DOUTRINA DA ADOÇÃO

O QUE É ADOÇÃO?

Judicial - É o processo pelo qual uma criança é trazida e aceita numa familia, quando por natureza não tinha direito algum de pertencer àquela familia.

Espiritual - É baseada neste mesmo principio, de uma forma mais abrangente no seu alcance e finalidade.

Depois que o homem, que por natureza é filho da ira, Crê em Cristo, é feito filho de Deus, e passa a ter os direitos e privilégios inerentes àquela posição:

1) o privilegio da filiação, de ser membro da familia de Deus,
2) e o direito de ser herdeiro de Deus,
3) e co-hedeiro com Cristo.

O CRENTE COMO FILHO DE DEUS

O relacionamento filial do crente com Deus é independente do tempo. Não é uma esperança futura, mas um Usufruto presente.

I Jo. 3:2 - AMADOS, AGORA SOMOS FILHOS DE DEUS, E AINDA NÃO SE MANIFESTOU O QUE HAVEMOS DE SER, MAS SABEMOS QUE, QUANDO ELE SE MANIFESTAR, SEREMOS SEMELHANTES A ELE, POIS O VEREMOS COMO ELE É.

Um dos privilégios que goza o filho de Deus diz respeito “à estreita comunhão” que ele goza com o seu Pai Celestial.


Como filho de Deus o crente deverá obedecer-lhe, sujeitar-se à orientação e disciplina do seu Pai. Isto é, todo filho tem “direitos, deveres e privilegios”.

O CRENTE COMO IRMÃO DE JESUS CRISTO

Ao Adotar o crente como filho, Deus Criou uma posição de honra e dignidade anteriormente inexistente.

Hb. 2:11 - ORA, TANTO O QUE SANTIFICA QUANTO OS QUE SÃO SANTIFICADOS PROVÊM DE UM SÓ. POR ISSO JESUS NÃO SE ENVERGONHA DE CHAMÁ-LOS IRMÃOS.

Ser chamado “filho de Deus” é em si um privilegio dificil de entender, mas ser chamado “irmão de Jesus Cristo”, é quase além da imaginação. É um fato extremamente maravilhoso!

BÊNÇÃOS DECORRENTES DA ADOÇÃO:

Dentre as incontaveis bênçãos decorrentes da adoção divina, através da qual somos feitos legítimos filhos de Deus, se destacam as seguintes:

1) Libertação da Escravidão da Lei àIsmael (lei) e Isaque (legitimo) não podiam viver sob o mesmo teto.

Gl. 4:31 - PORTANTO, IRMÃOS, NÃO SOMOS FILHOS DA ESCRAVA, MAS DA LIVRE.

Esse lugar de adoção tira de nosso pescoço o jugo da qual diz o apóstolo – Atos 15:10 - ENTÃO, POR QUE AGORA VOCÊS ESTÃO QUERENDO TENTAR A DEUS, PONDO SOBRE OS DISCIPULOS UM JUGO QUE NEM NÓS NEM NOSSOS ANTEPASSADOS CONSEGUIMOS SUPORTAR?

Adoção traz-nos liberdade não de pecar, mas da filiação.

2) Libertação do Medo - Os filhos de Deus com freqüência sofrem temores – o temor de falhar, o medo do passado, do presente, do futuro; e medo de satanás, ou do homem, ou de si mesmo.

Esses temores e medos não provêm de Deus, uma vez que Paulo diz – I Tm. 1:7 - POIS DEUS NÃO NOS DEU ESPÍRITO DE COVARDIA, MAS DE PODER, DE AMOR E DE EQUILIBRIO.

A apropriação dos nossos direitos de adoção nos livra-rá do temor. Deste modo o medo é anulado para dar lugar a confiança filial.

3) Segurança e Certeza - O proprio Espirito dá testemunho com o nosso espirito, de que somos filhos de Deus.

Rm. 8:15, 16 - POIS VOCÊS NÃO RECEBERAM UM ESPIRITO QUE OS ESCRAVIZE PARA NOVAMENTE TEMEREM MAS RECEBERAM O ESPIRITO QUE OS ADOTA COMO FILHOS, POR MEIO DO QUAL CLAMAMOS: ABA, PAI. - O PROPRIO ESPIRITO TESTEMUNHA AO NOSSO ESPIRITO QUE SOMOS FILHOS DE DEUS.

Isso nos liberta da incerteza no que diz respeito ao porvir, e também de arrependimentos do passado, ao mesmo tempo em que nos leva a presente comunhão com o Pai, a quem pertecemos.

POSTAGEM MAIS ACESSADAS:

O OBREIRO E A ÉTICA NO PULPITO

O TABERNÁCULO E SUAS MEDIDAS:

EXISTEM 4 TIPOS DE TEMPERAMENTOS! VOCÊ CONHECE SEU TEMPERAMENTO?

PASSOS DA FÉ - Marcos 11:22 - 24

O CRENTE E O USO DA GRAVATA E O PALETÓ!

AGEU - O PROFETA DA CONSTRUÇÃO DO TEMPLO

ETIQUETA E AS BOAS MANEIRAS NO CULTO

ÉTICA DO OBREIRO E O RELACIONAMENTO ENTRE SEUS COLEGAS

ESTATUTO DO CONSELHO DE PASTORES E LÍDERES EVANGÉLICOS DE VARGEM GRANDE PAULISTA - COPLEV