PÁSCOA, QUAL SEU SIGNIFICADO?


www.prnatanaelsp.com.br
I Co. 11:26 – PORQUE, SEMPRE QUE COMEREM DESTE PÃO E BEBEREM DESTE CÁLICE, VOCÊS ANUNCIAM A MORTE DO SENHOR ATÉ QUE ELE VENHA

MOTIVO DE ISRAEL NO EGITO

SOCIOLÓGICO - Egito Povo antipático – Não se misturavam assim Israel ficariam Isolados de outras nações, unidas e Livre para crescer.

CULTURAL e FINANCEIRO - Desceram os descendentes de Jacó para Egito: 

Gn. 46:27 – “E OS FILHOS DE JOSÉ, QUE LHE NASCERAM NO EGITO, ERAM DOIS. TODAS AS PESSOAS DA CASA DE JACÓ, QUE VIERAM PARA O EGITO, FORAM SETENTA”. – Os nomes das pessoas estão registrados em Gn. 46:8-27.

Ex. 1:7 - “MAS OS FILHOS DE ISRAEL FORAM FECUNDOS, E AUMENTARAM MUITO, E SE MULTIPLICARAM, E GRANDEMENTE SE FORTALECERAM, DE MANEIRA QUE A TERRA SE ENCHEU DELES”. 

Passaram mais de 300 anos depois da morte de José, o que equivale 430 anos. – Saída do povo foi por volta 1260 – 1240 ªC. - Ex. 12:40 - ORA, O TEMPO QUE OS FILHOS DE ISRAEL HABITARAM NO EGITO FOI DE QUATROCENTOS E TRINTA ANOS.

Nome do Faraó - RAMESSES II - Viveu 1290 – 1224 ªC.

CENSO - Nm. 1:2, 3 - LEVANTAI O CENSO DE TODA A CONGREGAÇÃO DOS FILHOS, SEGUNDO AS SUAS FAMÍLIAS, SEGUNDO A CASA DE SEUS PAIS, CONTANDO TODOS OS HOMENS, NOMINALMENTE, CABEÇA POR CABEÇA. - DA IDADE DE VINTE ANOS PARA CIMA, TODOS OS CAPAZES DE SAIR A GUERRA EM ISRAEL, A ESSES CONTAREIS SEGUNDO OS SEUS EXÉRCITOS, E TU E ARÃO.

Saíram do Egito 600.000 homens sem contar crianças, mulheres. Êxodo 12:37 – “OS ISRAELITAS FORAM DE RAMASSES ATE SUCOTE. HAVIA CERCA DE SEISCENTOS MIL HOMENS A PÉ, ALEM DE MULHERES E CRIANÇAS”. – Mas ali o numero é especificado como de homens de guerra, em idade de serviço militar com a idade de 20 anos acima. – calcula-se que havia uma multidão de pelo menos três milhões e pessoas que saíram do Egito.

PASCOA DO ÊXODO

Páscoa - Dicionário - Festa dos Judeus - Hebraico - PASACH - Significa “Saltar por cima” – “Passar por sobre”. – O Anjo da morte ou destruidor “passou por sobre” as casas assinaladas com o sangue do cordeiro pascal (Ex. 12:21-23).

“Acredita-se (tradição) por motivo do cabrito saltar por cima de alguma coisa quando brinca é que se deu este nome PASCOA”.

Páscoa - Começou observância FAMILIAR, mais tarde se tornou um feriado nacional, onde deveria ser feito o sacrifício no templo. (Lv. 23:5-8; II Cr. 30:15; Ez. 45:21-25).

Êxodo Cap. 12

V.1 - DISSE O SENHOR - Crença Teísmo e Deismo – A Bíblia é Teistica.

Teísmo - Ensina que teve um Deus Criador de tudo, que jamais abandona Sua criação.

Deismo - Ensina talvez tem tido um Deus criador – Uma força cósmica, que começou a criar o mundo e abandonou, deixando ao cuidado das Leis Naturais.

V.2 - O PRIMEIRO MÊS DO ANO - Mês ABIBE (vem de Aviv = Primavera) refere-se a estação do Ano, mais tarde chamou mês NISÃ (Mês março-abril) - tornou-se o 1ª dos meses do calendário judaico.

* Inicio da Nação de Israel. – Anteriormente iniciava (setembro-outubro) outono.

V.3 - AO DEZ DESTE MÊS, CADA UM TOMARÁ PARA SI UM CORDEIRO - Lua Nova à Inicio da Primavera.

Cordeiro - Hebraico - “SEH” - Filhote da ovelha ou da cabra.
Ovelha - Carneiro, Cordeiro - É um animal Limpo e Domestico.
Representa - Fé e Obediência

Gn. 22:2,3 - ACRESCENTOU DEUS: TOMA TEU FILHO, TEU ÚNICO FILHO, ISAQUE, A QUEM AMAS, E VAI-TE À TERRA DE MORIA; OFERECE-O ALI EM HOLOCAUSTO, SOBRE UM DOS MONTES, QUE EU TER MOSTRAREI. – LEVANTOU-SE, POIS ABRAÃO DE MADRUGADA E, TENDO PREPARADO O SEU JUMENTO, TOMOU CONSIGO DOIS DOS SEUS SERVOS E A ISAQUE, SEU FILHO,; RACHOU LENHA PARA O HOLOCAUSTO E FOI PARA O LUGAR QUE DEUS LHE HAVIA INDICADO. – Isso representa o sacrifício de Jesus.

V.5 - O CORDEIRO SERÁ SEM DEFEITO - Feito de formação, enfermidade, etc... – Porque representaria o Cordeiro de Deus.

I Pe. 1:19 - VOCÊS FORAM LIBERTADOS PELO PRECIOSO SANGUE DE CRISTO, QUE ERA COMO UM CORDEIRO SEM DEFEITO NEM MANCHA.

Jo. 1:29 - NO DIA SEGUINTE, JOÃO VIU JESUS VINDO NA DIREÇÃO DELE E DISSE: - AÍ ESTÁ O CORDEIRO DE DEUS, QUE TIRA O PECADO DO MUNDO!

V. 5 - “...MACHO DE UM ANO” - Todo o ritual deveria ser cumprido, o Animal deveria ter 1 ano de Vida.

V. 6 - GUARDAREIS ATÉ O DECIMO QUARTO DIA - O cordeiro era separado no décimo dia do mês, e, então guardado ou separado para preparação da Sua Missão Expiatória.

Expiação - Reconciliação - A Necessidade por 3 motivos:

Universidade do Pecado 
Seriedade do Pecado 
Incapacidade de o Homem resolver o problema do pecado. 

Ira de Deus - JULGAMENTO - Homem tem que pagar todo mal praticado.

Gl. 6:7,8 - NÃO SE ENGANEM: NINGUÉM ZOMBA DE DEUS. O QUE UMA PESSOA PLANTAR, É ISSO MESMO QUE COLHERÁ. - SE PLANTAR NO TERRENO DA SUA NATUREZA HUMANA, DESSE TERRENO COLHERÁ A MORTE. POREM SE PLANTAR NO TERRENO DO ESPIRITO DE DEUS, DESSE COLHERÁ A VIDA ETERNA.

V. 6 - NO CREPÚSCULO DA TARDE - Horário do Sacrifício tinha de ser entre a NONA e a DECIMA primeira hora (15h e 17h) - Jesus foi crucificado a hora nona.

Mt. 27:45, 46 - AO MEIO-DIA COMEÇOU A ESCURECER, E TODA A TERRA FICOU TRÊS HORAS NA ESCURIDÃO. - AS TRÊS HORAS DA TARDE, JESUS GRITOU BEM ALTO: ELI, ELI, LEMÁ SABACTANI? ESSAS PALAVRAS QUEREM DIZER: MEU DEUS, MEU DEUS, POR QUE ME ABANDONASTE?

V. 7 - TOMARÃO DO SANGUE - Representa Obediência ao Evangelho, o sangue do Cordeiro Pascal, fazia uma Expiação simbólica das Famílias.

I Jo. 2:1,2 - MEUS FILHINHOS, ESCREVO ISSO A VOCÊS PARA QUE NÃO PEQUEM. POREM, SE ALGUÉM PECAR, TEMOS JESUS CRISTO, QUE FAZ O QUE É CORRETO; ELE NOS DEFENDE DIANTE DO PAI.  - É POR MEIO DO PRÓPRIO JESUS CRISTO QUE OS NOSSOS PECADOS SÃO PERDOADOS. E NÃO SOMENTE OS NOSSOS, MAS TAMBÉM OS PECADOS DO MUNDO INTEIRO.

Rm. 5:9 - E, AGORA QUE FOMOS ACEITOS POR DEUS POR MEIO DA MORTE DE CRISTO NA CRUZ, É MAIS CERTO AINDA QUE FICAREMOS LIVRES, POR MEIO DELE, DO CASTIGO DE DEUS.

Vida e Morte - Anjo da Morte ou Destruidor passou aquela noite, e o sangue do cordeiro pascal os livrou da Ira de Deus.

V.8 - A CARNE ASSADA NO FOGO - Tinha ser assado sem que os ossos fossem quebrados – no espeto de madeira ROMÃZEIRA, não podia usar espeto de metais e nem grelhas. - Não se podia comer cozida e nem crua, por causa do sangue.

PÃES ASMOS - Representa sinceridade – Pão sem fermento (TRIGO – ÁGUA – SAL).

Fermento - Sentido maldade, Influencia contraria a Santidade. – Os Judeus tinha que tirar o fermento por sete (07) dias de suas casas – quem comesse pão levedado, seria cortado de Israel. Ex. 12:15.

Mt. 13:33 - JESUS CONTOU MAIS ESTA PARÁBOLA PARA O POVO: O REINO DO CÉU É COMO O FERMENTO QUE UMA MULHER PEGA E MISTURA EM TRÊS MEDIDAS DE FARINHA, ATÉ QUE ELE SE ESPALHE POR TODA A MASSA.

Fermento - É o erro, falsidade introduzida no Cristianismo.
Mulher - Igreja visível, por falta de vigilância, adotou erro na doutrina.

3 Medidas - 3 doutrinas - I Co. 13:13 - PORTANTO, AGORA EXISTEM ESTAS TRÊS COISAS: A FÉ, A ESPERANÇA E O AMOR. POREM A MAIOR DELAS É O AMOR. (Fé, Esperança e o Amor).

V.8 - ERVAS AMARGAS - Significa Arrependimento. - Hebraico - MERORIM - Amargores. – Simbolizava - Aflição, Miséria e Servidão.

Ex. 1:14 - E LHES FIZERAM AMARGAR A VIDA COM DURA SERVIDÃO, EM BARRO, E EM TIJOLOS, E COM TODO O TRABALHO NO CAMPO; COM TODO O SERVIÇO EM QUE NA TIRANIA OS SERVIAM.

V. 10 - NÃO DEIXAREIS DELE ATE PELA MANHÃ - Holocausto - Grego - HOLOKAUSTOM, de Hólos, completo + Kaio, eu queimo – queimar por completo.

V. 11 - COMÊ-LO-EIS À PRESSA - Vestido como peregrino – Pronto para sair do Egito. O cordeiro era comido estando as pessoas em pé, de sandálias e as vestes cingidas. 

A PÁSCOA DO NOVO TESTAMENTO - TRANSFORMAÇÃO DA PÁSCOA NA CEIA DO SENHOR

Mt. 26:17 - NO PRIMEIRO DIA DA FESTA DOS PAES SEM FERMENTO, OS DISCÍPULOS CHEGARAM PERTO DE JESUS E PERGUNTARAM: ONDE É QUE O SENHOR QUER QUE A GENTE PREPARE O JANTAR DA PASCOA PARA O SENHOR?

Depois de Ministrado a Páscoa - Veio a Instituição da Santa Ceia do Senhor com um Novo sentido - Mt. 26:26 - ENQUANTO ESTAVAM COMENDO, JESUS PEGOU O PÃO E DEU GRAÇAS A DEUS. DEPOIS PARTIU O PÃO E O DEU AOS DISCÍPULOS, DIZENDO: PEGUEM E COMAM; ISTO É O MEU CORPO.

O MOMENTO DA INSTITUIÇÃO DA CEIA DO SENHOR

A Refeição da Páscoa era estruturada em torno de 04 cálices de vinho, tomados em diferentes intervalos.

Cálice - O Anfitrião pronunciava a bênção sobre o cálice e bebia, simbolizando o sangue do cordeiro. Em seguida comiam Ervas Amargas e Depois Cantavam Salmos 113 e 114.

Cálice - Depois de beber 2ª Cálice, partia o Pão Asmo, mergulhava nas Ervas Amargas e comiam. Então trazia o Cordeiro Assado.

Cálice - Comia-se o Cordeiro Pascal, e depois o anfitrião Orava e Pegava 3ª Cálice. Neste momento eles louvavam Salmo 115 e 118. Foi nesse 3ª Cálice que Jesus abençoou e Transformou em parte da Ceia do Senhor.

Cálice - O 4ª cálice celebrava o Reino vindouro. Depois de tomar cantava um hino de encerramento. Saíram para o Monte das Oliveiras. Mc. 14:26.

POSTAGEM MAIS ACESSADAS:

O OBREIRO E A ÉTICA NO PULPITO

O TABERNÁCULO E SUAS MEDIDAS:

EXISTEM 4 TIPOS DE TEMPERAMENTOS! VOCÊ CONHECE SEU TEMPERAMENTO?

PASSOS DA FÉ - Marcos 11:22 - 24

AGEU - O PROFETA DA CONSTRUÇÃO DO TEMPLO

O CRENTE E O USO DA GRAVATA E O PALETÓ!

ÉTICA DO OBREIRO E O RELACIONAMENTO ENTRE SEUS COLEGAS

ETIQUETA E AS BOAS MANEIRAS NO CULTO

ESTATUTO DO CONSELHO DE PASTORES E LÍDERES EVANGÉLICOS DE VARGEM GRANDE PAULISTA - COPLEV