBÉM SERÁ USADA PARA MEDIR VOCÊS.

II Corintios 9:6-15 - LEMBRE-SE: AQUELE QUE SEMEIA POUCO, TAMBÉM COLHERÁ POUCO, E AQUELE QUE SEMEIA COM FARTURA, TAMBÉM COLHERÁ FARTAMENTE. (7) CADA UM DÊ CONFORME DETERMINOU EM SEU CORAÇÃO, NÃO COM PESAR OU POR OBRIGAÇÃO, POIS DEUS AMA QUE DÁ COM ALEGRIA. (8) E DEUS E PODEROSO PARA FAZER QUE LHES SEJA ACRESCENTADAS AS COISAS, EM TODO O TEMPO, TENDO TUDO O QUE É NECESSARIO, VOCÊS TRANSBORDEM EM TODA BOA OBRA. (9) COMO ESTÁ ESCRITO: DISTRIBUIU, DEU OS SEUS BENS AOS NECESSITADOS; A SUA JUSTIÇA DURA PARA SEMPRE. (10) AQUELE QUE SUPRE A SEMENTE AO QUE SEMEIA E O PÃO AO QUE COME, TAMBÉM LHES SUPRIRÁ E MULTIPLICARÁ A SEMENTE E FARÁ CRESCER OS FRUTOS DA SUA JUSTIÇA. (11) VOCÊS SERÃO ENRIQUECIDOS DE TODAS AS FORMAS, PARA QUE POSSAM SER GENEROSOS EM QUALQUER OCASIÃO E, POR NOSSO INTERMÉDIO, A SUA GENEROSIDADE RESULTE EM AÇÃO DE GRAÇAS A DEUS. (12) O SERVIÇO MINISTERIAL QUE VOCÊS ESTÃO REALIZANDO NÃO ESTÁ APENAS SUPRINDO AS NECESSIDADES DO POVO DE DEUS, MAS TAMBÉM TRANSBORDANDO EM MUITAS EXPRESSÕES DE GRATIDÃO A DEUS. (13) POR MEIO DESSA PROVA DE SERVIÇO MINISTERIAL, OUTROS LOUVARÃO A DEUS PELA OBEDIÊNCIA QUE ACOMPANHA A CONFISSÃO QUE VOCÊS FAZEM DO EVANGELHO DE CRISTO E PELA GENEROSIDADE DE VOCÊS EM COMPARTILHAR SEUS BENS COM ELES E COM TODOS OS OUTROS. (14) E NAS ORAÇÕES QUE FAZEM POR VOCÊS, ELES ESTARÃO CHEIOS DE AMOR POR VOCÊS, POR CAUSA DA INSUPERÁVEL GRAÇA QUE DEUS TEM DADO A VOCÊS. (15) GRAÇAS A DEUS POR SEU DOM INDESCRITIVEL!

Provérbios 28:27 - QUEM DÁ AOS POBRES NÃO PASSARÁ NECESSIDADE, MAS QUEM FECHA OS OLHOS PARA NÃO VÊ-LOS SOFRERÁ MUITAS MALDIÇÕES.

O que devo fazer para obedecer a estes versículos?

O PRINCÍPIO DO CONTENTAMENTO:

Ficarei contente com tudo o que Deus se agradar em prover-me, quer seja muito, quer seja pouco. Filipenses 4:11-13 - NÃO ESTOU DIZENDO ISSO PORQUE ESTEJA NECESSITADO, POIS APRENDI A ADAPTAR-ME A TODA E QUALQUER CIRCUSTÂNCIA. (12) SEI O QUE É PASSAR NECESSIDADE E SEI O QUE É TER FARTURA. APRENDI O SEGREDO DE VIER CONTENTE EM TODA E QUALQUER SITUAÇÃO, SEJA BEM ALIMENTADO, SEJA COM FOME, TENDO MUITO OU PASSADO NECESSIDADE. (13) TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE.

Provérbios 30:7-9 - DUAS COISAS PEÇO QUE ME DÊS ANTES QUE EU MORRA: (8) MANTÉM LOINGE DE MIM A FALSIDADE E A MENTIRA; NÃO ME DÊS NEM POBREZA NEM RIQUEZA; DÁ-ME APENAS O ALIMENTO NECESSÁRIO. (9) SE NÃO, TENDO DEMAIS EU TE NEGARIA E TE DEIXARIA E DIRUA: QUEM É O SENHOR? SE EU FICASSE POBRE, PODERIA VIR A ROUBAR, DESONRANDO ASSIIM O NOME DO MEU DEUS.

Mateus 6:24-34 - NINGUÉM PODE SERVIR A DOIS SENHORES; POIS ODIARÁ UM E AMARÁ O OUTRO, OU SE DEDICARÁ A UM E DESPREZARÁ O OUTRO. VOCÊS NÃO PODEM SERVIR A DEUS E AO DINHEIRO. (25) PORTANTO EU LHES DIGO: NÃO SE PREOCUPEM COM SUA PROPRIA VIDA, QUANTO AO COMER OU BEBER; NEM COM SEU PROPRIO CORPO, QUANTO AO QUE VESTIR. NÃO É A VIDA MAIS IMPORTANTE QUE A COMIDA, E O CORPO MAIS IMPORTANTE QUE A ROUPA? (26) OBSERVEM AS AVES DO CEU: NÃO SEMEIAM NEM COLHEM NEM ARMAZENAM EM CELEIROS; CONTUDO, O PAI CELESTIAL AS ALIMENTA. NÂO TÊM VOCÊS MUITO MAIS VALOR DO QUE ELAS? (27) QUEM DE VOCÊS, POR MAIS QUE SE PREOCUPE, PODE ACRESCENTAR UMA HORA QUE SEJA À SUA VIDA? (28) POR QUE VOCÊS SE PREOCUPAM COM ROUPAS? VEJAM COMO CRESCEM OS LIRÍOS DO CAMPO. ELES NÃO TRABALHAM NEM TECEM. (29) CONTUDO, EU LHES DIGO QUE NEM SALOMÃO, EM TODO O SEU ESPLENDOR, VESTIU-SE COMO UM DELES. (30) SE DEUS VESTE ASSIM A ERVA DO CAMPO, QUE HOJE EXISTE E AMANHÃ É LANÇADA AO FOGO, NÃO VESTIRÁ MUITO MAIS A VOCÊS, HOMENS DE PEQUENA FÉ? (31) PORTANTO, NÃO SE PREOCUPEM, DIZENDO: QUE VAMOS COMER? OU QUE VAMOS BEBER? OU QUE VAMOS VESTIR? (32) POIS OS PAGÃOS É QUE CORREM ATRÁS DESSAS COISAS; MAS O PAI CELESTIAL SABE QUE VOCÊS PRECISAM DELAS. (33) BUSQUEM, POIS, EM PRIMEIRO LUGAR O REINO DE DEUS E A SUA JUSTIÇA, E TODAS ESSAS COISAS LHES SERÃO ACRESCENTADAS. (34) PORTANTO, NÃO SE PREOCUPEM COM O AMANHÃ, POIS O AMANHÃ TRARÁ AS SUAS PROPRIAS PREOCUPAÇÕES. BASTA A CADA DIA O SEU PROPRIO MAL.

I Timotéo 6:8 - POR ISSO, TENDO O QUE COMER E COM QUE VESTIR-NOS, ESTEJAMOS COM ISSO SATISFEITOS.

O que devo fazer para obedecer a estes versículos?

POSTAGEM MAIS ACESSADAS:

O OBREIRO E A ÉTICA NO PULPITO

EXISTEM 4 TIPOS DE TEMPERAMENTOS! VOCÊ CONHECE SEU TEMPERAMENTO?

O TABERNÁCULO E SUAS MEDIDAS:

AGEU - O PROFETA DA CONSTRUÇÃO DO TEMPLO

PASSOS DA FÉ - Marcos 11:22 - 24