PERSEVERANÇA: O QUE É ISTO? E ATÉ QUE PONTO?

II Co. 4:8 e 9 – DE TODOS OS LADOS SOMOS PRESSIONADOS, MAS NÃO DESANIMADOS; FICAMOS PERPLEXOS, MAS NÃO DESESPERADOS; SOMOS PERSEGUIDOS, MAS NÃO ABANDONADOS; ABATIDOS, MAS NÃO DESTRUIDOS. 
                                        
O QUE É PERSEVERANÇA?

Do grego: HUPOMONÊ – do latim: PERSEVERANTIA; Constância, tenacidade.

É a capacitação que o crente recebe, através do Espírito Santo, para permanecer fiel até a vinda de Cristo Jesus.

No grego, o termo serve para ilustrar a coragem demonstrada pelo soldado em plena batalha. 

Perseverança é a virtude varonil que só o filho de Deus pode ter

A Perseverança produz Esperança.

Em geral, ninguém consegue êxito no primeiro intento.  A vitória depende de paciência e constância, não somente nos esportes.  Como também na vida Cristã.

Se analisarmos o caminho que deve seguir um atleta até sua melhor condição física, veremos que este caminho está cheio de privações.   

Inclui o trabalho árduo, dieta, pratica persistente e privação de tudo aquilo que é agradável, mas que, por sua vez, pode lhe causar dano em suas condições físicas. 

Durante seu treinamento, o atleta deve ser muito disciplinado e deve deixar de lado aquelas coisas que tirariam de sua concentração.

Da mesma maneira, Deus sabe que através dos problemas, das preocupações e ainda através da perseguição nós nos fortalecemos.  Para obter a vitória espiritual, muitas vezes temos que passar por provas mui duras.  A perseverança na Palavra de Deus é que nos levará ao triunfo.

A carreira cristã não é uma competição de cem metros; é bem mais: é como uma maratona.

I Co. 15:57, 58 - MAS AGRADECEMOS A DEUS, QUE NOS DÁ A VITÓRIA POR MEIO DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO!  PORTANTO, MEUS IRMÃOS, CONTINUEM FORTES E FIRMES.  ESTEJAM SEMPRE OCUPADOS NO TRABALHO DO SENHOR, POIS VOCÊS SABEM QUE TUDO O QUE FAZEM NO SERVIÇO DO SENHOR SEMPRE TEM PROVEITO.

Reflexão:

O que Paulo quis dar a atender quando disse: “Sedes firmes e constantes?”

Que esperança lhe dá a ressurreição de Jesus e como  o ajuda a manter-se firme quando outros zombam de sua fé?

Rm. 5:3-5 -  NÃO SÓ ISSO, MAS TAMBÉM NOS GLORIAMOS NAS TRIBULAÇÕES, PORQUE SABEMOS QUE A TRIBULAÇÃO PRODUZ PERSEVERANÇA; A PERSEVERANÇA, UM CARÁTER APROVADO, ESPERANÇA.  E A ESPERANÇA NÃO NOS DECEPCIONA, PORQUE DEUS DERRAMOU SEU AMOR EM NOSSOS CORAÇÕES, POR MEIO DO ESPIRITO SANTO QUE ELE NOS CONCEDEU 

Freqüentemente preocupamo-nos demais com a derrota e lhe damos muita importância.  Apegamo-nos a nossos defeitos, pensamos naquelas coisas que poderíamos ter feito melhor e nos sentimos derrotados.

Por que não nos fixamos nas boas experiências, quando através da paciência e da perseverança temos alcançado êxito?

Para edificar a fé

Em certa ocasião um estudante voltou da escola para casa com uma advertência.  A notificação era de seu professor e dizia que o estudante era lento na aprendizagem e fisicamente fraco. 

Para este estudante a vida já era difícil, porque era judeu e vivia na Alemanha.  Naquele tempo todos os judeus eram indesejáveis ali.  Mas tarde este estudante fracassou em um exame vestibular, mas não se deu por vencido. 

Os problemas e as dificuldades o motivaram a trabalhar mais e com mais afinco e assim se manteve constante.  Seu nome era Alberto Einstein.

Em nossa própria fraqueza, Deus nos anima a que confiemos n’Ele.

II Co. 12:9 - “... A MINHA GRAÇA TE BASTA, PORQUE O PODER SE APERFEIÇOA NA FRAQUEZA. DE BOA VONTADE, POIS, MAIS ME GLORIAREI NAS FRAQUEZAS, PARA QUE SOBRE MIM REPOUSE O PODER DE CRISTO”.

O Prêmio da Perseverança

Deus não quer que nossa vida espiritual se desvaneça facilmente: pelo contrario que sejamos constantes e perseverantes.  Observamos como fogo extingue tudo rapidamente uma arvore inteira, arbustos e tudo o que esta no seu caminho. 

Na área espiritual pode suceder o mesmo, mas Deus não que  seja assim.  Observe algumas bênçãos de Deus na perseverança no livro de provérbios:

Pv. 12:11 - QUEM CULTIVA A SUA TERRA TEM COMIDA COM FARTURA, MAS QUEM GASTA O TEMPO COM COISAS SEM IMPORTÂNCIA NÃO TEM JUIZO.

Pv. 12:24 - O HOMEM ESFORÇADO MANDARÁ NOS OUTROS, MAS O PREGUIÇOSO SE TORNARÁ ESCRAVO.

Pv. 13:11 A RIQUEZA QUE É FACIL DE GANHAR É FACIL DE PERDER; QUANTO MAIS DIFICIL FOR PARA GANHAR, MAIS VOCÊ TERÁ.

Pv. 14:23 - QUEM TRABALHA TEM COM O QUE VIVER, MAS QUEM SÓ CONVERSA PASSARÁ NECESSIDADE.

Pv. 20:7 -  COMO SÃO FELIZES OS FILHOS DE UM PAI HONESTO E DIREITO!

Em nossa vida Cristã precisamos de perseverança e fidelidade.

POSTAGEM MAIS ACESSADAS:

O OBREIRO E A ÉTICA NO PULPITO

O TABERNÁCULO E SUAS MEDIDAS:

EXISTEM 4 TIPOS DE TEMPERAMENTOS! VOCÊ CONHECE SEU TEMPERAMENTO?

AGEU - O PROFETA DA CONSTRUÇÃO DO TEMPLO

PASSOS DA FÉ - Marcos 11:22 - 24