Postagens

Mostrando postagens de Janeiro, 2009

EVENTO REQUER PLANEJAMENTO!

Imagem
A programação de eventos tem sido uma prática em diferentes igrejas. Eventos de colheita ou de evangelismo; eventos de confraternização; eventos para a integração de novos membros; eventos esportivos; eventos para captação de recursos, para a edificação e crescimento espiritual. De jantares e cafés da manhã, a bazares e campeonatos de futebol, passando por encontros, acampamentos, conferências, cursos...
Com os mais diversos formatos, objetivos e nível de complexidade, eles são realizados e revelam muito da visão, da cultura e da capacidade de planejamento e organização de seus realizadores.
Por meio de um evento, uma organização faz com que seus interesses e sua “marca” sejam conhecidas por seus públicos, imprimindo conceitos e fortalecendo a sua imagem. Dentro desta perspectiva, os eventos se mostram uma alternativa nas ações da igreja em prol do relacionamento e de sua aproximação com seus diferentes públicos: membresia, funcionários, vizinhança, comunidades em geral, governantes e …

O MODELO DA LIDERANÇA CRISTÃ!

Imagem
Texto base:Mc. 10:32-45
Jesus é o modelo não apenas de uma pessoa cheia do Espírito Santo, mas também ele é o Modelo de Liderança. Os Lideres Cristãos vivem e agem no Espírito de Cristo.
O máximo que um Líder Cristão pode alcançar é ser igual a Jesus! Este é um desafio permanente para o Líder!

Os servos do Senhor, que exercem funções de Liderança na Igreja, são chamados pelo Espírito Santo, confirmados e enviados pela Igreja e usados por Deus no poder do Espírito! A Igreja confirma o chamado pela Eleição e Imposição de mãos.

Todos nós somos servos, podendo ser chamados para exercer funções no Corpo de Cristo. Num certo sentindo, todos nós também somos lideres, pois, Lideramos e somos liderados em casa, no trabalho, na Igreja, na sociedade, no lazer, etc... Assim, as lições sobre liderança cristã, aplicam-se, portanto, a todos nós!

No texto de referencia, Jesus está pacientemente treinando os seus discípulos para missão que deviam cumprir. Observemos os contrastes entre o Modelo de Lideranç…

AS IGREJAS E OS 6 ANOS DE NOVO CÓDIGO CIVÍL

Imagem
Passaram-se seis anos desde a entrada em vigor da Lei n.º 10.406/02 que introduziu no ordenamento jurídico pátrio o ‘novo’ Código Civil brasileiro. Inicialmente polêmico por não contemplar as organizações religiosas dentre as pessoas jurídicas de direito privado e encampá-las de forma aviltante junto às entidades associativas e/ou filantrópicas, submetendo-as aos respectivos regramentos e limitações de governo, teve seu texto original reformado pela reconsertante Lei n.º10.825/03 que introduziu a figura jurídica específica e imprescindível das organizações religiosas, ressaltando sua liberdade de criação, organização, estruturação interna e funcionamento, nos exatos termos daquela liberdade ampla e irrestrita de crença e culto que resta instituída como direito e garantia fundamental na Constituição Federal de 1988.
Conclui-se, portanto, que o ‘novo’ Código Civil brasileiro em nada afetou a liberdade religiosa que ainda prepondera em todo o território nacional. Assim, tendo em mente ess…

DESISTIR NUNCA!

Imagem
II Co. 12:10 - "...PORQUE, QUANDO SOU FRACO, ENTÃO, É QUE SOU FORTE".
O que seria de nós se um dia Deus pensasse: "Esse aí não tem jeito" ou "Eu já desisti dele?" Por causa de nossa ansiedade em querer ver tudo resolvido rapidamente, somos tentados em desistir sempre depois de uma tentativa frustrada.
O famoso ator Sylvester Stalone recebeu mil nãos dos diversos estúdios que procurou. Em sua milésima primeira tentativa a porta se abriu e foi contratado para fazer "Rocky". Quantos "nãos" você suportaria?
O Apostolo Paulo com certeza suportou muitos reveses da vida. Ele sentia-se fraco por causa de seu espinho na carne. Esse era o "não" que Paulo enfrentava. Qual tem sido o seu "não?"
Qual tem sido o seu espinho na carne? Você se sente fraco por não conseguir emprego? Por não ter saúde? Por se sentir só? Por alguém de sua familia que você Ora a anos e não aparece resultado algum?
Nesta hora é essencial recordar e transmi…

A SÍNDROME DE ELIAS

Imagem
De todos os grandes homens da Bíblia Sagrada, principalmente no Antigo Testamento, à exceção de Moisés, talvez nenhum outro tenha assombrado tanto seus contemporâneos como Elias.
Tiago diz que Elias foi um homem como nós. Como assim como nós? Deus nunca respondeu minhas orações com fogo e nunca abriu um rio para eu passar.
Porém, o que Tiago dizia não era sobre os feitos espetaculares da vida de Elias e como podemos ter os mesmos "poderes" que ele. Isto porque Tiago sabia muito bem que o poder é de Deus e não de Elias ou de qualquer outro homem. Tiago falava, sim, do ser humano Elias.


O ser humano

Analisando a vida do ser humano Elias desde o princípio, aprendemos principalmente que ele não tem muitas referências pessoais, senão vejamos: "Então, Elias, o tesbita, dos moradores de Gileade...". Geralmente, os grandes homens e mulheres da Bíblia têm seus nomes acompanhados por uma linhagem. Este não era o caso de Elias. Ele apareceu de repente no relato, sem nada que o r…