SANTIDADE DA LÍNGUA



Tiago 3:2 - "SE ALGUÉM NÃO TROPEÇA NO FALAR, É PERFEITO VARÃO, CAPAZ DE REFREAR TAMBÉM TODO O CORPO".

É isto o que acontece com a língua: mesmo pequena, ela se gaba de grandes coisas. Vejam como uma grande floresta pode ser incendiada por uma pequena chama! A língua é um fogo. Ela é um mundo de maldade, ocupa o seu lugar no nosso corpo e espalha o mal em todo o nosso ser. Com o fogo que vem do próprio inferno, ela põe toda a nossa vida em chamas. O ser humano é capaz de dominar todas as criaturas e tem dominado os animais selvagens, os pássaros, os animais que se arrastam pelo chão e os peixes.

Mas ninguém ainda foi capaz de dominar a língua... Meus irmãos, isso não deve ser assim (Tiago 3.5-10 - NTLH). De maneira tão direta, Tiago aponta uma das áreas mais desafiadoras da vida: dominar nossas palavras. Em Cristo Jesus fomos feitos santos para uma vida em santidade em todas as áreas, inclusive em nossa comunicação. A Bíblia é muito rica quando trata esse assunto.

Santidade na língua evita falatórios inúteis e mexericos.E TU, Ó TIMÓTEO, GUARDA O QUE TE FOI CONFIADO, EVITANDO OS FALATÓRIOS INÚTEIS E PROFANOS E AS CONTRADIÇÕES DO SABER” - (I Timóteo 6.20). “EVITA DISCUSSÕES INSENSATAS, GENEALOGIAS, CONTENDAS E DEBATES SOBRE A LEI; PORQUE NÃO TÊM UTILIDADE E SÃO FÚTEIS” - (Tito 3.9). “NÃO ANDARÁS COMO MEXERIQUEIRO ENTRE O TEU POVO; NÃO ATENTARÁS CONTRA A VIDA DO TEU PRÓXIMO. EU SOU O SENHOR” - (Levítico 19.16). O mexeriqueiro revela o segredo; portanto, não te metas com quem muito abre os lábios (Provérbios 20.19; 11.13).

Santidade na língua elimina palavras torpes. - "NÃO SAIA DA VOSSA BOCA NENHUMA PALAVRA TORPE, E SIM UNICAMENTE A QUE FOR BOA PARA EDIFICAÇÃO, CONFORME A NECESSIDADE, E, ASSIM, TRANSMITA GRAÇA AOS QUE OUVEM, NEM CONVERSAÇÃO TORPE, NEM PALAVRAS VÃS OU CHOCARRICES, COISAS ESSAS INCONVENIENTES; ANTES, PELO CONTRÁRIO, AÇÕES DE GRAÇAS" (Efésios 4.29; 5.4).

Santidade na língua não murmura.
– “NEM MURMUREIS, COMO ALGUNS DELES MURMURARAM E FORAM DESTRUÍDOS PELO EXTERMINADOR” - (1 Coríntios 10.10). "FAZEI TUDO SEM MURMURAÇÕES NEM CONTENDAS" - (Filipenses 2.14). "OS TAIS SÃO MURMURADORES, SÃO DESCONTENTES, ANDANDO SEGUNDO AS SUAS PAIXÕES. A SUA BOCA VIVE PROPALANDO GRANDES ARROGÂNCIAS; SÃO ADULADORES DOS OUTROS, POR MOTIVOS INTERESSEIROS"  - (Judas 1.16).

Santidade na língua fala a verdade.POR ISSO, DEIXANDO A MENTIRA, FALE CADA UM A VERDADE COM O SEU PRÓXIMO, PORQUE SOMOS MEMBROS UNS DOS OUTROS” - (Efésios 4.25). “SANTIDADE NA LÍNGUA PRODUZ VIDA E SAÚDE. PALAVRAS AGRADÁVEIS SÃO COMO FAVO DE MEL: DOCES PARA A ALMA E MEDICINA PARA O CORPO” - (Provérbios 16.24). “A ANSIEDADE NO CORAÇÃO DO HOMEM O ABATE, MAS A BOA PALAVRA O ALEGRA” - (Provérbios 12.25). “ÁGUAS PROFUNDAS SÃO AS PALAVRAS DA BOCA DO HOMEM, E A FONTE DA SABEDORIA, RIBEIROS TRANSBORDANTES” - (Provérbios 18.4). "Como maçãs de ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo" - (Provérbios 25.11).

Santidade na língua traz livramento
. – “O QUE GUARDA A BOCA E A LÍNGUA GUARDA A SUA ALMA DAS ANGÚSTIAS” - (Provérbios 21.23). “AS PALAVRAS DOS PERVERSOS SÃO EMBOSCADAS PARA DERRAMAR SANGUE, MAS A BOCA DOS RETOS LIVRA HOMENS” - (Provérbios 12.6). “A RESPOSTA BRANDA DESVIA O FUROR, MAS A PALAVRA DURA SUSCITA A IRA” - (Provérbios 15.1). “RECOMENDA ESTAS COISAS. DÁ TESTEMUNHO SOLENE A TODOS PERANTE DEUS, PARA QUE EVITEM CONTENDAS DE PALAVRAS QUE PARA NADA APROVEITAM, EXCETO PARA A SUBVERSÃO DOS OUVINTES” - (2 Timóteo 2.14).

Santidade na língua fala na medida e no tempo certos. - “O HOMEM SE ALEGRA EM DAR RESPOSTA ADEQUADA, E A PALAVRA, A SEU TEMPO, QUÃO BOA É!” - (Provérbios 15.23). “QUEM RETÉM AS PALAVRAS POSSUI O CONHECIMENTO, E O SERENO DE ESPÍRITO É HOMEM DE INTELIGÊNCIA” - (Provérbios 17.27). “TENS VISTO UM HOMEM PRECIPITADO NAS SUAS PALAVRAS? MAIOR ESPERANÇA HÁ PARA O INSENSATO DO QUE PARA ELE” - (Provérbios 29.20). “PORQUE DOS MUITOS TRABALHOS VÊM OS SONHOS, E DO MUITO FALAR, PALAVRAS NÉSCIAS” - (Eclesiastes 5.3).

Santidade na língua agrada ao Senhor. - “AS PALAVRAS DOS MEUS LÁBIOS E O MEDITAR DO MEU CORAÇÃO SEJAM AGRADÁVEIS NA TUA PRESENÇA, SENHOR, ROCHA MINHA E REDENTOR MEU!” - (Salmo 19.14). “DE BOAS PALAVRAS TRANSBORDA O MEU CORAÇÃO. AO REI CONSAGRO O QUE COMPUS; A MINHA LÍNGUA É COMO A PENA DE HABILIDOSO ESCRITOR” - (Salmo 45.1). “ABOMINÁVEIS SÃO PARA O SENHOR OS DESÍGNIOS DO MAU, MAS AS PALAVRAS BONDOSAS LHE SÃO APRAZÍVEIS” - (Provérbios 15.26). “QUER SEJA FALANDO EM PORTUGUÊS, INGLÊS, EM LIBRAS OU EM QUALQUER OUTRA LÍNGUA, SEJAM SANTOS EM TUDO O QUE FIZEREM (FALAREM), ASSIM COMO DEUS, QUE OS CHAMOU, É SANTO” - (1 Pedro 1.15 - NTLH).





FONTE D E INFORMAÇÕES:
Autor: Rodolfo Garcia Montosa

POSTAGEM MAIS ACESSADAS:

O OBREIRO E A ÉTICA NO PULPITO

O TABERNÁCULO E SUAS MEDIDAS:

EXISTEM 4 TIPOS DE TEMPERAMENTOS! VOCÊ CONHECE SEU TEMPERAMENTO?

PASSOS DA FÉ - Marcos 11:22 - 24

O CRENTE E O USO DA GRAVATA E O PALETÓ!

AGEU - O PROFETA DA CONSTRUÇÃO DO TEMPLO

ETIQUETA E AS BOAS MANEIRAS NO CULTO

ÉTICA DO OBREIRO E O RELACIONAMENTO ENTRE SEUS COLEGAS

ESTATUTO DO CONSELHO DE PASTORES E LÍDERES EVANGÉLICOS DE VARGEM GRANDE PAULISTA - COPLEV