Postagens

Mostrando postagens de Abril, 2009

SONORIZAÇÃO CAÓTICA:

Imagem
11 dicas para o caos não se instalar
"Não deixe pra resolver os problemas faltando 10 minutos pra começar tudo! Chegue se possível e no mínimo uma hora antes, repasse o som, reveja se está tudo OK, peça para o(s) cantor(es) ou instrumentista(s) chegar(em) bem antes. Cobrando as pessoas para que cheguem antes, elas não poderão e nem deverão reclamar depois de algo que não gostaram."
"Às vezes não é a voz que está baixa no retorno, mas sim os instrumentos ou play-back que estão mais altos, formando-se uma armadilha, pois você aumentará mais voz, que poderia já estar alta, quando no entanto a coisa simples a fazer seria tirar volume do play-back ou dos instrumentais. A voz, tanto em retornos quanto no som do P.A. sempre deve estar um pouco mais alta em relação a tudo, seja instrumentos ou play-back, ou seja, de uma forma que ela fique destacada, mas não tão alta a ponto de encobrir play-back e instrumentos."
Bom, você tem um som na sua igreja ou comunidade, que com muito…

TÉCNICA VOCAL

Imagem
O canto é composto por partes: Respiração,articulação, percepção, técnica e interpretação. Antes de entrarmos detalhadamente em cada uma delas, vamos a algumas considerações gerais que são importantes e também fazem parte do ato de cantar:

POSTURA CORPORAL


Temos que sempre ter em mente que quando cantamos estamos utilizando um instrumento musical um pouco mais complexo que os demais: nosso corpo. Você nunca obterá grandes resultados se desconsiderar este fato, pois o mecanismo do ato de cantar está intimamente ligado a diversas partes do corpo, e uma desarmonia em alguma dessas partes prejudica consideravelmente sue rendimento como um todo. Preste atenção no dia-a-dia e veja que nossa voz não mantém uma constância, ela se altera de acordo com situações e circunstâncias que vivemos, principalmente relacionadas as emoções. Portanto as considerações feitas a respeito da parte física do nosso corpo são também reflexo de uma tentativa de harmonizar as emoções e ansiedades que sentimos, frut…