Postagens

Mostrando postagens de Setembro, 2009

A MELHOR ESCOLA TEOLÓGICA: A ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL

Imagem
O que é a Escola Dominical?


É uma agência da Igreja que tem por fim levar seus alunos à aceitação pessoal de Cristo como Salvador e Senhor, e ao seu desenvolvimento na vida cristã por meio de estudo sistemático da Palavra de Deus.

A História da Escola Bíblica Dominical

A Escola Bíblica Dominical é uma instituição moderna, que tem suas raízes desde da época do Antigo Testamento nas prescrições dadas por Deus aos patriarcas e ao povo de Israel. A Escola Bíblica Dominical não existia, mas havia o principio fundamental “o do ensino bíblico” determinado por Deus aos fiéis e aos estranhos ao seu redor.

Nos Dias de Moises – O Lar era de fato uma escola, onde os filhos aprendiam a temer e amar a Deus (“Dt. 6:7 - TU AS ENSINARÁS A TEUS FILHOS, E DELAS FALARÁS ASSENTADO EM TUA CASA, E ANDANDO PELO CAMINHO, E AO DEITAR-TE, E AO LEVANTAR-TE”).

Havia reuniões públicas, das quais participavam homens, mulheres e crianças, aprendendo a Lei Divina (“Dt. 31:12, 13 - AJUNTAI O POVO, OS HOMENS, AS MULHERES, O…

A CEIA DO SENHOR

Imagem
Observando as Ordenanças

O batismo nas águas e a Ceia ou comunhão, são ordenanças instituídas por Cristo para serem observadas pela Igreja. A Ceia surgiu na última páscoa de Cristo com seus discípulos antes da crucificação. Mas tarde, Paulo corrigiu a Igreja de Coríntios por perverter esta comemoração com sua conduta egoísta. O propósito da Ceia é proclamar simbolicamente a morte de Cristo. Ele exige que cada cristão se prepare com cuidado cada vez que celebra a Ceia do Senhor.

O Contexto Histórico

Na noite anterior à sua morte, nosso Senhor Jesus Cristo reuniu-se com os discípulos no cenáculo para tomar a refeição páscoa. Todos os anos, o povo judeu reunia-se para celebrar a páscoa, uma refeição especial ordenada por Deus para comemorar a libertação de Israel.

Sempre que um israelita participava da festa anual da páscoa, lembrava-se de que Deus livrou sua nação da escravidão no Egito. A páscoa celebrada hoje ainda relembra esse grande livramento histórico, mas, tragicamente, não vê o li…

BATISMO EM ÁGUAS

Imagem
Cremos no batismo bíblico efetuado por imersão do corpo inteiro, uma só vez em águas, em nome do Pai, do Filho (Jesus Cristo) e do Espírito Santo, Conforme determinou o Senhor Jesus Cristo. (Mt. 28:19; Rm. 6:1-6 e Cl. 2:12).
O Batismo em águas (o grego baptzõ, “mergulhar”, “submergir”) é uma das ordenanças que Cristo deixou á Igreja (Mt. 28:19). Através do batismo, o novo convertido, que já faz parte do Corpo de Cristo pelo novo nascimento, dá o seu testemunho público. Trata-se, portanto, de uma confissão pública de Fé em Cristo, por intermédio de “Atos e Palavras”, onde o batizando mostra ter aceitado plenamente as verdades da Bíblia Sagrada.
No ato do batismo em águas, o convertido mostra ter morrido para o mundo e renascido para Cristo, para viver agora em “novidade de vida” (Rm. 6:4).
As Águas do batismo não visam limpar os nossos pecados. O novo testamento mostra claramente ser o sangue de Jesus, e não as águas do batismo, o que nos purifica e perdoa. Mediante o sangue de Jesus somo…

A DOUTRINA DA IGREJA

Imagem
Nas Escrituras a doutrina da Igreja se reveste de tanta importância quanto as demais nela tratadas.

O Estudo e conseqüente compreensão desta doutrina levará o cristão a conclusão de que, em valor, a Igreja se sobrepõe aos grandes organismos e organizações existentes no mundo hoje.

A vocação e missão da Igreja têm alcance imensurável. Suas origens se ocultam na eternidade passada, enquanto que sua missão no presente do próprio inferno.

Há, pois grande recompensa no estudo e compreensão deste doutrina.

Definição do Termo “Igreja”:  Os dicionários mais comuns dão dois significados ao termo “Ekklesia”:

1) Ajustamento popular
2) Igreja

Os dicionários do Novo Testamento seguem a mesma divisão, subdividindo mais uma vez o significado do termo Novo Testamento:

1) Igreja, como comunidade universal.
2) Congregação, como comunidade local ou particular, bem como comunidade domestica.

Noutras palavras, “ekklesia”, traduzida por “Igreja” se deriva de “Ekkaleo”, verbo que significa “chamar à parte”, por isto…

AGUAS QUE TRAZEM O REFRIGERIO

Imagem
Sl. 23:2 - EM VERDES PASTAGENS ME FAZ REPOUSAR E ME CONDUZ A ÁGUAS TRANQÜILAS.

Is. 55:1 - VENHAM, TODOS VOCÊS QUE ESTÃO COM SEDE, VENHAM AS AGUAS; E VOCÊS QUE NÃO POSSUEM DINHEIRO ALGUM VENHAM COMPREM E COMAM! VENHAM, COMPRE VINHE E LEITE SEM DINHEIRO E SEM CUSTO.


INTRODUÇÃO:
Deus tem a habilidade de transformar o mal em bem, a tristeza em alegria, a perda em lucro.
Se entregarmos nossas dores e tudo que nos faz sofrer em suas mãos, Ele irá curar nossas feridas, restaurar relacionamentos partidos e nos libertar da amargura levando-nos a desfrutar da sua vida perfeita.

Na experiência de José vemos seis coisas desagradáveis que Deus usou para o bem:

Deus transforma crise em oportunidade

Gênesis 45. 5, 8 - AGORA, NÃO SE AFLIJAM NEM SE RECRIMINEM POR TEREM ME VENDIDO PARA CÁ, POIS FOI PARA SALVAR VIDAS QUE DEUS ME ENVIOU ADIANTE DE VOCÊS. - ASSIM, NÃO FORAM VOCÊS QUE ME MANDARAM PARA CÁ, MAS SIM O PRÓPRIO DEUS. ELE ME TORNOU MINISTRO DO FARAÓ, E ME FEZ ADMINISTRADOR DE TODO O PALACIO E GOVERNAD…

SUA LIBERDADE JÁ FOI CONQUISTADA!

Imagem
Rm. 8:1 - “Portanto, agora já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus.”

"Não se pode separar Paz de Liberdade porque ninguém consegue estar em Paz a menos que tenha sua Liberdade" - Malcolm Little

Introdução:
Ed. 9:9 - “Somos escravos, mas o nosso Deus não nos abandonou na escravidão.”
A escravidão física é uma prática muito antiga, o povo de Deus foi escravo no Egito, a prática de escravatura se estendeu por todo o mundo antigo, em especial nos povos Grego, Romanos, Otomanos, Fenícios e Europeus.
A escravidão, também conhecida como escravatura, foi uma forma de relação social de produção adotada, de um modo geral, no Brasil desde o periodo colonial até o final do imperio. A escravidão no Brasil foi marcada principalmente pelo uso de escravos vindos do continente africano, mas é necessário ressaltar que muitos indígenas foram vítimas desse processo.
Os escravos foram utilizados principalmente em atividades relacionadas à agricultura – com destaque para a atividade açuc…