CLUBE DO LIVRO NO AMANHECER




OBJETIVO:

O Projeto Clube do Livro Novo Amanhecer da Casa de Recuperação de Dependentes Químicos e Álcool Novo Amanhecer, localizado em Cotia estado de São Paulo, é um desafio pessoal ao crescimento espiritual rumo a excelência cristã. O objetivo é estimular aos leitores a crescerem na sua vida cristã, vivenciando na prática os princípios de Deus desenvolvendo assim, hábitos que geram princípios e ajudam a formar o caráter cristão.

Incentivar o hábito e amor pela leitura;

Proporcionar momentos de reflexão literária e sobre o mundo;

Socializar a leitura;

Compartilhar experiências;

Adquirir fruição literária, diálogos e leituras de mundo na ampliação de sua competência leitora.



JUSTIFICATIVA:


É possível perceber ao nosso redor um crescente interesse pela leitura, bastam observar os temas de livros, revistas, filmes lançados recentemente. E cada vez mais, crianças, jovens e adultos se veem envolvidos por conceitos e ideias nem sempre tão reais, verídicos e coerentes com o que nos é apresentado na Bíblia.

E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará”. João 8:32 (BLH)




Estratégias:


Construir imagens enquanto lêem;

Conectar o texto que está sendo lido com sua própria experiência, com outras leituras e a eventos que ocorrem no mundo;

Questionar o texto, o autor e ou as personagens;

Interpretar, levantar hipóteses, projetar conclusões;

Avaliar, criticar, fazer julgamentos;

Analisar a estrutura do texto, a linguagem, o estilo, o tema, o ponto de vista do autor;

Recordar o que leu, lembrar de informações, fazer uma síntese.



Habilidades:

Saber ouvir;

Não interromper quem está falando;

Esperar a vez de falar;

Aceitar ideias diferentes das suas;

Discordar construtivamente, saber argumentar;

Permanecer focado no tema em discussão;

Assumir responsabilidades no grupo.

 


funcionamento


O Clube do Livro é um projeto cultural que propõe um encontro semanal para conversar e compartilhar ideias com outras pessoas que possuem em comum, a paixão pelo conhecimento e pela leitura.

Eis um trecho do texto “Eu quero ter um milhão de amigos…” da escritora baiana e membro executivo da Câmara Baiana do livro, Miriam de Sales, que participou do segundo encontro, reflete bem a proposta do clube:



Eu sei que ler é um prazer solitário, tudo bem. Você termina um capítulo, está emocionado ou cheio de adrenalina, ou dá gargalhadas de felicidade, mas, não tem com quem repartir… Chato, né?



Acontece na Casa de Recuperação Novo Amanhecer, toda segunda feira da semana o Clube do Livro.  Pessoas maravilhosas de todas as idades e gostos literários se reúnem para discutir literatura. Falar sobre livros, trocar opiniões, discutir assuntos ligados ao livro e, como acontece quando pessoas inteligentes se juntam,  o céu é o limite!



MOTIVOS PARA LER



Estímulo mental - O cérebro necessita treinamento para se manter forte e saudável e a leitura é uma ótima maneira de estimular a mente e mantê-la ativa. Além disso, estudos mostram que os estímulos mentais desaceleram o progresso de doenças como demência e Alzheimer.

  

Redução do estresse - Quando você se insere em uma nova história diferente da sua, os níveis de estresse que você viveu no dia são diminuídos radicalmente. Uma história bem escrita pode transportá-lo para uma nova realidade, o que vai distraí-lo dos problemas do momento.



Aumento do conhecimento - Tudo o que você lê é enviado para o seu cérebro com uma etiqueta de “novas informações”. Mesmo que elas não pareçam tão essenciais para você agora, em algum momento elas podem ajudá-lo, como em uma entrevista de emprego ou mesmo durante um debate em sala de aula.

  

Expansão de vocabulário - A leitura expõe você a novas palavras que inevitavelmente elas serão incluídas no seu vocabulário. Conhecer um número grande de palavras é importante porque permite que você seja mais articulado em seus discursos, de maneira que até mesmo a sua confiança será impulsionada.



Desenvolvimento da memória - Quando você lê um livro (especialmente os grandes) precisa se lembrar de todos os personagens, seus pontos de vista, o contexto em que cada um está inserido e todos os desvios que a história sofreu. A boa notícia é que você pode utilizar isso a seu favor, fazendo dos livros um treino para a sua memória. Guardar essa quantidade de informações faz com que você esteja mais apto para se lembrar de eventos cotidianos.



Habilidade de pensamento crítico - Já leu um livro que prometia um mistério confuso e acabou por desvendá-lo antes mesmo do meio da história? Isso mostra a sua agilidade de pensamento e suas habilidades de pensamento crítico. Esse tipo de talento também é desenvolvido por meio da leitura. Portanto, quanto mais você lê, mais aumenta sua habilidade de estabelecer conexões.

 

Aumento de foco e concentração - O mundo agitado de hoje faz com que sua atenção seja dividida em várias partes, de modo que manter-se concentrado em apenas uma tarefa torna-se um desafio. Contudo, livros com histórias envolventes são capazes de desligar você do mundo ao redor, fazendo com que sua atenção esteja inteiramente voltada para o que acontece na trama. Embora você não perceba, esse tipo de exercício ajuda você a se concentrar em outras ocasiões, como quando precisa finalizar um projeto urgente.



Habilidades de escrita - Esse tipo de habilidade anda lado a lado com a expansão do seu vocabulário. Assim como a leitura permite a você ser alguém mais articulado na fala, também vai ajuda-lo a colocar com mais clareza os seus pensamentos no papel. Isso vai dar a você a chance de produzir textos com mais qualidade, não apenas de vocabulário, como também correção gramatical e ideias mais ricas.

  

Tranquilidade - O fato de envolver você em uma história e livrá-lo do estresse cotidiano faz do livro uma ótima ferramenta para alcançar a paz interior. Nos momentos de estresse, procure se distrair do que acontece com uma história que atrai seu interesse. Isso vai acalmá-lo e ajudá-lo a melhorar seu humor.



SUGESTÕES DE ATIVIDADES



Entregar o livro para leitura e depois realizar debates e considerações com a classe. O líder pode também marcar capítulos específicos para discussão com os alunos.



Dividir a turma em grupos. Cada grupo poderá relacionar pontos interessantes que observaram na leitura sob um aspecto.



Debater: a Bíblia tem orientações seguras sobre esse tema. O que devemos fazer quando nos deparamos com ideias diferentes daquelas que conhecemos?



Escolher a cena que mais apreciou para dramatizar, caracterizando os personagens.



Alguns temas apresentados no livro poderão ser estudados com o Líder, como o sábado, vida após a morte, o pecado, o plano da salvação, etc.... Para isso, prefira atividades bem dinâmicas. Se possível, escolha um horário definido para aqueles que desejam aprofundar os conhecimentos sobre a Bíblia.



Perguntar sobre o significado da palavra “testemunho”. Como podemos testemunhar da nossa fé? O que motivava os cristãos de antigamente a ter coragem para dar testemunho de sua fé? (Primeiros cristãos, valdenses, etc.). O que sustenta a sua fé?



Elaborar um projeto de testemunho (individual ou coletivo). Individual: o desbravador pode escolher enviar uma mensagem a um amigo ou parente mostrando quanto Deus nos ama. Coletivo: a turma pode escolher um abrigo, asilo ou lar de crianças para passar alguns momentos falando do amor de Deus, cantando e orando por eles.

POSTAGEM MAIS ACESSADAS:

O OBREIRO E A ÉTICA NO PULPITO

O TABERNÁCULO E SUAS MEDIDAS:

EXISTEM 4 TIPOS DE TEMPERAMENTOS! VOCÊ CONHECE SEU TEMPERAMENTO?

PASSOS DA FÉ - Marcos 11:22 - 24

O CRENTE E O USO DA GRAVATA E O PALETÓ!

AGEU - O PROFETA DA CONSTRUÇÃO DO TEMPLO

ETIQUETA E AS BOAS MANEIRAS NO CULTO

ÉTICA DO OBREIRO E O RELACIONAMENTO ENTRE SEUS COLEGAS

ESTATUTO DO CONSELHO DE PASTORES E LÍDERES EVANGÉLICOS DE VARGEM GRANDE PAULISTA - COPLEV