CANSAÇO ESPIRITUAL


Romanos 12:2 - Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.”

Efesios 5:18 - Não se embriaguem com vinho, que leva à libertinagem, mas deixem-se encher pelo Espírito”.

Introdução

Após um tempo de festa da carne, nosso carnaval brasileiro, a realidade a enfrentar é geralmente uma grande ressaca. O tempo de festa, dança, comidas, bebidas, drogas, sexo e muito mais – pareceu ser muito bom, extravagante, libertador, MAS, depois vem o tempo da dor de cabeça, enxaquecas, mal estar, ânsia de vômitos, azia, cansaço, dores no corpo, sonolência e indisposição para voltar à normalidade da vida. A tão conhecida ressaca!

Entretanto, nem todos pularam o carnaval nesta intensidade para amargar em uma ressaca. Muitos aproveitaram para descansar, ficar com a família, viajar etc.

Portanto, vamos abordar outro tipo de ressaca, que esta sim, atinge milhares de pessoas no mundo, independente do carnaval ou de qualquer outra festa cultural. Estamos falando da ressaca espiritual. É isso mesmo, existe e destrói a vida de muitas pessoas.

Isaias 29:9 - Pasmem e fiquem atônitos! Ceguem-se a si mesmos e continuem cegos! Estão bêbados, porém, não de vinho, cambaleiam, mas não pela bebida fermentada.”

Definição de ressaca pelo dicionário Priberam: Falta de estabilidade. Inconstância, volubilidade. Mal-estar em consequência do consumo de bebidas alcoólicas ou de drogas.

Dicionário Michaellis: Cansaço, enfado após uma noite passada em claro.  Mal-estar no dia seguinte ao de uma bebedeira. Inconstância, versatilidade, volubilidade.

QUAIS SÃO OS SINTOMAS DA RESSACA ESPIRITUAL?

a)  INSATISFAÇÃO INTERIOR

As pessoas vão para o carnaval em busca do que? Geralmente à procura de alegria, novas amizades e relacionamentos, loucuras e descanso. Tudo isso revela a falta de significado para a vida e insatisfação na alma. Precisam suprir ou encher o vazio que sentem, e este tempo é propício para mais uma tentativa em busca da felicidade...

Espiritualmente, isso acontece diariamente com milhões de pessoas que ainda não encontraram o sentido da vida. Não encontraram a vontade e os planos de Deus para a sua vida. Só Jesus pode preencher o vazio e satisfazer completamente nossa vida. A Bíblia diz que temos sede de Deus e precisamos saciar esta sede!

Salmo 42:2 - A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo.”

João 4:13 – 14 - Jesus respondeu: Quem beber desta água terá sede outra vez,  -  mas quem beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Ao contrário, a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna.”

Você precisa desta fonte verdadeira e inesgotável para satisfazer seu vazio interior, JESUS!

b)  FRUSTRAÇÃO RELIGIOSA

Assim como a alegria no carnaval é passageira, como os relacionamentos desfrutados são momentâneos e muitas vezes frustrantes, a ressaca espiritual é marcada pela frustração.

A religião é decepcionante, frustrante, entediante, irrelevante e sem graça.

As regras são falhas, os dogmas contraditórios, os objetivos confusos e o processo desanimador e enganoso.

Você já se sentiu assim? Enganado, acreditou em algo ou alguém que não foi capaz de solucionar o seu problema?

Isaias 46:6 – 7 - Alguns derramam ouro de suas bolsas e pesam prata na balança; contratam um ourives para transformar isso num deus, inclinam-se e o adoram. - Erguem-no ao ombro e o carregam; põem-no em pé em seu lugar, e ali ele fica. Daquele local não consegue se mexer. Embora alguém o invoque, ele não responde; é incapaz de salvá-lo de seus problemas.”

Milhares de pessoas hoje estão frustradas com lideranças religiosas, marketing enganoso, preces não respondidas e com a diversidade de opções para se crer. Encontra-se religião e tipos de igreja para todos os gostos com os interesses mais variáveis possíveis.

Se você está frustrado e decepcionado com a religião, busque a Deus e tenha um relacionamento com Ele, pois é isso que Ele quer desenvolver contigo!

Salmo 105:3 – 4 - alegre-se o coração dos que buscam o SENHOR. 4 Recorram ao SENHOR e ao seu poder; busquem sempre a sua presença.”

BUSQUE A PRESENÇA DE DEUS E NÃO A RELIGIÃO!

c)   DÚVIDAS PERTURBADORAS

Outro sintoma do tempo de ressaca são as dúvidas cruéis e perturbadoras por causa do vacilo e do exagero durante o carnaval. Ex: quantas moças devem estar hoje perturbadas com a possibilidade de uma gravidez indesejada, uma doença venérea sexualmente transmissível, um casamento que poderá ser destruído pela infidelidade e traição durante a festa?

Assim também acontece com a ressaca espiritual.

Quem sou eu? Qual o significado da minha vida?
O que estou fazendo aqui?
Para que serve a minha vida?
Alguém me ama de verdade assim como sou?
Para onde eu vou após a morte?
Quando vou sentir e ter paz em minha vida e relacionamentos?

d)  ENXAQUECA NA CONSCIÊNCIA

As fortes dores de cabeça e enxaquecas caracterizam uma ressaca. Na vida espiritual é semelhante; carregamos culpa, peso na consciência, remorsos e traumas que nos aprisionam e geram dor na consciência.

Como está a sua consciência?
O que você faria diferente se tivesse a oportunidade de voltar no tempo?
Quais lembranças lhe oprimem e aprisionam sua mente?
Que culpa você tem carregado desnecessariamente?

Deus lhe trouxe aqui nesta noite para te libertar!

João 8:32 - E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”.

e)  DESÂNIMO PARA RECOMEÇAR

No tempo de ressaca o desânimo invade nossa vida e não temos vontade de recomeçar, olhar para o restante do ano e retomar forças. O cansaço desanima. Assim também acontece com a ressaca espiritual. Somos tomados por um cansaço e desânimo que abalam nossa fé e afetam nossa esperança de dias melhores. Tentamos acreditar, fazemos votos e sacrifícios, planejamos disciplinas espirituais, mas o cansaço vence e o desânimo volta.

Como está a sua fé?
Sua alma está exausta? Você buscou, buscou e buscou, mas ainda não encontrou o que precisa?
Você está com vontade de desistir do casamento, dos filhos, do emprego, dos estudos ou da própria vida?

Veja o que Jesus diz para você neste momento:

Mateus 11:28 – 29 - Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. 29 Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas.”.

COMO SAIR DA RESSACA ESPIRITUAL?  - João 3.1-8

RECONHEÇA SUA CONDIÇÃO ESPIRITUAL E PEÇA AJUDA A JESUS

Joao 3:1 – 2b - Havia um fariseu chamado Nicodemos, uma autoridade entre os judeus. Mestre, sabemos que ensinas da parte de Deus, pois ninguém pode realizar os sinais miraculosos que estás fazendo, se Deus não estiver com ele"

Nicodemos era uma autoridade espiritual entre os judeus. Um mestre das Escrituras na época. Ele tem uma atitude diferente de busca. Provavelmente estava cansado de sua situação religiosa e então vê em Jesus e reconhece nEle que havia uma realidade espiritual muito melhor.

Ele reconhece sua condição espiritual e a autoridade de Jesus para ajudá-lo.
Como está a sua condição espiritual hoje?
Você consegue pedir ajuda a Jesus?

VÁ AO ENCONTRO DO MÉDICO DOS MÉDICOS – JESUS

João 3:2ª - Ele veio a Jesus, à noite...”

O texto nos dá um detalhe muito interessante, Nicodemos vai à noite falar com Jesus. Certamente precisou ir ao encontro de Jesus escondido dos seus amigos e mestres. Não foi ao encontro de Jesus no templo ou junto com a multidão. Ele quis ter um encontro pessoal com Jesus.

A vergonha e a religião não foram maiores que a vontade de descobrir o que faltava em sua vida espiritual.

E você? O que o impede de ir ao encontro de Jesus, o único que pode lhe tirar da ressaca espiritual. O único que pode lhe curar!
Para sua vida espiritual não há outra solução a não ser Jesus!

João 11:25 – 26 - Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá; e quem vive e crê em mim, não morrerá eternamente.”

Jesus lhe promete vida abundante!

João 10:10 - eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente.”

CONFESSE SUAS DIFICULDADES COM SINCERIDADE NO CORAÇÃO

João 3:3 – 4 - Em resposta, Jesus declarou: Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo.Perguntou Nicodemos: "Como alguém pode nascer, sendo velho? É claro que não pode entrar pela segunda vez no ventre de sua mãe e renascer!"

Nicodemos mesmo sendo um mestre da Lei, autoridade religiosa na época, confessou não compreender as coisas espirituais. Não conseguia entender como nasceria de novo.

Quais são suas dificuldades mais profundas?
O que lhe impede de dar um passo de fé e humildade diante de Jesus, confessando seus medos?
Quais pecados você precisa confessar para Deus?

CONFIE NA RECEITA DE JESUS MESMO QUE LHE PAREÇA ESTRANHA

João 3:7 - Não se surpreenda pelo fato de eu ter dito: É necessário que vocês nasçam de novo.”

Nascer de novo? O que significa isso?

Jesus lhe explica:

João 3:8 - O vento sopra onde quer. Você o escuta, mas não pode dizer de onde vem nem para onde vai. Assim acontece com todos os nascidos do Espírito”.

Significa que você foi criado para ser eterno, que você é um ser espiritual. Há esperança para a sua tristeza, seus relacionamentos quebrados, seus vícios e perturbações.

Porém é preciso confiar, crer, colocar a sua fé em Jesus! Quando decidimos, pela fé, crer em Jesus, no mundo espiritual, nós nascemos novamente.

II Coríntios 5:17 - Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!”

DESCANSE EM JESUS PARA NUNCA MAIS ENTRAR EM RESSACA ESPIRITUAL

Mateus 11:28 – 29 - Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. - Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas.”

Geralmente a ressaca de uma festa ou bebedeira é tratada com alguns remédios paliativos e com descanso. Porém, com a nossa alma é diferente!
Nenhum tipo de descanso pode resolver a ressaca espiritual, a falta de sentido na vida.

Você precisa entender nesta noite que o seu descanso é uma pessoa – JESUS. E Ele lhe convida a descansar nEle.

Conclusão

João 3:16 – 17 - Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. Pois Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, mas para que este fosse salvo por meio dele.”

SAIR DA RESSACA ESPIRITUAL SIGNIFICA COMEÇAR TUDO DE NOVO! O CÉU ESTÁ EM FESTA E EXPECTATIVA PELA SUA VIDA!

Hoje você pode sair da ressaca e já participar da festa que está preparada para você no Reino celestial. Você é o convidado especial e seu nome será escrito no livro da vida. Que resposta você dará a Deus?

POSTAGEM MAIS ACESSADAS:

O OBREIRO E A ÉTICA NO PULPITO

EXISTEM 4 TIPOS DE TEMPERAMENTOS! VOCÊ CONHECE SEU TEMPERAMENTO?

O TABERNÁCULO E SUAS MEDIDAS:

AGEU - O PROFETA DA CONSTRUÇÃO DO TEMPLO

PASSOS DA FÉ - Marcos 11:22 - 24