NATAL ESTÁ CHEGANDO, QUAL A SUA EXPECTATIVA?

www.prnatanaelsp.com.br
Lc 1:26 - 38 - “Mas o anjo lhe disse: "Não tenha medo, Maria; você foi agraciada por Deus! Você ficará grávida e dará à luz um filho, e lhe porá o nome de Jesus. Ele será grande e será chamado Filho do Altíssimo. O Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi, e ele reinará para sempre sobre o povo de Jacó; seu Reino jamais terá fim".

Introdução: 

O que é o natal para você? Sei que é tempo de presentes, assim como você, eu também gosto de dar e receber presentes, gosto das confraternizações, das festas, da cidade decorada, realmente é muito joia. Mas precisamos lembrar que a essência é muito maior....

Qual é sua expectativa para esta época do ano?

Embora que seja uma data muito festiva e alegre para a maioria das pessoas, você sabia que o natal a época mais triste do ano para algumas pessoas, alguns desejam que passe logo. Sabe por quê? Porque existe uma visão errada acerca do natal.

Existem duas maneiras de você ver o natal: 

a) COLOCANDO O FOCO NA SUA PESSOA : 

Quando eu penso assim, os valores são: Minhas necessidades, porque e preciso de roupas novas, de presentes, de decoração, de casa cheia, gratificações, compras, ceias, etc... Porque tudo gira em torno do MEU natal.

O que existe de errado com isto? Apenas uma coisa o FOCO = EU .

O problema é que Janeiro vai chegando e tudo voltará a ser igual. Você vai continuar com fome de consumir. 

O NATAL NÃO É SOBRE VOCÊ! 

b) COLOCANDO O FOCO NA PESSOA DE JESUS : 

Quando eu penso assim, os valores são: Devoção, gratidão, adoração, fé, relacionamento com Jesus, amor, caridade, crescimento espiritual, maturidade, valores eternos para vida, de espiritualidade, de intimidade.

O que está certo nisto? Justamente o FOCO = JESUS (O aniversariante). Se você estiver com esta fome na sua alma, creia, Deus vai saciá-la neste natal de uma forma sobrenatural e extraordinária, creia nisto.

Entenda isto: Cl. 1:15-17 - “Ele (Jesus) é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação, pois nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos ou soberanias, poderes ou autoridades; todas as coisas foram criadas por ele e para ele. Ele é antes de todas as coisas, e nele tudo subsiste.”

Assim, Janeiro também virá, todavia sua vida terá uma expectativa muito diferente sobre tudo que aconteceu.

As duas opções são adotadas pelas pessoas, mas a grande diferença é que uma acaba no dia 26 de dezembro e a outra permanece para sempre. É tudo uma questão de perspectiva e atitude de cada pessoa.

Numa opção o foco é você e na outra é Jesus.

Lembre-se, você já tem uma data para celebrar o SEU ANIVERSÁRIO, o 25 de Dezembro é a data de focarmos Jesus. Deixe de ser egoísta, não roube a festa de Jesus para satisfazer suas necessidades pessoais e emocionais.

As pessoas mais tristes na época do natal são os que focaram nelas mesmas... Não foram lembradas, receberam poucos presentes, etc...

Natal é tempo de grande alegria! Às vezes algumas coisas tentam tirar a alegria, como disse o anjo aos pastores no campo, não fiquem tristes neste natal. 

Dois fatores vão tentar tirar a alegria do seu natal... 

1) AS LEMBRANÇAS DE COISAS RUINS QUE ACONTECERAM AO LONGO DO ANO:

Todos nós temos que admitir que muitas das coisas ruins que acontecem em nossas vidas, nós somos a causa. A maior parte das coisas ruins se encaixa nesta categoria. Mas há determinadas coisas ruins que nos acontecem neste mundo e que não deveriam ter acontecido. Nós não somos a causa delas, ninguém as merece, somos inocentes. Por causa disso nos perguntamos: “Será que alegria pode realmente acontecer neste mundo?”

Para algumas pessoas sofridas e solitárias o natal é a pior data, queremos que passe logo. E as lembranças ruins chegam a nossa mente nos trazendo dor e tristeza. 

2) AS EXPECTATIVAS FRUSTRADAS DE COISAS BOAS QUE NUNCA ACONTECEM:

Todo ano você fica na expectativa de algo grande, especial, que chegue até sua vida e sua casa e quando você percebe já é dia 26 e nada de diferente aconteceu.

Sabe por que isto acontece? Porque o foco do natal está em nós e não no aniversariante. Quando eu penso que o natal é uma festa para mim, e eu estou triste ou não recebo os presentes, fico frustrado e decepcionado. 

O natal não é uma festa para minha pessoa, é a festa do aniversário de Jesus que eu devo celebrar para a alegria Dele. 

É baseado nestes fatos, que podemos crer em um NATAL de PROMESSAS para nós e para nossa família.

Lc. 1:26-27 - “No sexto mês Deus enviou o anjo Gabriel a Nazaré, cidade da Galiléia, a uma virgem prometida em casamento a certo homem chamado José, descendente de Davi. O nome da virgem era Maria.”

Temos 3 personagens nesta parte da história...

· O anjo, Gabriel, 
· José, o carpinteiro. 
· Maria, a jovem virgem. 

Esta é a primeira cena do Natal. DEUS vindo de encontro a pobres e humildes homens, na miserável Nazaré. Uma cidade tão pobre e tão insignificante que quando Natanael foi convidado por Felipe para integrar o grupo de discípulos de Jesus, ele perguntou:

Jo. 1:46 – “Perguntou Natanael:”Nazaré? Pode vir alguma coisa boa de lá?” Disse Filipe: “Venha e veja”. 

Pode vir alguma coisa boa de uma igreja? Pode vir alguma coisa boa dos crentes? Pode vir alguma coisa boa da Bíblia? Pode vir alguma coisa boa do Natal?

Eu vou responder da mesma maneira. VENHA & VEJA ! 

Disse Jesus a Natanael e a Felipe - Jo. 1:51 - “Digo-lhes a verdade: Vocês verão o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem".

Você deseja ver o céu aberto sobre a sua vida? Siga a Jesus! Venha e veja hoje mesmo. 

PARA QUE VOCÊ TENHA SUAS EXPECTATIVAS SUPRIDAS NESTE NATAL.... 

a) CONFIE QUE DEUS ESTÁ PERTO DE VOCÊ:

Lc. 1:28 - “O anjo, aproximando-se dela, disse: "Alegre-se, agraciada! O Senhor está com você!" Deus não está distante de você! 

b) DESCANSE QUE DEUS VAI TIRAR SEUS MEDOS:

Lc. 1:30 - “Mas o anjo lhe disse: "Não tenha medo, Maria; você foi agraciada por Deus!” 

Pare de gerenciar suas lutas neste natal e fique a espera do milagre com fé! 

c) SUBMETA SUA VIDA A UM PLANO MAIOR DE DEUS:

Lc. 1:31-33 - “Você ficará grávida e dará à luz um filho, e lhe porá o nome de Jesus. Ele será grande e será chamado Filho do Altíssimo. O Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi, e ele reinará para sempre sobre o povo de Jacó; seu Reino jamais terá fim".

O foco não foi Maria, o nascimento, José, etc... A instalação do Reino eternamente na vida das pessoas.

Deus não vai fazer algo grande em sua vida, somente por fazer. Ele fará se você se dispor a entrar no plano Dele e não ele no seu plano.

d) ESTEJA ABERTO AO SOBRENATURAL DE DEUS:

Lc. 1:34-37 - “Perguntou Maria ao anjo: "Como acontecerá isso, se sou virgem?" O anjo respondeu: "O Espírito Santo virá sobre você, e o poder do Altíssimo a cobrirá com a sua sombra. Assim, aquele que há de nascer será chamado Santo, Filho de Deus.”

Veja também o que aconteceu com Isabel, além de Maria: 

“Também Isabel, sua parenta, terá um filho na velhice; aquela que diziam ser estéril já está em seu sexto mês de gestação. Pois nada é impossível para Deus".

Creia em milagres, espere por milagres! Deus trabalha e age no sobrenatural!

A fé cristã não é somente racional. Você perde muito das coisas espirituais por ser sempre lógico e racional você precisa se abrir ao plano espiritual.

A vida de Jesus foi sobrenatural, o Espírito Santo é sobrenatural, Deus é sobrenatural, a Bíblia é sobrenatural, você viverá eternamente num plano sobrenatural, e porque pensar só no plano racional, lógico e natural? 

e) CREIA ANTES MESMO DE ENTENDER :

Lc. 1:38 - “Respondeu Maria: "Sou serva do Senhor; que aconteça comigo conforme a tua palavra". Então o anjo a deixou.”

Lc. 1:42 - Por isto declarou Isabel : "Bendita é você entre as mulheres, e bendito é o filho que você dará à luz! 

E veja a atitude de serva de Maria: 

Lc. 1:46 e 48 - “Então disse Maria: "Minha alma engrandece ao Senhor e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador , pois atentou para a humildade da sua serva. De agora em diante, todas as gerações me chamarão bem-aventurada.”

Maria reconhece Jesus como seu Senhor e Salvador!

Você deseja fazer hoje, o que Maria fez no primeiro Natal? Reconhecer Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador e decidir obedecê-lo em tudo, daqui para frente?

Nem sempre é possível ver antes, porque Jesus falou para os seus discípulos: - “bem aventurado os que não viram e creram”! 

Conclusão: 

Você deseja um natal de esperança este ano em sua vida? Mude o foco de sua celebração:

NATAL É MAIS JESUS E MENOS EU !

Comece crendo em milagres! Porque Deus deseja realizar um grande milagre em sua vida e tudo começa pelo passo da fé! 

II Cr. 20:20 - “ Tenham fé no SENHOR, o seu Deus, e vocês serão sustentados; tenham fé nos profetas do SENHOR, e terão a vitória".

POSTAGEM MAIS ACESSADAS:

O OBREIRO E A ÉTICA NO PULPITO

O TABERNÁCULO E SUAS MEDIDAS:

EXISTEM 4 TIPOS DE TEMPERAMENTOS! VOCÊ CONHECE SEU TEMPERAMENTO?

PASSOS DA FÉ - Marcos 11:22 - 24

AGEU - O PROFETA DA CONSTRUÇÃO DO TEMPLO