Postagens

Mostrando postagens de Fevereiro, 2014

POR QUE NÃO SOMOS BONS OUVINTES?

Imagem
Existem algumas razões pelas quais nãoouvimoseficazmente os outros:
Não aprendemos como ouvir:
Uma pesquisa mostra de que forma dividimos nossa comunicação: 9% escrevendo, 16% lendo, 33% falando e 40%ouvindo.
Mesmo antes de entrarmos na escola, nossos pais trabalham conosco para desenvolver nossas habilidades de escrever, ler e falar. A seguir, durante toda nossa educação fazemos cursos para melhorar estas habilidades básicas.
Além disso, poucas pessoas crescem em um ambiente familiar tendo um bomouvintecomo exemplo. Durante toda nossavidarecebemos feedback positivo quando falamos corretamente ou mostramos nossa sabedoria por algo que dissemos. Contudo, raramente somos elogiados por nossa capacidade deouvir.
No entanto, vemos que cursos deaudiçãosão normalmente parte de treinamentos avançados em comunicação ou psicologia. Essa é uma constatação triste considerando a quantidade de pesquisas que agora estão disponíveis a respeito de valores daaudiçãona construção de relacionamentos eficazes…

OS CINCO ESTÁGIOS DA COMUNICAÇÃO

Imagem
Nunca se falou tanto em crescimento, carreira e aprimoramento profissional como ultimamente. O mercado torna-se cada vez mais exigente, não somente em qualificação, mas essencialmente em relacionamento; tanto que a área de RH obteve um grande crescimento em expressão e importância nas organizações. Mas o que torna esse setor tão essencial?
Simplesmente porque organizações vivem de pessoas, em outras palavras, somos uma comunidade que visa como comum o bem da organização; poderíamos até mudar o significado de RH de "Recursos Humanos" para "Relações Humanas", por ser estas tão necessárias. 

Em todo relacionamento é essencial acomunicação.Vamos analisar alguns estágios dessa comunicação nas organizações.
Estágio 1: COMUNICAÇÃO BÁSICA.Neste estágio está os cumprimentos, a conversação formal, trivial e também superficial. Este nível é executado por todo mundo, quando adentramos na empresa e saudamos pessoas com um "bom dia" ou"olá". Neste nível não se …