A CRUZ E SUA INFLUÊNCIA


www.prnatanaelsp.com.br
Gl. 6:17 - QUANTO AO MAIS, NINGUÉM ME MOLESTE; PORQUE EU TRAGO NO CORPO AS MARCAS DE JESUS.

Você já deve ter tido a experiência de comprar um computador, um aparelho de som, e por absoluta inabilidade, preguiça ou falta de interesse, não aproveitar da maioria dos recursos contidos naquela aquisição.

O mesmo pode ser dar em relação ao Cristão e a Cruz de Cristo – porém, neste caso, a perda é infinitamente mais Grave.

O SINAL E O SIMBOLO DA CRUZ

Diversas Religiões e ideologias possuem um símbolo que as identifica: 
  • O islamismo usa uma meia-lua
  • O judaísmo moderno, a estrela de Davi.
  • O Cristianismo também adotou um símbolo para identificá-lo: A CRUZ.
A Cruz é o centro da Fé Cristã. Sem ela, não temos nenhuma mensagem. 

Nos primeiros anos da história da Igreja, a CRUZ era algo extremamente repugnante por ser o instrumento utilizado pelos romanos para executar escravos e marginais à Morte. 

Já os Judeus julgavam estar sob a maldição de Deus todos os que fossem pendurados em madeiros. - Dt. 21:23 - O SEU CADÁVER NÃO PERMANECERÁ NO MADEIRO DURANTE A NOITE, MAS, CERTAMENTE, O ENTERRARÁS NO MESMO DIA; PORQUANTO O QUE FOR PENDURADO NO MADEIRO É MALDITO DE DEUS; ASSIM NÃO CONTAMINARÁS A TERRA QUE O SENHOR, TEU DEUS, TE DÁ EM HERANÇA.

Paulo observa como o incrédulo de seu tempo abominava a MENSAGEM DA CRUZ - I Co. 1:18 - DE FATO, A MENSAGEM DA MORTE DE CRISTO NA CRUZ É LOUCURA PARA OS QUE ESTÃO SE PERDENDO; MAS PARA NÓS, QUE ESTAMOS SENDO SALVOS, É O PODER DE DEUS.

Houve alguém que desenhou um homem com cabeça de burro, crucificado, a fim de ridicularizar a Fé Cristã. - Mesmo com riscos e afronta que os Cristãos sofriam pelo símbolo da cruz, está figura foi adotada por ser o centro da mensagem por eles anunciada. 

Durante um grande período (CONSTANTINO 313), os cristãos também faziam o sinal da cruz com a mão para identificar-se a sua Fé; Mas em razão de muitos hereges usarem esta prática como superstição deixou de praticar este ritual.

Não Podemos Eliminar a Cruz de Nenhuma área de Nosso Pensamento e Vida. - Há Alguma área do Seu pensamento ou Vida onde a Cruz de Cristo não tem causado seu Efeito Maravilhoso? Quais?

A CRUZ E A SALVAÇÃO

Gl. 1:3-5 - QUE A GRAÇA E A PAZ DE DEUS, O NOSSO PAI, E DO SENHOR JESUS CRISTO ESTEJAM COM VOCÊS! - O QUAL ENTREGOU A SI MESMO PELOS NOSSOS PECADOS, PARA NOS DESARRAIGAR DESTE MUNDO PERVERSO, SEGUNDO A VONTADE DE NOSSO DEUS E PAI. - A DEUS SEJA A GLÓRIA PARA TODO O SEMPRE! AMÉM!

A Morte de Jesus foi tanto Voluntária quanto Determinada!

Voluntária - V.4 - “ELE SE ENTREGOU A SI MESMO PELOS NOSSOS PECADOS” – Livre e Voluntário. Jesus dispôs Sua Vontade a fim de fazer a Vontade do Pai.

Determinada - V4 - “SEGUNDO A VONTADE DE NOSSO DEUS E PAI” – Deus Pai propôs e desejou a morte de Seu filho e a predisse nas Escritura do Antigo Testamento. – Is. 53:7 - ELE FOI OPRIMIDO E HUMILHADO, MAS NÃO ABRIU A BOCA; COMO CORDEIRO FOI LEVADO AO MATADOURO; E, COMO OVELHA MUDA PERANTE OS SEUS TOSQUIADORES, ELE NÃO ABRIU A BOCA.

A Morte de Jesus foi pelos Nossos pecados

O PECADO e a MORTE (causa e efeito) são relacionados sempre à mesma pessoa (quem peca, morre). Neste caso, embora os pecados fossem nossos, foi Jesus Cristo que sofreu a Pena por NÓS, na Cruz.

O propósito da Cruz foi de Salvar, Justificar e Reconciliar com Deus.

Reflexão: “Jesus Morreu a Nossa Morte Para Vivermos a Sua Vida”.

HÁ DUAS QUESTÕES FUNDAMENTAIS NESTE TEXTO: 
  • Recebi a Salvação Paga pela Cruz de Cristo?
  • Comecei bem (pela Graça mediante a Fé) e me dispus a seguir (esforço próprio) pelo caminho da Santificação?
A CRUZ REVELA O AMOR DE DEUS

As indagações humanas persistem. Ou seja, como conciliar o Amor de Deus com as Tragédias pessoais, inundações e terremotos, acidentes que tiram centenas de vidas, fome e pobreza a varias partes do mundo.

No dia 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos o Ataque Terrorista – Que abalou o Mundo? - Onde está o Amor de Deus neste momento?

A Declaração de Paulo e João a Respeito do Amor de Deus: Rm. 5:8, 10 - MAS DEUS NOS MOSTROU O QUANTO NOS AMA: CRISTO MORREU POR NÓS QUANDO AINDA VIVÍAMOS NO PECADO. - NÓS ERAMOS INIMIGOS DE DEUS, MAS ELE NOS TORNOU SEUS AMIGOS POR MEIO DA MORTE DO SEU FILHO. E, AGORA QUE SOMOS AMIGOS DE DEUS, É MAIS CERTO AINDA QUE SEREMOS SALVOS PELA VIDA DE CRISTO.

Se estamos procurando um definição do Amor, Não devermos ir ao dicionário, Mas ao Calvário.

I Jo. 4:10 - E O AMOR É ISTO: NÃO FOMOS NÓS QUE AMAMOS A DEUS, MAS FOI ELE QUE NOS AMOU E ENVIOU O SEU FILHO PARA QUE, POR MEIO DELE, OS NOSSOS PECADOS FOSSEM PERDOADOS.

O Valor de um dom de amor é medido tanto pelo que custa a quem dá como pelo grau de merecimento de quem recebe.

CONCLUSÃO

Para Paulo, a Cruz não era apenas uma imagem para apóia a Fé. Era um compromisso, Um Alvo, Uma Agenda, Uma Companheira: Na perseguição, Na pregação, Na Alma, Na mente e Até no Corpo.

Só o homem crucificado pode pregar a Cruz. - Jo. 20:25 - Disse Tomé: “A MENOS QUE EU VEJA EM SUAS MÃOS O SINAL DOS CRAVOS E ALI NÃO PUSER O DEDO, E NÃO PUSER A MÃO NO SEU LADO, DE MODO ALGUM CREREI”. - Tomé falou acerca de Cristo, o mundo hoje está dizendo a respeito da Igreja.

E o mundo também está dizendo a cada pregador: a menos que eu veja em suas mãos as marcas dos cravos, não crerei. É verdade. Só o homem que morreu com Cristo pode pregar a Cruz de Cristo.

Gl. 6:17 - QUANTO AO MAIS, NINGUÉM ME MOLESTE; PORQUE EU TRAGO NO CORPO AS MARCAS DE JESUS.

POSTAGEM MAIS ACESSADAS:

O OBREIRO E A ÉTICA NO PULPITO

EXISTEM 4 TIPOS DE TEMPERAMENTOS! VOCÊ CONHECE SEU TEMPERAMENTO?

O TABERNÁCULO E SUAS MEDIDAS:

AGEU - O PROFETA DA CONSTRUÇÃO DO TEMPLO

PASSOS DA FÉ - Marcos 11:22 - 24