POR QUE UM CRISTÃO PRECISA DA IGREJA, E PORQUE É IMPORTANTE FREQÜÊNCIA UMA IGREJA?

www.prnatanaelsp.com.br
Faz necessária uma cuidadosa reflexão teológica a respeito da existência da igreja e sua relevância na vida do cristão. Afinal, a igreja é criação de Deus e não um projeto humano. Portanto, não cabe ao homem defini-la ou adaptá-la às suas pretensões. O teólogo Harry Blamires afirma em seu livro A Mente Cristã que, “como cristão, suas crenças não são suas no sentido de que você tem direitos sobre elas para mexer com o conteúdo nem para jogá-las fora”.

A fé bíblica é indiscutivelmente comunitária. O plano redentor de Deus sempre teve em vista “os povos da Terra” e não indivíduos isolados (Gênesis 12.1-3 - ENTÃO O SENHOR DISSE A ABRÃO: "SAIA DA SUA TERRA, DO MEIO DOS SEUS PARENTES E DA CASA DE SEU PAI, E VÁ PARA A TERRA QUE EU LHE MOSTRAREI. (2) "FAREI DE VOCÊ UM GRANDE POVO, E O ABENÇOAREI. TORNAREI FAMOSO O SEU NOME, E VOCÊ SERÁ UMA BÊNÇÃO. (3) ABENÇOAREI OS QUE O ABENÇOAREM, E AMALDIÇOAREI OS QUE O AMALDIÇOAREM; E POR MEIO DE VOCÊ TODOS OS POVOS DA TERRA SERÃO ABENÇOADOS"). No Novo Testamento, Jesus vem para salvar um povo (Mateus 1.21 - ELA DARÁ À LUZ UM FILHO, E VOCÊ DEVERÁ DAR-LHE O NOME DE JESUS, PORQUE ELE SALVARÁ O SEU POVO DOS SEUS PECADOS) e congregá-lo na igreja que surgiria ao final do seu ministério (Mateus 16.18 - E EU LHE DIGO QUE VOCÊ É PEDRO, E SOBRE ESTA PEDRA EDIFICAREI A MINHA IGREJA, E AS PORTAS DO HADES NÃO PODERÃO VENCÊ-LA). Essa igreja já aparece entre os gentios em Antioquia (Atos 11.26 - E, QUANDO O ENCONTROU, LEVOU-O PARA ANTIOQUIA. ASSIM, DURANTE UM ANO INTEIRO BARNABÉ E SAULO SE REUNIRAM COM A IGREJA E ENSINARAM A MUITOS. EM ANTIOQUIA, OS DISCÍPULOS FORAM PELA PRIMEIRA VEZ CHAMADOS CRISTÃOS) onde os seus membros recebem o nome de “cristãos”. Em seguida, essa comunidade dos santos se espalha por todo o mundo conhecido na época.

A Bíblia, pois, desconhece uma religião solitária. “Ninguém pode reconciliar-se com Deus sem estar reconciliado com o povo de Deus” escreveu o professor de Teologia Bruce Milne. Portanto, O cristão precisa da igreja, pois a doutrina da salvação está assim indissoluvelmente ligada à doutrina da igreja. Em seu livro Fundamentos da Teologia da Igreja, Carlos Caldas diz que “um cristão desvinculado de uma comunidade de fé não é cristão, ou seja, não existe cristianismo sem igreja”.

O cristão precisa da igreja, pois ela é valiosa para Deus uma vez que “... Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela” (Efésios 5.25 - MARIDOS, AMEM SUAS MULHERES, ASSIM COMO CRISTO AMOU A IGREJA E ENTREGOU-SE A SI MESMO POR ELA). A igreja, diz a Bíblia, era um mistério que esteve oculto dos séculos e das gerações e que foi manifestada somente pela vinda de Cristo (Colossenses 1.24-27 - AGORA ME ALEGRO EM MEUS SOFRIMENTOS POR VOCÊS, E COMPLETO NO MEU CORPO O QUE RESTA DAS AFLIÇÕES DE CRISTO, EM FAVOR DO SEU CORPO, QUE É A IGREJA. (25) DELA ME TORNEI MINISTRO DE ACORDO COM A RESPONSABILIDADE POR DEUS A MIM ATRIBUÍDA DE APRESENTAR-LHES PLENAMENTE A PALAVRA DE DEUS, (26) O MISTÉRIO QUE ESTEVE OCULTO DURANTE ÉPOCAS E GERAÇÕES, MAS QUE AGORA FOI MANIFESTADO A SEUS SANTOS. (27) A ELES QUIS DEUS DAR A CONHECER ENTRE OS GENTIOS A GLORIOSA RIQUEZA DESTE MISTÉRIO, QUE É CRISTO EM VOCÊS, A ESPERANÇA DA GLÓRIA.). E o apóstolo Paulo diz que apenas aos cristãos em comunidade foi dado o privilégio de conhecer a riqueza da glória desse mistério.

O cristão precisa da igreja, pois ela é o instrumento de ensino, disciplina, correção e edificação mútua que Deus instituiu (Colossenses 3.16 - HABITE RICAMENTE EM VOCÊS A PALAVRA DE CRISTO; ENSINEM E ACONSELHEM-SE UNS AOS OUTROS COM TODA A SABEDORIA, E CANTEM SALMOS, HINOS E CÂNTICOS ESPIRITUAIS COM GRATIDÃO A DEUS EM SEUS CORAÇÕES). Mateus 18.15-20 normatiza como se devem tratar os problemas de relacionamento dentro da igreja. Aliás, quando o versículo 20 conclui dizendo que Jesus está presente onde dois ou três se reúnem em Seu nome, é no contexto da igreja que isso acontece e não fora dela, como alguns gostariam.

O cristão precisa da igreja, pois ela é o ambiente para a prática do amor que se expressa no serviço de uns para com os outros. Deus é amor (1 João 4.8 - QUEM NÃO AMA NÃO CONHECE A DEUS, PORQUE DEUS É AMOR) e importa que seus filhos amem-se até o ponto de dar a própria vida pelo seu irmão (1 João 3.16 - NISTO CONHECEMOS O QUE É O AMOR: JESUS CRISTO DEU A SUA VIDA POR NÓS, E DEVEMOS DAR A NOSSA VIDA POR NOSSOS IRMÃOS). No Novo Testamento encontramos 25 mandamentos de caráter recíprocos que, como ensina o pastor Carlos Alberto Bezerra, “somente serão viáveis nos relacionamentos interpessoais”.

O cristão precisa da igreja, pois ela é o espaço onde os dons devem se manifestar “com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, par a edificação do corpo de Cristo.” (Efésios 4.12 - COM O FIM DE PREPARAR OS SANTOS PARA A OBRA DO MINISTÉRIO, PARA QUE O CORPO DE CRISTO SEJA EDIFICADO). A distribuição de dons e a capacitação para o ministério que Deus confere a cada cristão, só faz sentido no contexto da igreja. É a ideia da unidade orgânica da igreja que Paulo deixou claro em sua primeira carta aos Coríntios, capítulo 12.

O cristão precisa da igreja, pois ela é o lugar estabelecido por Jesus para que seus discípulos se reúnam regularmente para comer o pão e beber o vinho em Sua memória. (Lucas 22.19-20 - TOMANDO O PÃO, DEU GRAÇAS, PARTIU-O E O DEU AOS DISCÍPULOS, DIZENDO: "ISTO É O MEU CORPO DADO EM FAVOR DE VOCÊS; FAÇAM ISTO EM MEMÓRIA DE MIM". (20) DA MESMA FORMA, DEPOIS DA CEIA, TOMOU O CÁLICE, DIZENDO: "ESTE CÁLICE É A NOVA ALIANÇA NO MEU SANGUE, DERRAMADO EM FAVOR DE VOCÊS). E Paulo acrescenta outras instruções a fim de que a celebração da ceia do Senhor pelos cristãos reunidos na igreja seja “para melhor e não para pior” (1 Coríntios 11.17-34). A igreja é identificada como corpo e noiva de Cristo. Assim, pertence a Ele aquele que pertence à igreja.

É verdade que a igreja institucional cometeu erros ao longo da sua história e ainda hoje os comete. Ela não é perfeita e, como diz o pastor Augustus Nicodemus, “continuará dessa forma enquanto formos membros dela”. Ainda assim, o cristão precisa da igreja, da pregação do Evangelho que se faz ali, da disciplina, da comunhão, dos sacramentos, dos cultos regulares, da comunidade dos santos. Não existe carreira solo no cristianismo.

É preciso fazer parte da igreja organizada com os demais irmãos, e não abandoná-la  nos alertou o escritor de Hebreus 10.25 - NÃO DEIXEMOS DE REUNIR-NOS COMO IGREJA, SEGUNDO O COSTUME DE ALGUNS, MAS ENCORAJEMO-NOS UNS AOS OUTROS, AINDA MAIS QUANDO VOCÊS VÊEM QUE SE APROXIMA O DIA). A igreja é tão fundamental para o cristão que Paulo a chamou de “coluna e baluarte da verdade” (1 Timóteo 3.15 - MAS, SE EU DEMORAR, SAIBA COMO AS PESSOAS DEVEM COMPORTAR-SE NA CASA DE DEUS, QUE É A IGREJA DO DEUS VIVO, COLUNA E FUNDAMENTO DA VERDADE). E, para finalizar, lembrando uma verdade do Antigo Testamento, é na reunião fraternal dos irmãos que Deus ordena a sua bênção e a vida para sempre (Salmo 133).

PORQUE É IMPORTANTE A FREQÜÊNCIA À IGREJA?

A Bíblia nos diz que precisamos ir à igreja para que possamos adorar a Deus com   outros crentes e ser instruídos em Sua Palavra para nosso crescimento espiritual:

Atos 2:42 - ELES SE DEDICAVAM AO ENSINO DOS APÓSTOLOS E À COMUNHÃO, AO PARTIR DO PÃO E ÀS ORAÇÕES.

Hebreus 10:25 - NÃO DEIXEMOS DE REUNIR-NOS COMO IGREJA, SEGUNDO O COSTUME DE ALGUNS, MAS ENCORAJEMO-NOS UNS AOS OUTROS, AINDA MAIS QUANDO VOCÊS VÊEM QUE SE APROXIMA O DIA.

A igreja é o lugar onde os crentes podem amar uns aos outros (I João 4:12 - NINGUÉM JAMAIS VIU A DEUS; SE NOS AMARMOS UNS AOS OUTROS, DEUS PERMANECE EM NÓS, E O SEU AMOR ESTÁ APERFEIÇOADO EM NÓS.), exortar uns aos outros (Hebreus 3:13 - PELO CONTRÁRIO, ENCORAJEM-SE UNS AOS OUTROS TODOS OS DIAS, DURANTE O TEMPO QUE SE CHAMA "HOJE", DE MODO QUE NENHUM DE VOCÊS SEJA ENDURECIDO PELO ENGANO DO PECADO), “estimular” uns aos outros (Hebreus 10:24 - E CONSIDEREMO-NOS UNS AOS OUTROS PARA INCENTIVAR-NOS AO AMOR E ÀS BOAS OBRAS), servir uns aos outros (Gálatas 5:13 - IRMÃOS, VOCÊS FORAM CHAMADOS PARA A LIBERDADE. MAS NÃO USEM A LIBERDADE PARA DAR OCASIÃO À VONTADE DA CARNE; PELO CONTRÁRIO, SIRVAM UNS AOS OUTROS MEDIANTE O AMOR), instruir uns aos outros (Romanos 15:14 - MEUS IRMÃOS, EU MESMO ESTOU CONVENCIDO DE QUE VOCÊS ESTÃO CHEIOS DE BONDADE E PLENAMENTE INSTRUÍDOS, SENDO CAPAZES DE ACONSELHAR-SE UNS AOS OUTROS), honrar uns aos outros (Romanos 12:10 - DEDIQUEM-SE UNS AOS OUTROS COM AMOR FRATERNAL. PREFIRAM DAR HONRA AOS OUTROS MAIS DO QUE A SI PRÓPRIOS) e ser bondosos e misericordiosos uns com os outros (Efésios 4:32 - SEJAM BONDOSOS E COMPASSIVOS UNS PARA COM OS OUTROS, PERDOANDO-SE MUTUAMENTE, ASSIM COMO DEUS PERDOOU VOCÊS EM CRISTO).   

Quando alguém confia em Jesus Cristo para salvação, é feito membro do Corpo de Cristo (I Coríntios 12:27 - ORA, VOCÊS SÃO O CORPO DE CRISTO, E CADA UM DE VOCÊS, INDIVIDUALMENTE, É MEMBRO DESSE CORPO.). Para que o corpo da igreja funcione corretamente, todas as “partes do corpo” precisam estar presentes (I Coríntios 12:14-20 - O CORPO NÃO É COMPOSTO DE UM SÓ MEMBRO, MAS DE MUITOS. – (15) SE O PÉ DISSER: "PORQUE NÃO SOU MÃO, NÃO PERTENÇO AO CORPO", NEM POR ISSO DEIXA DE FAZER PARTE DO CORPO. (16) E SE O OUVIDO DISSER: "PORQUE NÃO SOU OLHO, NÃO PERTENÇO AO CORPO", NEM POR ISSO DEIXA DE FAZER PARTE DO CORPO. (17) SE TODO O CORPO FOSSE OLHO, ONDE ESTARIA A AUDIÇÃO? SE TODO O CORPO FOSSE OUVIDO, ONDE ESTARIA O OLFATO? (18) DE FATO, DEUS DISPÔS CADA UM DOS MEMBROS NO CORPO, SEGUNDO A SUA VONTADE. (19) SE TODOS FOSSEM UM SÓ MEMBRO, ONDE ESTARIA O CORPO? (20) ASSIM, HÁ MUITOS MEMBROS, MAS UM SÓ CORPO.).


Da mesma forma, um crente nunca alcançará completa maturidade espiritual sem a ajuda e encorajamento de outros crentes (I Coríntios 12:21-26 - O OLHO NÃO PODE DIZER À MÃO: NÃO PRECISO DE VOCÊ!  NEM A CABEÇA PODE DIZER AOS PÉS: NÃO PRECISO DE VOCÊS! (22) PELO CONTRÁRIO, OS MEMBROS DO CORPO QUE PARECEM MAIS FRACOS SÃO INDISPENSÁVEIS, (23) E OS MEMBROS QUE PENSAMOS SEREM MENOS HONROSOS, TRATAMOS COM ESPECIAL HONRA. E OS MEMBROS QUE EM NÓS SÃO INDECOROSOS SÃO TRATADOS COM DECORO ESPECIAL, (24) ENQUANTO OS QUE EM NÓS SÃO DECOROSOS NÃO PRECISAM SER TRATADOS DE MANEIRA ESPECIAL. MAS DEUS ESTRUTUROU O CORPO DANDO MAIOR HONRA AOS MEMBROS QUE DELA TINHAM FALTA, (25) A FIM DE QUE NÃO HAJA DIVISÃO NO CORPO, MAS, SIM, QUE TODOS OS MEMBROS TENHAM IGUAL CUIDADO UNS PELOS OUTROS. (26) QUANDO UM MEMBRO SOFRE, TODOS OS OUTROS SOFREM COM ELE; QUANDO UM MEMBRO É HONRADO, TODOS OS OUTROS SE ALEGRAM COM ELE.). Por estes motivos, a frequência à igreja, a participação e a fraternidade devem ser aspectos regulares da vida de um crente. A frequência semanal à igreja não é obrigação para os crentes, mas alguém que confiou em Cristo deve ter um desejo de adorar a Deus, aprender Sua Palavra e ter comunhão com outros crentes.

PORQUE IR À IGREJA QUANDO VOCÊ PODE ASSISTIR O CULTO ONLINE OU NA TELEVISÃO?

Com o crescimento das transmissões de cultos de várias igrejas pela internet e televisão, e a comodidade de se assistir às pregações de casa, um questionamento que acaba surgindo entre alguns cristãos é sobre a necessidade de estar presente fisicamente nos cultos.

Ao ficar em casa, o cristão possivelmente perderá o que Deus quer fazer através dele e para ele. O cristão não deve subestimar a importância de sua presença.

No Novo Testamento não se sabe nada sobre um cristão que não está ligado a uma igreja. Seus dons, habilidades, ideias, serviços, liderança, recursos, amor tudo o que você tem a oferecer é uma parte crucial para uma congregação próspera.

Comparando a igreja ao corpo humano, como organismo vivo, o membro ou órgão não sobrevive sozinho se retirado do corpo. Você removeu o seu pâncreas ou o esôfago ou o seu braço esquerdo, quando estão fora de seu corpo eles deixam de viver. 

Apesar de ressaltar a importância da vida em comunidade para o cristão, as transmissões de cultos pela internet e televisão, como uma forma de alcançar as pessoas solitárias e isoladas do mundo e que não estão prontas para entrarem em uma igreja física. Para essas pessoas, a internet e a televisão é uma ponte importante para que venham dar um passo a Cristo.

POSTAGEM MAIS ACESSADAS:

O OBREIRO E A ÉTICA NO PULPITO

O TABERNÁCULO E SUAS MEDIDAS:

EXISTEM 4 TIPOS DE TEMPERAMENTOS! VOCÊ CONHECE SEU TEMPERAMENTO?

PASSOS DA FÉ - Marcos 11:22 - 24

AGEU - O PROFETA DA CONSTRUÇÃO DO TEMPLO