A FAMÍLIA E O RELACIONAMENTO

www.prnatanaelsp.com.br
O que é Família? 

É O CONJUNTO DE TODAS AS PESSOAS QUE VIVEM SOB O MESMO TETO, PROTEÇÃO OU DEPENDÊNCIA DO DONO DA CASA OU CHEFE, QUE VISAM AO BEM ESTAR DO LAR; Enfim que se comunicam, se amam e se ajudam.

FILHOS – BÊNÇÃO DE DEUS:

A luz da Bíblia, os filhos são considerados bênçãos de Deus para Família:

EXEMPLOS: 

Gn. 1:28 - “E DEUS OS ABENÇOOU E LHES DISSE: SEDE FECUNDOS MULTIPLICAI-VOS, ENCHEI A TERRA E SUJEITAI-ª...”

Gn. 22:17 - “QUE DEVERAS TE ABENÇOAREI E CERTAMENTE MULTIPLICAREI A TUA DESCENDÊNCIA COMO AS ESTRELAS DOS CÉUS E COMO A AREIA NA PRAIA DO MAR.”.

I Sm. 1:6 - “A SUA RIVAL (Penina) A PROVOCAVA EXCESSIVAMENTE PARA A IRRITAR (Ana) PORQUANTO O SENHOR LHE HAIA CERRADO A MADRE.” Naquela época, a esterilidade era motivo de tristeza. Ana sentia-se infeliz por ser estéril e buscava em Deus a solução do problema: “ELA, POIS, COM AMARGURA DE ALMA, OROU AO SENHOR E CHOROU ABUNDANTEMENTE - I Sm. 1:10”

OBSERVE QUE A BENÇÃO DE DEUS “FAZ COM QUE A MULHER ESTÉRIL HABITE EM FAMILIA E SEJA ALEGRE MÃE DE FILHOS? - Sl. 113:9".

A IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA NO LAR

O que é disciplina? 

SIGNIFICA INSTRUÇÃO, DIREÇÃO, GOVERNO, IMPOSIÇÃO DE AUTORIDADES E MÉTODOS CORRECIONAIS.

Ef. 6:4 - CRIAI-OS NA DOUTRINA E ADMOESTAÇÃO DO SENHOR.

A DISCIPLINA É NECESSÁRIA: 

“Pv. 29:15 - A VARA E A DISCIPLINA DÃO SABEDORIA MAS A CRIANÇA ENTREGUE A SI MESMA VEM A ENVERGONHAR A SUA MÃE.”

A Disciplina Excessiva Causa Revolta 

UM PREGADOR FALAVA DA BONDADE DE DEUS A UM GRUPO DE DELINQUENTES QUE, COM SEMBLANTES ALEGRES, OUVIAM-NO ATENTAMENTE. A CERTA ALTURA DA MENSAGEM, DISSE QUE DEUS É O PAI DE TODOS. NESSE MOMENTO, JOVEM QUE ESTAVA BEM À FRENTE RESMUNGOU E, IRRITADO, FOI OCUPAR O ÚLTIMO LUGAR, BEM ATRÁS.

AO TERMINAR A MENSAGEM, O PREGADOR PROCUROU SABER O MOTIVO DAQUELE GESTO. A RESPOSTA FOI: O SENHOR DISSE QUE DEUS É PAI, E EU JÁ SEI QUE PAI É TIRANO, POR ISSO NÃO QUERO SABER DE DEUS.

O JOVEM EXPLICOU AINDA QUE CHEGARA AQUELA VIDA DESORDENADA POR CAUSA DA CORREÇÃO BRUTAL E INJUSTA DE SEU PAI, QUE NÃO O INSTRUIRÁ, MAS SIMPLESMENTE O ESPANCAVA COM ÓDIO.’ 

A Palavra de Deus Recomenda: ‘CASTIGA O TEU FILHO ENQUANTO HÁ ESPERANÇA, MAS PARA O MATAR NÃO ALÇARÁS A TUA ALMA - Pv. 19:18”.

A Falta de Disciplina Causa Revolta 

“UM CAMELÔ CHEGAVA Á PORTA DE UMA CASA VENDENDO SUA MERCADORIA. ENQUANTO TENTAVA VENDER ALGUMA COISA, O FILHO DA SENHORA, DE 07 ANOS IDADE, LANÇOU MÃO DE UM PENTE, ESCONDENDO-O NO BOLSO. NOTANDO QUE SUA MÃE OBSERVARA AQUELE GESTO, LOGO QUE O VENDEDOR SE RETIROU, O GAROTO APRESENTOU O PENTE À MÃE, DIZENDO: “OLHA, MÃE, O QUE EU ACHEI”. A MÃE LIMITOU-SE A DIZER: “SE VOCÊ ACHOU É SEU, PODE FICAR COM ELE”. BASTOU ISSO, E O GAROTO CREU QUE TINHA O ENDOSSO DE SUA MÃE PARA CONTINUAR LANÇANDO MÃO DE OUTROS OBJETOS ALHEIOS. COM 11 ANOS, JÁ ERA MANCHETE NOS JORNAIS. NUM ASSALTO, COMETEU HOMICÍDIO E FOI CONDENADO A VÁRIOS ANOS DE PRISÃO. Certo dia, mãe estava só em casa, quando inesperadamente chega o filho. No seu semblante estava estampado o ódio e a maldade. Sem outras palavras disse: “Vem, mãe; vem comigo aqui no quintal”. Lá chegando, próximo de uma árvore disse à mãe: “Toma esta árvore e a desentorta. Vamos, desentorta este pau!”. A mãe amedrontada e tremula, disse: “É impossível, meu filho”. Ele resmungou e disse: “È impossível agora, mas quando era novo, era muito fácil, poderia ter corrigido esta curva, entende?” Assim aconteceu comigo. Se naquele dia em lacei mão do pente do camelô a senhora tivesse me corrigido, eu não seria este miserável que sou hoje, e, sacando do punhal, traspassou a própria mãe, que ali mesmo expirou..”

A PALAVRA DE DEUS DESTACA A IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA COMO MEIO DE NOS PRESERVAMOS DO ERRO.

Pv. 29:15 - A VARA E A REPREENSÃO DÃO SABEDORIA, MAS O RAPAZ ENTREGUE A SI MESMO ENVERGONHA A SUA MÃE.”

MANEIRAS DE DISCIPLINA:

Á luz da Bíblia e do bom-senso, há diferentes maneiras de disciplinar os filhos. A Disciplina não traz prejuízos como a indisciplina: “Pv. 29:15 - ...O RAPAZ ENTREGUE A SI MESMO ENVERGONHA A SUA MÃE.” 

A Disciplina Pode Ser:

1) Instrução - O ensino da Palavra de Deus e a conscientização do dever em casa, na Igreja, na Escola, em relação aos pais, aos professores e colegas, enfim, a todos aos seu redor.

2) Correção - Á correção não deve faltar o ensino, que produz a consciência de como agir de forma certa. Por isso, antes de qualquer castigo, os pais devem deixar bem claro, como bastante antecedência, quais as regras convenientes.

3) Demonstração de sinceridade - O mais vital e também objetivo na disciplina de uma criança é ganhar o seu respeito e mantê-lo. Falar sempre a verdade e cumprir o que promete fortalece a autoridade dos pais sobre os filhos. Não são convenientes as ameaças, mas as promessas, até mesmo de castigo, devem ser cumpridas. Uma senhora freqüentemente ameaçava os filhos, dizendo: Eu te quebro a cara! E, no entanto não lhes aplicava a menor correção. Os filhos simplesmente zombavam dela. Com certeza, isso não convém. A Palavra de Deus ensina corretamente. Aceite-a! A DISCIPLINA É JUSTA

Nm. 12:1-15 - Quando Mirian se rebelou contra Moises, foi imediatamente acometida de Lepra. Moises orou por ela, e Deus a curou, mas determinou: “Esteja fechada 07 dias fora do arraial; e, depois, a recolham” Pela Oração de Moises, Mirian foi curada de lepra e pela disciplina, foi curada da rebelião. 

Essa é a vontade de Deus: Que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade. A Bíblia diz: Hb. 12:5 - FILHO MEU, NÃO DESPREZES A CORREÇÃO DO SENHOR.

POSTAGEM MAIS ACESSADAS:

O OBREIRO E A ÉTICA NO PULPITO

O TABERNÁCULO E SUAS MEDIDAS:

EXISTEM 4 TIPOS DE TEMPERAMENTOS! VOCÊ CONHECE SEU TEMPERAMENTO?

PASSOS DA FÉ - Marcos 11:22 - 24

O CRENTE E O USO DA GRAVATA E O PALETÓ!

AGEU - O PROFETA DA CONSTRUÇÃO DO TEMPLO

ETIQUETA E AS BOAS MANEIRAS NO CULTO

ÉTICA DO OBREIRO E O RELACIONAMENTO ENTRE SEUS COLEGAS

ESTATUTO DO CONSELHO DE PASTORES E LÍDERES EVANGÉLICOS DE VARGEM GRANDE PAULISTA - COPLEV