O CRISTÃO E O TEMPO: Amigo ou Inimigo?

Eclesiastes 3:1-8, nos ensina que tudo que fazemos nesta vida tem o seu tempo determinado.  Nada deve ser deixado ao acaso.

O saber aproveitar o tempo implica discernimento e diligência quanto às oportunidades  que Deus nos dá. 

Duas idéias nos mostram o texto:

É que Deus nos dá o tempo e dele somos administradores bons, medíocres ou maus.

A organização do nosso tempo em relação ao trabalho, à família, ao lazer, à Igreja, etc.

Está mensagem tem, pois, a ver com a administração do nosso tempo em todas as nossas atividades.

DEUS, O SENHOR DO TEMPO.

Tempo - Grego – KAIRÓS - É o tempo de Deus. 
  
TEOLOGICAMENTE: é a Ação de Deus no Universo que, de acordo com seus atributos morais e absolutos, trabalha os tempos e as estações para que todos os seus planos e conselhos tenham plena consecução.

Existe a possibilidade de conciliarmos nossos afazeres diários com nossa vida devocional?

Administrando o tempo que Deus nos dá

O primeiro grande principio da nossa mordomia do tempo é o fato de que Deus é o Senhor do tempo e, que a sua administração torna-se para nós.

O homem é senhor e governador da natureza, não por direito próprio ou para fazer a sua própria vontade, mas é vice-regente de Deus, encarregado de fazer a vontade de Deus, responsável diante de Deus pela mordomia que tem.

Sl. 8:4-8 - QUE É O HOMEM QUE DELE TE LEMBRES E O FILHO DO HOMEM QUE O VISITES?  -  FIZESTE-O, NO ENTANTO POR UM POUCO MENOR DO QUE DEUS E DE GLÓRIA E DE HONRA O COROASTE.  -  DESTE-LHE DOMINIO SOBRE AS OBRAS DA TUA MÃO E SOB SEUS PÉS TUDO LHE PUSESTE  -  OVELHAS E BOIS, TODOS E TAMBÉM OS ANIMAIS DO CAMPO;  -  AS AVES DO CÉU, E OS PEIXES DO MAR E TUDO O QUE PERCORRE AS SENDAS DOS MARES.

Mt. 6:33 - BUSCAI, POIS EM PRIMEIRO LUGAR, O SEU REINO E A SUA JUSTIÇA, E TODAS ESTAS COISAS VOS SERÃO ACRESCENTADAS.

O Reino de Deus deve ser prioridade em nossa vida sempre.  Precisamos reservar, diariamente, um momento para Orar, Ler a Palavra de Deus e estarmos a Sós com Ele, porque todas as outras necessidades serão supridas.

Não é errado cuidar do que é indispensável à vida material.  A Falha está na preocupação angustiosa, e na ansiedade que ocupa todo o tempo e revela a falta de fé no cuidado do Pai.

O tempo é dádiva de Deus:

Sl. 90:12 - ENSINA-NOS A CONTAR OS NOSSOS DIAS, PARA QUE ALCANCEMOS CORAÇÃO SÁBIO.

Quando Lemos a Oração expressada por Moises, somos por Deus advertidos e conscientizados acerca da administração do tempo.

A Expressão “CONTAR OS NOSSOS DIAS” dá a idéia da preciosidade do Tempo e também da brevidade da nossa vida nesta existência temporal.

Cada minuto nosso é precioso e indispensável, e o seu uso correto e oportuno é que nos torna capazes de vive este tempo bem.

CONCEITO ERRÔNEO ACERCA DO TEMPO:

Deus  não quer que sejamos escravos cegos do tempo; ele quer que aprendamos “A CONTAR NOSSOS DIAS”, isto é, que administremos nosso tempo, de tal forma, que isso redunde em nosso bem tanto em nossa vida material como espiritual.

Para onde foi o tempo? 
O tempo voa? 
O tempo cuidará do caso? 
Não tenho tempo? 

Quando não conseguimos fazer todas as coisas necessárias no tempo disponíveis, usamos essas indagações mencionadas,  o problema não está no tempo, mas sim no seu USO.

O tempo está sempre disponível; nós é que o sufocamos com atividades em demasia e sem priorização, num determinado momento.

CONTAR O DIAS” também significa contar o tempo, planejar todas as atividades possíveis dentro do tempo disponível, dentro de um critério de prioridade, conforme a importância das coisas.

Sl. 90:12, Moises expressa, Visto que a vida é tão breve e por ser vivida sob a ira de Deus contra o pecado, Moises implora a Deus sabedoria na enumeração de seus dias.

A Palavra de Deus dá Vida, isto é, sabedoria a usar o tempo ao nosso favor:

Dt. 4:1 - AGORA, POIS, Ó ISRAEL, OUVE OS ESTATUTOS E OS JUIZOS QUE EU VOS ENSINO, PARA OS CUMPRIDES, PARA QUE VIVAIS, E ENTREIS, E POSSUAIS A TERRA QUE O SENHOR, DEUS DE VOSSOS PAIS VOS DÁ.

Dt. 5:33 - ANDAREIS EM TODO O CAMINHO QUE VOS MANDA O SENHOR, VOSSO DEUS, PARA QUE VIVAIS, BEM VOS SUCEDA E PROLOGUEIS OS DIAS NA TERRA QUE HAVEIS DE POSSUIR.

COMO USAR O TEMPO SABIAMENTE

Rm. 13:11-13 - E DIGO ISTO A VÓS OUTROS QUE CONHECEIS O TEMPO:  JÁ É HORA DE VOS DESPERTARDES DO SONO; PORQUE A NOSSA SALVAÇÃO ESTÁ, AGORA, MAIS PERTO DO QUE QUANDO NO PRINCIPIO CREMOS.  -  VAI ALTA A NOITE, E VEM CHEGANDO O DIA.  DEIXEMOS, POIS, AS OBRAS DAS TREVAS E REVISTAMOS-NOS DAS ARMAS DA LUZ.  -  ANDEMOS DIGNAMENTE, COMO EM PLENO DIA, NÃO EM ORGIAS E BEBEDICES, NÃO EM IMPUDICÍCIAS E DISSOLUÇÕES, NÃO EM CONTENDAS E CIÚMES.

Planeje seu tempo:

Ec. 3:1 - “TUDO TEM O SEU TEMPO DETERMINADO,...”.  Nesta expressão bíblica entendemos não só que o nosso tempo é predeterminado por Deus, mas que nós devemos ser cuidadoso quanto ao seu uso.

Cultive a pontualidade: 

Rm. 12:11 -  NÃO SEJAIS VAGAROSOS NO CUIDADO; SEDE FERVOROSOS DE ESPIRITO, SERVINDO AO SENHOR.  

Há uma justificativa falida contra a pontualidade que muito prejudica e que ouvimos sempre:  “Antes tarde do que nunca”.  A Pontualidade faz parte do caráter cristão.

Certa vez perguntaram ao Almirante Inglês, Nelson, qual o segredo de seus êxitos.  Respondeu que os devia à pontualidade; jamais chegara atrasado a seu compromisso. – Você tem sido pontual? Ou é do tipo relapso, que só chega depois do horário e, apesar disso, traz sempre uma justificativa?  Suas desculpas acham-se, porém desgastadas; não convenceu.  – Veja quanto você perde com o atraso; não seria mais econômico ser pontual? – Pontualidade é virtude própria das nações robustas e bem educadas.

Procure remir o tempo:

Ef. 5:16 - REMINDO O TEMPO, PORQUE  OS DIAS SÃO MAUS.

Cl. 4:5 - PORTAI-VOS COM SABEDORIA PARA COM OS QUE SÃO DE FORA; APROVEITAI AS OPORTUNIDADES.

Remir o tempo não significa diminuí-lo, nem aumenta-lo.  Significa aproveitar ao máximo.  Devemos também remir o tempo na esfera espiritual, no sentido de dar prioridade às coisas espirituais como, Não deixar de Congregar, Evangelização, Cultos de Ensino, Meditação da Palavra individual, Oração, Consagração, etc...

CONCLUSÃO

Deus nos deu o tempo.  Ele não vive no tempo.  O tempo é nosso, da humanidade.  É um dom de Deus a cada ser humano.  Não somos nós que fomos feito para o tempo; ele foi criado para nós.

A Mordomia cristã do tempo é a base para êxito administrativo de todas as esferas da vida do cristão.  Por isso, o tempo deve ser santificado ao Senhor.

POSTAGEM MAIS ACESSADAS:

O OBREIRO E A ÉTICA NO PULPITO

O TABERNÁCULO E SUAS MEDIDAS:

EXISTEM 4 TIPOS DE TEMPERAMENTOS! VOCÊ CONHECE SEU TEMPERAMENTO?

PASSOS DA FÉ - Marcos 11:22 - 24

O CRENTE E O USO DA GRAVATA E O PALETÓ!

AGEU - O PROFETA DA CONSTRUÇÃO DO TEMPLO

ETIQUETA E AS BOAS MANEIRAS NO CULTO

ÉTICA DO OBREIRO E O RELACIONAMENTO ENTRE SEUS COLEGAS

ESTATUTO DO CONSELHO DE PASTORES E LÍDERES EVANGÉLICOS DE VARGEM GRANDE PAULISTA - COPLEV