A IGREJA E OS PRINCIPIOS BÍBLICOS

www.prnatanaelsp.com.br
Quando falamos de princípios bíblicos, reportamo-nos, sem dúvida, ao padrão doutrinário expresso na Palavra de Deus, e esposado pela Igreja de Cristo. Somos por Deus, convocados à observância e defesa de todos os princípios bíblicos.

Defendemos os princípios que norteiam o viver da Igreja desde o seu inicio, porque eles são, antes de tudo, bíblicos. Em Atos 2:42, lemos que a Igreja “PERMANECIA NA DOUTRINA DOS APÓSTOLO, NA COMUNHÃO, NO PARTIR DO PÃO E NAS ORAÇÕES”. Os princípios que desde o início de nossa fé abraçamos são bíblicos; e, como tais, têm de ser cridos, acatados, obedecidos e jamais questionados.

No primeiro capítulo de Romanos, declara o apóstolo Paulo, que, dos céus, se manifesta a ira de Deus sobre os filhos da desobediência. Mas na Primeira Epístola aos Tessalonicenses 5:9, é dito que Deus não nos destinou à ira, mas à aquisição da salvação por nosso Senhor Jesus Cristo. A salvação, pois, está condicionada à nossa obediência (Ap. 2:10)

O Senhor Jesus recebeu um nome que é sobre todo nome, porque aprendeu, como homem, a obediência (Fp. 23:8). Fica claro que não há bem-aventurança para os filhos da desobediência.

Mas ainda é tempo para que todos se voltem ao lugar onde poderão receber das mãos generosas do nosso Deus a bênção reservada à obediência.

Mais o que é Caráter e Ética Cristã?

CARÁTER - Aquilo que moralmente distingue uma pessoa da outra; expressão ajustada; qualidade; honradez.

ÉTICA - Parte da Filosofia que estuda os valores morais e os principais idéias da conduta humana.

ÉTICA CRISTÃ - Baseada nas Escrituras nos Ensina como Andar neste mundo de Acordo com VOCAÇÃO com que fomos chamados.

EFÉSIOS 4:1 - ROGO-VOS, POIS, EU, O PRISIONEIRO NO SENHOR, QUE ANDEIS DE MODO DIGNO DA VOCAÇÃO A QUE FOSTE CHAMADO”

Comportamento do Crente deve corresponder a sua Fé na Pessoa de Jesus – TIAGO 2:18 - MAS ALGUÉM DIRÁ: TU TENS FÉ, E EU TENHO OBRAS; MOSTRA-ME ESSA TUA FÉ SEM AS OBRAS, E EU, COM AS OBRAS, TE MOSTRAREI A MINHA FÉ”.

Paulo escreve sua carta aos Romanos mostrando a excelência do “CULTO RACIONAL” e diversidade de “Dons Espirituais” que devem estar a serviço da Igreja.

Entre os Dons Espirituais e os degraus do COMPORTAMENTO CRISTÃO, exatamente no começo “ROMANOS 12:9 - O AMOR SEJA SEM HIPOCRISIA. DETESTAI O MAL, APEGANDO-VOS AO BEM”, - Paulo coloca a pedra angular da ÉTICA CRISTÃ: “O amor seja sem hipocrisia”.

A partir do Amor sem hipocrisia Vêm os degraus da Ética do Comportamento Cristã, que vamos estudar:

ROMANOS 12:9-11 - “O AMOR SEJA SEM HIPOCRISIA. DETESTAI O MAL, APEGANDO-VOS AO BEM”. - AMAI-VOS CORDIALMENTE UNS AOS OUTROS COM AMOR FRATERNAL, PREFERINDO-VOS EM HONRA UNS AOS OUTROS. - NO ZELO, NÃO SEJAIS REMISSOS; SEDE FERVOROSOS DE ESPÍRITO, SERVINDO AO SENHOR”.

DETESTAI O MAL

Rm. 12:9b - O AMOR SEJA SEM HIPOCRISIA. DETESTAI O MAL, APEGANDO-VOS AO BEM”

Detestar o mal é o mesmo que odiá-lo. Paulo usa varias vezes " Fugir ", Que significa o Cristão renunciar todas as coisas que são más.

I Tm. 6:11 - TU, PORÉM, Ó HOMEM DE DEUS, FOGE DESTAS COISAS; ANTES, SEGUE A JUSTIÇA A PIEDADE, A FÉ, O AMOR, A CONSTÂNCIA, A MANSIDÃO.

“Sexo antes do casamento é pecado”, preceito defendido em praticamente todas as igrejas protestante, não está sendo obedecido por mais da metade da juventude evangélica brasileira. È o que diz um extenso trabalho de pesquisa levado a cabo entre 1994 e 2000 pelo Ministério Lar Cristão.

Num levantamento inédito, que ouviu mais de cinco mil moços e moças, membros de 22 diferentes denominações: nada menos que 52% dos jovens evangélicos criados na igreja praticam o sexo pré-nupcial. Destes, metade não fica numa única experiência e mantém vida sexual ativa com um ou mais parceiros. 

Mais todos eles cresceram aprendendo princípios bíblicos e ouvindo pregações que condenam a pratica. E se forem considerados aqueles que vieram para a igreja na adolescência, o percentual é bem maior.

O apostolo João em sua epístola I Jo. 2:15 - NÃO AMEIS O MUNDO NEM AS COISAS QUE HÁ NO MUNDO. SE ALGUÉM AMAR O MUNDO, O AMOR DO PAI NÃO ESTÁ NELE”.

Esse tipo de comportamento, tudo acontece devido a um bombardeio de orientações sexuais erradas. “Começando pela disseminação de material erótico e pornográfico, além das tradicionais revistas de variedade que fazem enorme sucesso, principalmente entre as meninas, passando pela TV, internet e outras mídias, e até nas escolas, o jovem recebe educação sexual distorcida. Apregoa-se que o sexo antes do casamento não só tem problema nenhum, como incentiva-se sua pratica como necessária ao desenvolvimento da personalidade e identidade”

Estes dados de pesquisa são mesmos preocupantes, ainda mais porque a Igreja não tem sabido tratar do assunto. “Ela até tem a resposta, mas é omissa na comunicação”

Um exemplo na vida dos jovens da Igreja é o famoso “ficar”. O “Ficar” é uma mania que chegou ao Brasil por volta de 1986. Além de incentivar um comportamento sexual liberal, desestrutura tudo o que consideramos um verdadeiro relacionamento, como fidelidade, amor, auto-estima e respeito.

Colossenses 3:8,9 - AGORA, PORÉM, DESPOJAI-VOS, IGUALMENTE, DE TUDO ISTO: IRA, INDIGNAÇÃO, MALDADE, MALEDICÊNCIA (ato de dizer mal, murmurações, difamação), LINGUAGEM OBSCENA DO VOSSO FALAR. NÃO MINTAIS UNS AOS OUTROS, UMA VEZ QUE VOS DESPISTES DO VELHO HOMEM...”

APEGAI-VOS AO BEM 

Rm. 12:9c - O AMOR SEJA SEM HIPOCRISIA. DETESTAI O MAL, APEGANDO-VOS AO BEM”

Apegar - sugere um desejo de apropriar-se de alguma coisa.

O Comportamento Ético do Cristão é uma busca constante e intensa do que é bom.

I Co. 6:12 - TODAS AS COISAS ME SÃO LICITAS, MAS NEM TODAS CONVÊM. TODAS AS COISAS ME SÃO LICITAS, MAS EU NÃO ME DEIXAREI DOMINAR POR NENHUMA DELAS.

I Co. 10:23 - TODAS AS COISAS SÃO LICITAS, MAS NEM TODAS CONVÊM; TODAS SÃO LICITAS, MAS NEM TODAS EDIFICAM.

A Revista Eclésia em março de 2002, publicou uma matéria muito interessante que podemos usar como exemplo para nossas vidas que acontece constantemente no meio evangélico. A única participante evangélica do Big Brother Brasil sai do programa e deixa péssimo testemunho. Cristiana de 27 anos, falou e fez o que bem quis: usou palavras torpes, embriagou-se, provocou dissensão e contenda, expôs a sensualidade e até relatou que tinha sonhos eróticos. Só não aproveitou a oportunidade para falar de Jesus.

Com sua expulsão do programa, ela diz que se arrepende do mau testemunho dado ao vivo e em cores para todo Brasil; confira o que diz Cristiana acerca de pontos polêmicos de sua participação no Big Brother Brasil:

PALAVRÕES – “O palavrão foi um descarga emocional. As pessoas não me conhecem só porque me viram na casa. Eu não falo tanto palavrão assim, mas estava sob pressão”.

EMBRIAGUEZ – “Há meses que eu não bebia nada. Mas sempre bebi (mesmo depois da conversão) moderadamente. Nunca tinha bebido tequila. Quando vi, me descontrolei. Me arrependo de ter bebido demais. Fui fraca”.

BRIGAS – “Eu estava sendo perseguida por entidades do candomblé. Satanás estava o tempo todo me agredindo. Não sou encrenqueira, não consigo é ser falsa”.

FUNK – “Dancei de brincadeira. Mas há quatro meses eu não vou a um baile. Só fui para gravar (a chamada do programa)”.

SAÍDA DO PROGRAMA – “Pedi para Jesus me tirar de lá se fosse da vontade dele. Não estava aguentando mais. Tenho fé de que Jesus tem coisas melhores para mim”.

IGREJA – “Muita gente estava orando por mim. Quando sai do programa um monte de evangélicos vieram me abraçar”

DISCRIMINAÇÃO – “Não estou preocupada se os irmãos (evangélicos) me discriminarem. Estou buscando Jesus e não vou deixá-lo. Mas quero o povo perto de mim”.

VIDA ESPIRITUAL – “Agora quero voltar para minha igreja correndo. Estou precisando muito do óleo da unção”.

Um verdadeiro Cristão, indagaria: “É lícito fazer isso?” E acrescentaria: “Convém a mim, como cristão, agir dessa forma?”

“Gl. 6:7 - NÃO ERREIS: DEUS NÃO SE DEIXA ESCARNECER; PORQUE TUDO O QUE O HOMEM SEMEAR, ISSO TAMBÉM CEIFARÁ”

Conforme este princípio, o Cristão deve indagar: “O que desejo fazer é licito? Convém fazer, segundo a Palavra de Deus?”. Se a resposta for positiva, diante da Bíblia, pode ser feito.

“A LEI É SIMPLESMENTE UM PADRÃO PARA MEDIR A CONFORMIDADE HUMANA À VONTADE DEUS. NÃO HÁ NELA VIDA NEM PODER TRANSFORMAÇÃO”.

Filipenses 4:8 - FINALMENTE, IRMÃOS, TUDO O QUE É VERDADEIRO, TUDO O QUE É RESPEITÁVEL, TUDO O QUE É JUSTO, TUDO O QUE É PURO, TUDO O QUE É AMÁVEL, TUDO O QUE É DE BOA FAMA, SE ALGUMA VIRTUDE HÁ E SE ALGUMA LOUVOR EXISTE, SEJA ISSO O QUE OCUPE O VOSSO PENSAMENTO.

AMAI-VOS CORDIALMENTE UNS AOS OUTROS

Rm. 12:10 - DEDIQUEM-SE UNS AOS OUTROS COMO AMOR FRATERNAL. PREFIRAM DAR HONRA AOS OUTROS MAIS DO QUE A SI PRÓPRIOS.

Cordialmente - é a palavra que qualifica o amor fraternal.

Hb. 13:1,2 - SEJA CONSTANTE O AMOR FRATERNAL. NÃO NEGLIGENCIEIS A HOSPITALIDADE, POIS ALGUNS, PRATICANDO-A SEM O SABER ACOLHERAM ANJOS”.

Comportamento Ético do Cristão é um Mandamento - “Jo. 13:34,35 - NOVO MANDAMENTO VOS DOU: QUE VOS AMEIS UNS AOS OUTROS; ASSIM COMO EU VOS AMEI, QUE TAMBÉM VOS AMEIS UNS AOS OUTROS. NISTO CONHECERÃO TODOS QUE SOIS MEUS DISCÍPULOS; SE TIVERDES AMOR UNS AOS OUTROS.”

Dentro da Casa de Oração, não somos estranhos, Muito menos unidades Isoladas.

Somos irmãos, porque temos o mesmo Pai.

A Casa de Oração não é um Clube onde as pessoas se associam; 

Nem simplesmente uma reunião de Amigos. A Igreja é uma Família de Deus.

NO ZELO NÃO SEJAIS REMISSOS

ROMANOS 12:11 - “NO ZELO, NÃO SEJAIS REMISSOS; SEDE FERVOROSOS DE ESPÍRITO, SERVINDO AO SENHOR”.

Remissos - Vagaroso, Negligente, Descuidado.

O Descuido da vida Cristã acarreta sérios problemas.

O Cristão não pode tomar as coisas de qualquer maneira.

“Jr. 48:10 - MALDITO AQUELE QUE FIZER A OBRA DO SENHOR RELAXADAMENTE!”

SERVINDO AO SENHOR

ROMANOS 12:11 - “NO ZELO, NÃO SEJAIS REMISSOS; SEDE FERVOROSOS DE ESPÍRITO, SERVINDO AO SENHOR”.

Quem serve ao Senhor está servindo ao seu próximo e quem serve ao seu próximo esta servindo a Deus.

"Mt. 25:40 - EM VERDADE VOS AFIRMO QUE SEMPRE QUE O FIZESTE A UM DESTES MEUS PEQUENINOS IRMÃOS, A MIM O FIZESTE.”

CONCLUSÃO

Deus espera que seus Filhos sejam um Padrão em tudo. 

Mt. 5:14-16 - VOS SOIS A LUZ DO MUNDO. NÃO SE PODE ESCONDER A CIDADE EDIFICADA SOBRE UM MONTE; NEM SE ACENDE UMA CANDEIA PARA COLOCÁ-LA DEBAIXO DO ALQUEIRE, MAS NO VELADOR, E ALUMIA A TODOS OS QUE SENTAM NA CASA. ASSIM BRILHE TAMBEM A VOSSA LUZ DIANTE DOS HOMENS, PARA QUE VEJAM AS VOSSAS BOAS OBRAS E GLORIFIQUEM A VOSSO PAI QU ESTÁ NOS CÉUS.”

A vida Cristã é uma experiência que se renova a cada dia em nosso relacionamento com Deus e com o próximo.

POSTAGEM MAIS ACESSADAS:

O OBREIRO E A ÉTICA NO PULPITO

O TABERNÁCULO E SUAS MEDIDAS:

EXISTEM 4 TIPOS DE TEMPERAMENTOS! VOCÊ CONHECE SEU TEMPERAMENTO?

PASSOS DA FÉ - Marcos 11:22 - 24

AGEU - O PROFETA DA CONSTRUÇÃO DO TEMPLO

O CRENTE E O USO DA GRAVATA E O PALETÓ!

ÉTICA DO OBREIRO E O RELACIONAMENTO ENTRE SEUS COLEGAS

ETIQUETA E AS BOAS MANEIRAS NO CULTO

ESTATUTO DO CONSELHO DE PASTORES E LÍDERES EVANGÉLICOS DE VARGEM GRANDE PAULISTA - COPLEV