ELEIÇÃO: Escolhidos por Deus

O QUE SIGNIFICA SALVAÇÃO à Significa ser tirado de um perigo, livrar-se, escapar.


I Jo. 3:8 à AQUELE QUE PRATICA O PECADO É DO DIABO, PORQUE O DIABO VEM PECANDO DESDE O PRINCIPIO. PARA ISSO O FILHO DE DEUS SE MANIFESTOU PARA DESTRUIR AS OBRAS DO DIABO.

O termo inclui tanto o perdão do pecado passado, assim como a libertação do poder do pecado presente, e a preservação contra as invasões do pecado no futuro.

A PROVISÃO DA SALVAÇÃO


QUEM É QUE NECESSITA DA SALVAÇÃO e POR QUE NECESSITA DELA - De acordo com a Bíblia o homem é totalmente depravado, destituido da Glória de Deus e destinado ao castigo divino.


Is. 59:16 à ELE VIU QUE NÃO HAVIA NINGUÉM, ADMIROU-SE PORQUE NINGUÉM INTERCEDEU; ENTÃO O SEU BRAÇO LHE TROUXE LIVRAMENTO E A SUA JUSTIÇA DEU-LHE APOIO.



O homem não pode salvar a si mesmo. Só o “Braço Salvador” do Senhor, o único capaz de levantar o pecador do seu estado.



Devemos compreender, que Deus não estabelece a Justiça “comparando homem com homem”. Deus busca comparação entre o nosso viver e a sua Lei, e nos acha em falta.



Se Deus é Amor e Justiça, como pode Deus declarar-nos um pecador inocente, se é uma ofensa a sua Justiça? Como poderia Deus manter a perfeição da Justiça e ainda salvar pecadores? A Resposta está no fato de que Deus não desculpa o nosso pecado, pelo contrário, Ele o remove completamente.



Jo. 1:29 à NO DIA SEGUINTE JOÃO VIU APROXIMANDO-SE E DELE: VEJAM! É O CORDEIRO DE DEUS, QUE TIRA O PECADO DO MUNDO!



Para nos ajudar a compreender, Deus no dá o exemplo de um cordeiro substituto e expiador (devia ser uma animal sem nenhum defeito ou mancha, de igual modo Deus requeria um Cordeiro substituto pefeito, capaz de oferecercer um único sacrificio). Esse cordeiro típico do A.T., apontava para Jesus, o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.



Por quem Cristo morreu? - Se alguém responde - Pelo mundo inteiro - Então porque nem todas as pessoas são salvas? Agora, se alguém afirmar que Cristo morreu apenas pelo “ELEITOS”, facilmente outra pessoa considerará injusta a ação de Deus, visto que somente uns poucos “escolhidos” serão salvos:



1. A Salvação é Para o mundo inteiro à I Jo. 2:2 à ELE É A PROPICIAÇÃO PELO NOSSOS PECADOS, E NÃO SOMENTE PELOS NOSSOS PECADOS MAS TAMBÉM PELOS PECADOS DE TODO O MUNDO.



2. A Salvação é Para os que Crêem à Rm. 10:9-10 à SE VOCÊ CONFESSAR COM A SUA BOCA QUE JESUS É SENHOR E CRER EM SEU CORAÇÃO QUE DEUS O RESSUSCITOU DENTRE OS MORTO, SERÁ SALVO. - POIS COM O CORAÇÃO SE CRÊ PARA JUSTIÇA, E COM A BOCA SE CONFESSA PARA SALVAÇÃO.



A Salvação foi preparada para todas as pessoas, o problema é que nem todas as pessoas estão preparadas para a Salvação.



Jo. 3:16 à PORQUE DEUS TANTO AMOU O MUNDO QUE DEU O SEU FILHO UNIGENITO, PARA QUE TODO O QUE NELE CRER NÃO PEREÇA, MAS TENHA A VIDA ETERNA.



O LADO DIVINO DA SALVAÇÃO:



Muito antes de o homem pensar em Deus, ele já está no pensamento de Deus. Antes do convertido clamar a Deus, Deus já o tem atraído pelo Espirito Santo.



Rm. 8:28-30 à SABEMOS QUE TODAS AS COISAS COOPERAM PARA O BEM DAQUELES QUE AMAM A DEUS, DAQUELES QUE SÃO CHAMADOS SEGUNDO O SEU PROPOSITO. - PORQUANTO AOS QUE DE ANTEMÃO CONHECEU, TAMBÉM OS PREDESTINOU PARA SEREM CONFORME À IMAGEM DE SEU FILHO, A FIM DE QUE ELE SEJA O PRIMOGÊNITO ENTRE MUITOS IRMÃOS. - E OS QUE PREDESTINOU, A ESSES TAMBÉM CHAMOU; E AOS QUE CHAMOU, A ESSES TAMBÉM JUSTIFICOU; E AOS QUE JUSTIFICOU, A ESSES TAMBÉM GLORIFICOU.



A Palavra ELEIÇÃO à É a escolha de Deus de algumas pessoas para a salvação e privilégios, baseado na escolha incial feita por essas mesmas pessoas.



Ef. 1:4 à PORQUE DEUS NOS ESCOLHEU NELE (em Cristo) ANTES DA CRIAÇÃO DO MUNDO, PARA SERMOS SANTOS E IRREPREENSIVEIS EM SUA PRESENÇA.



Deste modo o “mérito” de sermos escolhido não se baseia em nós mesmo, mas no “mérito” de estarmos “em” Cristo.



A maior dificuldade em entender a eleição está no fator TEMPO. Então surge a pergunta: SE A PESSOA É “ELEITA” ANTES DE LANÇADOS OS FUNDAMENTOS DA TERRA, COMO, POIS, A ELEIÇÃO PODE SER BASEADA NA FÉ EM CRISTO?



Pedro responde a está pergunta: I Pe. 1:2 à ELEITOS, SEGUNDO A PRESCIÊNCIA DE DEUS PAI, EM SANTIFICAÇÃO DO ESPIRITO, PARA A OBEDIÊNCIA E A ASPERSÃO DO SANGUE DE JESUS CRISTO.



Presciência - é o aspecto da onisciência relacionado com o fato de Deus conhecer todos os eventos e possibilidades futuros. No que diz respeito a Salvação, Deus não afeta as decisões do homem, nem o seu livre-arbítrio. As ações de um homem não são permitidas ou impedidas simplesmente porque são previstas ou conhecidas de antemão, por Deus.



PROPICIAÇÃO - Tornar favoravel; Doutrina segundo a qual o sacrificio de Cristo, tornou Deus favoravel a humanidade caída. (I Jo. 2:2).



EXPIAÇÃO - Cancelamento pleno do pecado com base na justiça de Deus. (I jo. 1:7).



PROPRICIATÓRIO Tampa da Arca do Senhor, a onde fica os dois querumbins. E o lugar onde os pecados eram cobertos, sendo o lugar da propiciação. (Ex. 25:17-22).


QUAIS SÃO OS ASPECTOS QUE A SALVAÇÃO ABRANGEM EM NOSSAS VIDAS? (II Co. 5:17).

v Arrependimento

v Conversão
v Regeneração
v Justificação


É POSSIVEL A UM HOMEM, AQUI NA TERRA, OBTER CERTEZA DA SUA SALVAÇÃO?

Salvação é para todos – Lc. 19:19 / Lc. 17:50 / Lc. 23:43

Certeza no intimo do coração – At. 26:18 / Jo. 9:25 / Gl. 4:6

POSTAGEM MAIS ACESSADAS:

O OBREIRO E A ÉTICA NO PULPITO

O TABERNÁCULO E SUAS MEDIDAS:

EXISTEM 4 TIPOS DE TEMPERAMENTOS! VOCÊ CONHECE SEU TEMPERAMENTO?

PASSOS DA FÉ - Marcos 11:22 - 24

O CRENTE E O USO DA GRAVATA E O PALETÓ!

AGEU - O PROFETA DA CONSTRUÇÃO DO TEMPLO

ETIQUETA E AS BOAS MANEIRAS NO CULTO

ÉTICA DO OBREIRO E O RELACIONAMENTO ENTRE SEUS COLEGAS

ESTATUTO DO CONSELHO DE PASTORES E LÍDERES EVANGÉLICOS DE VARGEM GRANDE PAULISTA - COPLEV