FAMÍLIA: O MARIDO E O SEU PAPEL NO LAR, SEGUNDO O PADRÃO BÍBLICO

www.prnatanaelsp.com.br
OBRIGAÇÕES DO MARIDO CRISTÃO:

Respeitar a sua esposa - I Pe 3.7 - DO MESMO MODO VOCÊS, MARIDOS, SEJAM SÁBIOS NO CONVÍVIO COM SUAS MULHERES E TRATEM-NAS COM HONRA, COMO PARTE MAIS FRÁGIL E CO-HERDEIRAS DO DOM DA GRAÇA DA VIDA, DE FORMA QUE NÃO SEJAM INTERROMPIDAS AS SUAS ORAÇÕES.

Agradar a sua esposa - I Co 7.33 - O MARIDO DEVE CUMPRIR OS SEUS DEVERES CONJUGAIS PARA COM A SUA MULHER, E DA MESMA FORMA A MULHER PARA COM O SEU MARIDO.

Reconhecer o seu trabalho - Pv 31.28-30 - SEUS FILHOS SE LEVANTAM E A ELOGIAM; SEU MARIDO TAMBÉM A ELOGIA, DIZENDO: - MUITAS MULHERES SÃO EXEMPLARES, MAS VOCÊ A TODAS SUPERA. - A BELEZA É ENGANOSA, E A FORMOSURA É PASSAGEIRA; MAS A MULHER QUE TEME AO SENHOR SERÁ ELOGIADA.

Ser fiel - Mt 19.5 - E DISSE: POR ESSA RAZÃO, O HOMEM DEIXARÁ PAI E MÃE E SE UNIRÁ À SUA MULHER, E OS DOIS SE TORNARÃO UMA SÓ CARNE?

Coabitar com ela com entendimento - I Pe 3.7 - DO MESMO MODO VOCÊS, MARIDOS, SEJAM SÁBIOS NO CONVÍVIO COM SUAS MULHERES E TRATEM-NAS COM HONRA, COMO PARTE MAIS FRÁGIL E CO-HERDEIRAS DO DOM DA GRAÇA DA VIDA, DE FORMA QUE NÃO SEJAM INTERROMPIDAS AS SUAS ORAÇÕES.

Honrar sua esposa - I Pe 3:7 - DO MESMO MODO VOCÊS, MARIDOS, SEJAM SÁBIOS NO CONVÍVIO COM SUAS MULHERES E TRATEM-NAS COM HONRA, COMO PARTE MAIS FRÁGIL E CO-HERDEIRAS DO DOM DA GRAÇA DA VIDA, DE FORMA QUE NÃO SEJAM INTERROMPIDAS AS SUAS ORAÇÕES.

Ser carinhoso - Pv 5:18 - SEJA BENDITA A SUA FONTE! ALEGRE-SE COM A ESPOSA DA SUA JUVENTUDE. -  Ec 9.9 - DESFRUTE A VIDA COM A MULHER A QUEM VOCÊ AMA, TODOS OS DIAS DESTA VIDA SEM SENTIDO QUE DEUS DÁ A VOCÊ DEBAIXO DO SOL; TODOS OS SEUS DIAS SEM SENTIDO! POIS ESSA É A SUA RECOMPENSA NA VIDA PELO SEU ÁRDUO TRABALHO DEBAIXO DO SOL.

Viver com ela toda a vida - Mt 19:3-9 - ALGUNS FARISEUS APROXIMARAM-SE DELE PARA PÔ-LO À PROVA. E PERGUNTARAM-LHE: É PERMITIDO AO HOMEM DIVORCIAR-SE DE SUA MULHER POR QUALQUER MOTIVO? - (4) ELE RESPONDEU: VOCÊS NÃO LERAM QUE, NO PRINCÍPIO, O CRIADOR OS FEZ HOMEM E MULHER – (5) E DISSE: POR ESSA RAZÃO, O HOMEM DEIXARÁ PAI E MÃE E SE UNIRÁ À SUA MULHER, E OS DOIS SE TORNARÃO UMA SÓ CARNE? – (6) ASSIM, ELES JÁ NÃO SÃO DOIS, MAS SIM UMA SÓ CARNE. PORTANTO, O QUE DEUS UNIU, NINGUÉM O SEPARE. – (7) PERGUNTARAM ELES: ENTÃO, POR QUE MOISÉS MANDOU DAR UMA CERTIDÃO DE DIVÓRCIO À MULHER E MANDÁ-LA EMBORA? – (8) JESUS RESPONDEU: MOISÉS LHES PERMITIU DIVORCIAR-SE DE SUAS MULHERES POR CAUSA DA DUREZA DE CORAÇÃO DE VOCÊS. MAS NÃO FOI ASSIM DESDE O PRINCÍPIO. – (9) EU LHES DIGO QUE TODO AQUELE QUE SE DIVORCIAR DE SUA MULHER, EXCETO POR IMORALIDADE SEXUAL, E SE CASAR COM OUTRA MULHER, ESTARÁ COMETENDO ADULTÉRIO.

Amar a sua esposa - Cl 3:19 - MARIDOS, AMEM SUAS MULHERES E NÃO AS TRATEM COM AMARGURA.

  1. Como ama a si mesmo - Ef 5:28,29 - DA MESMA FORMA, OS MARIDOS DEVEM AMAR AS SUAS MULHERES COMO A SEUS PRÓPRIOS CORPOS. QUEM AMA SUA MULHER, AMA A SI MESMO. - ALÉM DO MAIS, NINGUÉM JAMAIS ODIOU O SEU PRÓPRIO CORPO, ANTES O ALIMENTA E DELE CUIDA, COMO TAMBÉM CRISTO FAZ COM A IGREJA.
  2. Como Cristo amou a igreja - Ef 5:25 - MARIDOS, AMEM SUAS MULHERES, ASSIM COMO CRISTO AMOU A IGREJA E ENTREGOU-SE A SI MESMO POR ELA.

COMO ELE A AMOU?

Com amor eterno - Jo 17:23 - EU NELES E TU EM MIM. QUE ELES SEJAM LEVADOS À PLENA UNIDADE, PARA QUE O MUNDO SAIBA QUE TU ME ENVIASTE, E OS AMASTE COMO IGUALMENTE ME AMASTE.

Sem ser amado - Lc 19:41 - QUANDO SE APROXIMOU E VIU A CIDADE, JESUS CHOROU SOBRE ELA.

Sacrificialmente - Jo 19:1,16-18 - ENTÃO PILATOS MANDOU AÇOITAR JESUS. – (16) FINALMENTE PILATOS O ENTREGOU A ELES PARA SER CRUCIFICADO. ENTÃO OS SOLDADOS ENCARREGARAM-SE DE JESUS. – (17) LEVANDO A SUA PRÓPRIA CRUZ, ELE SAIU PARA O LUGAR CHAMADO CAVEIRA (QUE EM ARAMAICO É CHAMADO GÓLGOTA). – (18) ALI O CRUCIFICARAM, E COM ELE DOIS OUTROS, UM DE CADA LADO DE JESUS.

Profundamente - Jo 15:13 - NINGUÉM TEM MAIOR AMOR DO QUE AQUELE QUE DÁ A SUA VIDA PELOS SEUS AMIGOS.

Voluntariamente - Gn 2:20 - ASSIM O HOMEM DEU NOMES A TODOS OS REBANHOS DOMÉSTICOS, ÀS AVES DO CÉU E A TODOS OS ANIMAIS SELVAGENS. TODAVIA NÃO SE ENCONTROU PARA O HOMEM ALGUÉM QUE O AUXILIASSE E LHE CORRESPONDESSE.

OUTRAS RESPONSABILIDADES DO MARIDO

O marido é o cabeça da casa, da esposa; a mulher precisa aceitar a autoridade do marido, ser submissa. Porém o marido não pode ser autoritário, o seu modelo deve ser de Jesus: Ef 5:23-25 - POIS O MARIDO É O CABEÇA DA MULHER, COMO TAMBÉM CRISTO É O CABEÇA DA IGREJA, QUE É O SEU CORPO, DO QUAL ELE É O SALVADOR. - ASSIM COMO A IGREJA ESTÁ SUJEITA A CRISTO, TAMBÉM AS MULHERES ESTEJAM EM TUDO SUJEITAS A SEUS MARIDOS. - MARIDOS, AMEM SUAS MULHERES, ASSIM COMO CRISTO AMOU A IGREJA E ENTREGOU-SE A SI MESMO POR ELA. ASSIM O MARIDO DEVE CUIDAR DA MANUTENÇÃO DA FAMÍLIA. -  I Tim. 5:8 - SE ALGUÉM NÃO CUIDA DE SEUS PARENTES, E ESPECIALMENTE DOS DE SUA PRÓPRIA FAMÍLIA, NEGOU A FÉ E É PIOR QUE UM DESCRENTE.

O MARIDO DEVE SER O SACERDOTE DO LAR

O marido deve ser guia espiritual da família, devendo estabelecer na mente e coração de sua esposa e filhos a singular importância de ter o altar da família sempre em pé. Deve ser o marido responsável pela manutenção do culto doméstico diário: Ef. 5:26 - PARA SANTIFICÁ-LA, TENDO-A PURIFICADO PELO LAVAR DA ÁGUA MEDIANTE A PALAVRA.

O MARIDO DEVE AMAR A SUA ESPOSA

Quando ele ama a esposa, Deus tem liberdade para criar nela o respeito por ele. O marido não deve poupar esforços no sentido de semear este amor, pois é um mandamento bíblico, Ef 5:25,28,29 - MARIDOS, AMEM SUAS MULHERES, ASSIM COMO CRISTO AMOU A IGREJA E ENTREGOU-SE A SI MESMO POR ELA – (28) DA MESMA FORMA, OS MARIDOS DEVEM AMAR AS SUAS MULHERES COMO A SEUS PRÓPRIOS CORPOS. QUEM AMA SUA MULHER, AMA A SI MESMO. – (29) ALÉM DO MAIS, NINGUÉM JAMAIS ODIOU O SEU PRÓPRIO CORPO, ANTES O ALIMENTA E DELE CUIDA, COMO TAMBÉM CRISTO FAZ COM A IGREJA. O marido deve lembrar que quanto mais ele ama a sua esposa, mais a esposa responde a altura desse amor recebido, respeitando-o e tornando-se cada vez mais submissa.

CARREGAR OS FARDOS DELA

Ajudá-la em tudo, pois, a mulher é mais sensível que o homem: I Pedro 3:7 - DO MESMO MODO VOCÊS, MARIDOS, SEJAM SÁBIOS NO CONVÍVIO COM SUAS MULHERES E TRATEM-NAS COM HONRA, COMO PARTE MAIS FRÁGIL E CO-HERDEIRAS DO DOM DA GRAÇA DA VIDA, DE FORMA QUE NÃO SEJAM INTERROMPIDAS AS SUAS ORAÇÕES.

SER COMPASSIVO

O homem deve ser misericordioso com a esposa, não deve ser dogmático, autoritário e obstinado, mas deve cultivar um espírito de mansidão e sensibilidade com a esposa. Nunca usar linguagem agressiva, evitar gritarias, ira; mas ser compreensível e amigável. Deve louvar sua esposa, nunca zombar da esposa na presença de outras pessoas.

POSTAGEM MAIS ACESSADAS:

O OBREIRO E A ÉTICA NO PULPITO

EXISTEM 4 TIPOS DE TEMPERAMENTOS! VOCÊ CONHECE SEU TEMPERAMENTO?

O TABERNÁCULO E SUAS MEDIDAS:

AGEU - O PROFETA DA CONSTRUÇÃO DO TEMPLO

PASSOS DA FÉ - Marcos 11:22 - 24