DOMÍNIO PRÓPRIO!

www.prnatanaelsp.com.br
Gl. 5:22-24 - “Mas o fruto do Espírito é...o domínio próprio. Os que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e os seus desejos.

II Pe. 1:5-7 - “Por isso mesmo, empenhem-se para acrescentar à sua fé a virtude; à virtude o conhecimento; ao conhecimento o domínio próprio; ao domínio próprio a perseverança; à perseverança a piedade; à piedade a fraternidade; e à fraternidade o amor.

INTRODUÇÃO:

Muitos problemas são causados pela falta de domínio próprio:

Por que não consigo superar um mau hábito?
Por que não consigo pagar minhas contas?
Por que não consigo abandonar aquele relacionamento?

Não consegue porque precisa de domínio próprio...

PORQUE O SEU MAIOR PROBLEMA NÃO SÃO OS OUTROS! SEU MAIOR PROBLEMA É VOCÊ MESMO!

Talvez você sinta que sua vida está fora de controle (como carro com direção quebrada e derrapando na pista).

Por isso Deus disse em Pv. 25:28 - “Como a cidade com seus muros derrubados, assim é quem não sabe dominar-se.”

O domínio próprio é fator chave para qualquer sucesso! Sem autodisciplina provavelmente você não vai conseguir nada na vida; Sem ESFORÇO, sem VITÓRIA!

Se quisermos alcançar liberdade, precisamos de domínio próprio. A vida plena só virá se você lutar da maneira correta a luta que lhe está proposta.

Antes de lutar contra o mundo e contra satanás, você precisará vencer sua própria carne, que é maligna por natureza, e sempre tendente para o erro.

O filósofo grego Epíteto, que viveu entre os anos 50 a 115 d.c. disse: “Nenhum homem é verdadeiramente livre até que se domine”.

Para Epíteto, uma vida feliz e uma vida virtuosa,são sinônimos. "Felicidade" e realização pessoal são conseqüências naturais de atitudes corretas.

Jesus disse: "Digo-lhes a verdade: Todo aquele que vive pecando é escravo do pecado.”- Jo. 8:34

Sansão pode ter sido o homem mais forte do mundo, mas sem domínio próprio, lembra que aconteceu a ele? Foi seduzido por Dalila.
Sansão teve força, mas não teve domínio!

Hoje as pessoas tentam quase tudo para obter autocontrole: remédios, terapias, seminários, cirurgias, aromas, pagam muito e tentam tudo! Você como crente não precisa de mais nada, porque que tudo que você precisa já está dentro de você. O PODER DO ESPÍRITO!

Veja em que lista Paulo coloca a falta de domínio-próprio: II Tm 3.2-4 - “Os homens serão egoístas, avarentos, presunçosos, arrogantes, blasfemos, desobedientes aos pais, ingratos, ímpios, sem amor pela família, irreconciliáveis, caluniadores, sem domínio próprio, cruéis, inimigos do bem, traidores, precipitados, soberbos, mais amantes dos prazeres do que amigos de Deus,

Deus quer, passo a passo, lhe apontar uma direção clara nesta manhã para mudar sua vida:

ADMITA O SEU PROBLEMA:

Tg. 1:14 - “As pessoas são tentadas quando são atraídas e enganadas pelos seus próprios maus desejos”.

Esse é o primeiro passo para desenvolver o domínio próprio.
Entende o que Tiago diz?Somos responsáveis por nosso comportamento.
Com frequência tentamos ignorar nossos problemas: “Eu não tenho problema”, tentamos dizer:

Procrastinando, Terceirizando, Fugindo, Ignorando. Acusamos qualquer um, encontrando o chamado “bode expiatório”.

Mas o primeiro passo para ter domínio próprio é admitir que nós temos o problema da falta de controle. Por isso, se você tem um problema a resolver com a comida, bebida, palavras, temperamento, dinheiro, roupas, tempo, sexo, precisa de domínio próprio!

DEIXE O PASSADO PARA TRÁS:

Fp. 3:13 –14 - “Esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus.

E Paulo realmente tinha muita bagagem pesada para deixar para trás, para conseguir viver, ele era um suicida, torturador. Matou pessoas! Como iria viver com Jesus com esta realidade de passado de pecado?

Não foque no pecado, porque você terá mais pecado! Foque na liberdade, na vida, nas promessas e obras de Jesus!
Se você focar no pecado, você foca na obra do diabo. Se você foca na redenção, você foca na obra redentora de Jesus!

Qual vai ser sua decisão?

Se você viveu um passado ruim, cheio de pecados, você não pode mudar essa realidade, mas também não precisa viver nela hoje. Se você não “exorcizar” seu passado definitivamente, ele vai viver atormentando sua vida no presente.
Esse verso denuncia um conceito errado que afasta você do domínio próprio: Uma vez fracassado, sempre fracassado!

Isto não é verdade! Talvez você diga: Já tentei quinze vezes. Penso nunca serei capaz de me controlar...

É UM CONCEITO ERRADO!
O fracasso no passado não significa que nunca será capaz de mudar.
O que você não pode é ficar olhando para os fracassos do passado (se fizer, irá repeti-los)

Ilustração:

Todo automóvel tem por dentro o retrovisor, nele se vê o que ficou para trás do veículo... se o motorista ficar olhando o retrovisor o tempo todo, vai colidir!.

Já observou um bebê que está começando a andar? Geralmente ele cai muitas vezes, mas não pára, ele sempre se levanta e continua, até que consegue andar plenamente!

Você poderia imaginar onde estaria se tivesse desistido de aprender a andar?
O maior inventor de todos os tempos, o norte-americano Thomas Edison disse certa vez: “Não diga que foi um fracasso, diga que foi uma lição. Agora você sabe o que não funciona!”

NÃO TENHA PENA DE VOCÊ MESMO!

Este é um sentimento pequeno, medíocre, covarde, para os pobres e miseráveis, e você não é um desses, porque você é um cristão. E quem tem Jesus Cristo não é um derrotado, não é um coitado, é um VENCEDOR!

Disse Jesus: "Eu lhes asseguro: Quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não será condenado, mas já passou da morte para a vida.” Jo 5.24

Você pode ser feio, você pode ser gordo, você pode ser careca, você pode ser pequeno, você pode ser cafuzo, mameluco, caboclo, enfim. Todavia, a Bíblia diz: Você e eu somos mais que... VENCEDORES!

Rm. 8:37 - “Mas, em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.

Porque você já venceu... A tristeza, o pecado, a morte!!!!
E isso, não porque você é um super crente, mas porque o seu Deus, é o SUPER DEUS!
Pare de chorar, e de lamentar. Viva a vida bem resolvida com Cristo, e pare de alimentar sua fraqueza com o primeiro pecado fácil que você vir pela frente!

DISCUTA COM OS SEUS SENTIMENTOS:

Rm. 7:19-20 - “Pois o que faço não é o bem que desejo, mas o mal que não quero fazer, esse eu continuo fazendo. Ora, se faço o que não quero, já não sou eu quem o faz, mas o pecado que habita em mim.
Você não pode ir simplesmente fazendo só porque deu vontade, ou porque veio um impulso.
Você precisa questionar, lutar... Nem tudo que me dá vontade de fazer é correto.

I Co. 10:23 - "Tudo é permitido", mas nem tudo convém. "Tudo é permitido", mas nem tudo edifica.”

Você pode ter relações sexuais antes do casamento, isto é praticar a fornicação, ou namorar com um homem casado. Isto não é crime, não é ilegal, para a sociedade sem valor, em estado de decomposição também, mas Deus diz que isto é pecado, é errado, e tem consequências terríveis para sua vida. E ai? É permitido, só porque é permitido você vai fazer? Se fizer vai sofrer consequências!
Atualmente damos muita importância aos sentimentos, achando que tudo precisa nos proporcionar bons sentimentos senão não compensa.

Você já ouviu a expressão: “Mas eu o amo...”

Dizemos: “Não sinto que ela goste de mim... não sinto que vão conseguir... não sinto que preciso ler a Bíblia... ou: sinto que devo dar o troco... sinto que preciso me afastar dessa pessoa!”

Não dê tanta autoridade aos sentimentos, eles não são dignos de confiança. Deus já nos lembrou que duvidoso e enganoso é nosso coração!

DEUS NÃO QUER QUE VOCÊ SEJA CONTROLADO PELOS SENTIMENTOS!
Portanto aprenda a desafiar suas emoções!

CREIA QUE VOCÊ PODE MUDAR.

I Co. 10:13 - “Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele mesmo lhes providenciará um escape, para que o possam suportar.

É possível mudar! Sabe quem não acredita nisto: seu inimigo!
Para mudar e se tornar mais auto controlado, você tem de começar a crer que pode mudar.
Toda mudança começa na mente. Mudança de mente é METANOIA!

Sua crença se transforma numa profecia que se cumpre: A pessoa que diz “Eu não consigo”, nunca conseguirá... a que diz: “Eu consigo”, poderá falhar uma, duas, três vezes, mas conseguirá. Neste sentido o “pensamento positivo” funciona.
Você deve focalizar sua mente nas promessas positivas de Deus de ajuda e de força.
Creia, quando uma tentação vier, Deus dará forças a você para suportá-la, e assim você poderá sair dela.

É um fato: Se você é crente, não pode dizer: “A tentação foi forte demais; não agüentei” – a Bíblia diz que Deus é fiel: Ele não permitirá que seja tentado além do que pode suportar.

Portanto, focalize seus pensamentos nas promessas positivas de Deus. Pare de se programar para o fracasso, de se criticar e se desprezar: CREIA QUE PODE MUDAR

FUJA DAS SUAS ÁREAS DE RISCO:

I Co. 7:5 - “para que Satanás não os tente por não terem domínio próprio.”

Da mesma maneira que a Defesa Civil alerta a população sobre as áreas de risco na cidade, você tem o Espírito Santo e o bom senso, que te avisam as áreas em tua vida que você precisa tomar cuidado e atenção.
Você sabe onde pode cair! E a pessoa mais fraca aqui, é a que ignorar esta realidade!
É o bom senso: Fuja das coisas que o tentam – fuja das situações que enfraquecem o seu domínio próprio,

Se não quiser ser picado, fuja das abelhas!
Você pode planejar com antecedência e evitar situações que vão provocar tentações na vida.
Não guarde doces no armário se está fazendo um regime.

Em Ef. 4:27 - lemos: “Não dêem ao Diabo oportunidade para tentar vocês”.
Ilustração:

Uma vez foi perguntado a um homem que havia deixado de fumar, como ele estava se saindo.
Ele disse: “Eu molhei todos os meus fósforos!” Quando chegava a hora de acender um cigarro, a situação estava sob controle.
Coloque água nos seus cigarros!
O que você precisa evitar em sua vida, de que precisa se livrar?

E cuidado com quem você está andando, conversando, a Bíblia diz em I Co.15:33 - “...as más companhias estragam os bons costumes."

Talvez você precise se manter afastado de algumas pessoas urgente. Talvez você precise se mudar de bairro!

DEPENDA DO PODER DE DEUS:

II Co. 13:4 - “Pois, na verdade, foi crucificado em fraqueza, mas vive pelo poder de Deus. Da mesma forma, somos fracos nele, mas, pelo poder de Deus, viveremos com ele para servir vocês.”

E Pedro afirmou: I Pe. 1:5 - “Mediante a fé, são protegidos pelo poder de Deus até chegar a salvação prestes a ser revelada no último tempo.
Se quiser desenvolver domínio próprio, aprenda a depender do poder de Deus para ajudá-lo. Sem o poder de Deus de Deus não temos nenhum poder espiritual!

DEIXE O ESPÍRITO DIRIGIR SUA VIDA:
Gl. 5:16 -“Vivam pelo Espírito, e de modo nenhum satisfarão os desejos da carne.”

Observe a seqüência nesse verso, ela é muito importante:

Gl. 5:17 - “Pois a carne deseja o que é contrário ao Espírito; e o Espírito, o que é contrário à carne. Eles estão em conflito um com o outro, de modo que vocês não fazem o que desejam.

Só por Deus mesmo!
Temos uma promessa aqui: você NÃO SATISFARÁ os desejos da natureza humana.
Observe que não diz que você não terá esses desejos (pessoas cheias do Espírito de Deus ainda vão ter os desejos da carne), mas não os satisfarão mais. Essa questão de seqüência das coisas é muito importante.

Geralmente falamos: “Minha vida é uma bagunça. Quando me acertar, quando me endireitar, então vou pra igreja, vou viver a lei de Deus... aí vou deixar o Espírito Santo dirigir minha vida... mas depois de resolver tudo”.

Deus diz: Não é essa a sequência correta das coisas.
Ele não diz “primeiro resolva tudo e então ajudarei você”. Não. O que Deus diz é: “Deixe-me entrar em sua vida.”

“Deixe o meu Espírito Santo controlar você ENQUANTO você luta com seus problemas – vou ajudá-lo a mudar”.

A sequência faz uma incrível diferença! Na verdade TODA diferença
O que você pensaria se eu dissesse: “Primeiro vou sarar e depois vou consultar o médico”?
Você diria que fiquei louco. É uma idéia ridícula: “Estou me sentindo melhor, por isso vou tomar o remédio”.

CONCLUSÃO:

São 7 passos, mas você pode dar um de cada vez.... agora, precisam continuar sua caminhada de recuperação.

Minha recuperação já COMEÇOU!
Vamos cantar juntos: “Nunca mais serei o que já fui...”
DEUS TEM O PODER DE MUDAR SUA VIDA HOJE! CREIA!

POSTAGEM MAIS ACESSADAS:

O OBREIRO E A ÉTICA NO PULPITO

EXISTEM 4 TIPOS DE TEMPERAMENTOS! VOCÊ CONHECE SEU TEMPERAMENTO?

O TABERNÁCULO E SUAS MEDIDAS:

AGEU - O PROFETA DA CONSTRUÇÃO DO TEMPLO

PASSOS DA FÉ - Marcos 11:22 - 24