PRODUZINDO FRUTO PARA SE TORNAR DISCÍPULO DE JESUS!

www.prnatanaelsp.com.br
O QUE É O FRUTO DO ESPÍRITO ?

São Virtudes e Qualidades manifestadas pelo Espírito Santo na Personalidade do Crente. Elas são resultado das características que havia em Cristo (II Co. 4:10, 11 - TRAZEMOS SEMPRE EM NOSSO CORPO O MORRER DE JESUS, PARA QUE A VIDA DE JESUS TAMBÉM SEJA REVELADA EM NOSSO CORPO. POIS NÓS, QUE ESTAMOS VIVOS, SOMOS SEMPRE ENTREGUES À MORTE POR AMOR A JESUS, PARA QUE A SUA VIDA TAMBÉM SE MANIFESTE EM NOSSO CORPO MORTAL.), e que foram introduzidas na vida do pecador que se arrepende através da regeneração.

LITERALMENTE FALANDO - É a linda, calma e sempre progressiva manifestação por meio da conduta, até à idade avançada.

Sl. 92:14 - NA VELHICE DARÃO AINDA FRUTOS, SERÃO CHEIOS DE SEIVA E DE VERDOR.

Seiva - Vigor, Energia, Sangue.
Verdor - Qualidade, propriedade ou estado do que é verde. (prudente).

CONCEITO TEOLÓGICO:

Vejamos os diferentes aspectos desse conceito:

Maturação - A palavra Fruto - Grego – KARPÓS - Significa maturação, e junto a palavra Espírito, significa: Conjunto de virtudes amadurecidas como resultado da comunhão constante com o Senhor Jesus.

Unidade - Fruto e não frutos.  A palavra ocorre no singular, significando uma unidade de virtudes. Ou seja: São nove virtudes que fazem parte de um todo que precisa ser amadurecidos (II Pe. 1:4-8 - POR INTERMÉDIO DESTAS ELE NOS DEU AS SUAS GRANDIOSAS E PRECIOSAS PROMESSAS, PARA QUE POR ELAS VOCÊS SE TORNASSEM PARTICIPANTES DA NATUREZA DIVINA E FUGISSEM DA CORRUPÇÃO QUE HÁ NO MUNDO, CAUSADA PELA COBIÇA. (5) POR ISSO MESMO, EMPENHEM-SE PARA ACRESCENTAR À SUA FÉ A VIRTUDE; À VIRTUDE O CONHECIMENTO; (6) AO CONHECIMENTO O DOMÍNIO PRÓPRIO; AO DOMÍNIO PRÓPRIO A PERSEVERANÇA; À PERSEVERANÇA A PIEDADE; (7) À PIEDADE A FRATERNIDADE; E À FRATERNIDADE O AMOR. (8) PORQUE, SE ESSAS QUALIDADES EXISTIREM E ESTIVEREM CRESCENDO EM SUAS VIDAS, ELAS IMPEDIRÃO QUE VOCÊS, NO PLENO CONHECIMENTO DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, SEJAM INOPERANTES E IMPRODUTIVOS) .

ORIGEM - Tudo vem de Deus. – Tg. 1:17 - TUDO DE BOM QUE RECEBEMOS E TUDO O QUE É PERFEITO VÊM DO CÉU, VÊM DE DEUS, O CRIADOR DAS LUZES DO CÉU.  ELE NÃO MUDA, NEM VARIA DE POSIÇÃO, O QUE CAUSARIA A ESCURIDÃO.

CARÁTER - Aquilo que distingui moralmente uma pessoa de outra; Íntegro; Expressão ajustada; Honradez.

Diz o autor do Livro “DISPLINAS DO HOMEM CRISTÃO – R.Kent Hughes” – Que o Caráter do homem está na INTEGRIDADE, na LINGÜA  (dom de língua afiada) e no TRABALHO.

Integridade - vem do LATIM - Significa INTEGRALIZAR, TOTALIDADE, PERFEIÇÃO. (Salmo 15  celebra a perfeição de um homem íntegro).

AS 09 VIRTUDES DO FRUTO        

Não se pode falar em “FRUTOS DO ESPÍRITO”, a palavra “frutos” no plural, posto que, somente existe um único FRUTO DO ESPIRITO QUE SE CHAMA  “A M O R”, todas as “09” virtudes  Registrada em “Gl. 5.22” estão ligados ao AMOR ou CARIEDADE:

Caridade - Grego – ÁGAPE - É o AMOR ao próximo, isto é o amor divino repartido entre os homens.  È o amor espontâneo, que nos leva a amar até os próprios inimigo (Mt. 5:43-48).

Gozo - Grego – CHARA - É o AMOR se alegrando. Felicidade no Espírito (Atos 5:41, 42) mesmo diante de tribulações.

Paz - Grego – EIRENE - É o AMOR descansando. Tranqüilidade da alma, independente das circunstâncias.

Longanimidade - Grego – MAKROTHUMIA - É o AMOR sendo tolerante, paciência (II Pe. 3:9); um dos atributo de Deus.

Benignidade - Grego – CHRESTOLES - É o AMOR mostrando compaixão (bondoso), isto é, gentileza de espírito excelência de caráter que trata os outros, desejando-lhes o bem (Ef. 4:32).

Bondade - Grego – AGATHOSUME - É o AMOR em ação como resultado de um coração íntegro e reto, isto é, a verdadeira prática do bem (Gl. 6:10). 

-  Grego – PISTIS - É o AMOR confiando com Fidelidade; alguns traduzem esta palavra por fidelidade.  A Fé distinta da fidelidade será uma Fé morta (Tg. 2:14-16).

Mansidão -  Grego – PAUTES - É o AMOR equilibrado, moderado que nos conserva pacíficos, serenos e brandos, sem alterações, mesmo diante de fatos desagradáveis.

Temperança -  Grego – EGKRATEIA - É o AMOR índole controlada. É a capacidade espiritual de autocontrolar-se. É o equilíbrio, é o freio de nossa vida, dos nossos atos (I Co. 6:12) e palavras (Cl. 4:6).

PRODUZINDO FRUTO

ÁRVORE - É um símbolo de Vida, frutificação e prosperidade.  Jesus comparou a sua vida a uma videira, Beneficiando a todos que estão Nele inseridos.  É fundamental ser cheio do Espírito Santo para participar de todas as bênçãos conquistadas por Cristo na Cruz do Calvário.

Há um  trecho da Bíblia que nos condena profundamente.  Ele envolve uma grande e terrível responsabilidade que nenhum verdadeiro discípulo de Jesus Cristo pode ignorar. Jesus disse:

João 15:2, 5, 6 - “TODO RAMO EM MIM QUE NÃO DÁ FRUTO, ELE O CORTA, E TODO RAMO QUE PRODUZ FRUTO ELE O PODA, PARA QUE PRODUZA MAIS FRUTO AINDA.  SE ALGUÉM PERMANECE EM MIM, E EU NELE, ESSE DÁ MUITO FRUTO; SEM MIM NADA PODEIS FAZER.  SE ALGUÉM NÃO PERMANECER EM MIM, SERÁ LANÇADO FORA  COMO O RAMO, E SECARÁ; TAIS RAMOS SÃO APANHADOS, LANÇADOS NO FOGO E SE QUEIMAM’.
                                                                              
Tenho lido e relido essas poderosas palavras de Cristo, e não posso escapar ao seu poder condenatório.  O Espírito Santo convenceu-me da importância de entender essas palavras de Jesus.

Observando uma ADVERTÊNCIA ASSUSTADORA, exposta por nosso Senhor. - Jo. 15:1, 2 - “MEU PAI É O AGRICULTOR... TODO RAMO EM MIM QUE NÃO DÁ FRUTO, ELE O CORTA”.

Esta questão do cristão produzir fruto não é opcional em nosso trato com Deus.  ELE VIGIA SUA VIDEIRA e TODOS OS RAMOS NELA ENXERTADOS, com GRANDE ZELO e INTERESSE.

Com paciência ele espera que os ramos dêem fruto. ELE ESTÁ AO LADO DELA COM UMA TESOURA DE PODAR NA MÃO, VIGIANDO com AMOR a mais leve EVIDÊNCIA de CORRUPÇÃO, PRAGA ou DOENÇA que possa impedir o CRESCIMENTO.

Sem fruto é Impossível HONRAR e GLORIFICAR A DEUS – ou ser um VERDEIRO DISCIPULO DE CRISTO.

João 15:8 - NISTO É GLORIFICADO MEU PAI, EM QUE DEIS MUITO FRUTO; E ASSIM VOS TORNEIS MEUS DISCIPULOS.

Dar fruto é de Grande importância para agradar a Deus – e realizar nossa missão em Cristo – PARA TER NOSSAS ORAÇÕES e PETIÇÕES RESPONDIDAS.

Jesus Disse - “João 15:16 - NÃO FOSTES VÓS QUE ME ESCOLHESTES A MIM, MAS FUI EU QUE VOS ESCOLHI, E VOS DESIGNEI PARA QUE VADES E DEIS FRUTOS, E O VOSSO FRUTO PERMANEÇA; A FIM DE QUE TUDO O QUE EM MEU NOME PEDIRDES AO PAI, ELE VOS CONSCEDA”.

FRUTO OU FOGO

Pode parecer desagradável ao Ouvido, mas a verdade é – a mensagem aqui é DAR FRUTO OU SER LANÇADO NO FOGO! – DAR FRUTO OU SER CORTADO DA VIDEIRA! – DAR FRUTO OU SER LEVADO EMBORA PARA SECAR E MORRER!

Os Lideres da falsa segurança podem tentar explicar satisfatoriamente as penetrantes advertências que Jesus nos faz aqui; mas recuso-me a mudar uma única palavra do que Jesus declarou de maneira clara. Não se pode escapar da pré-advertência de nosso Senhor.

João 15:2 - TODO RAMO EM MIM QUE NÃO DÁ FRUTO, ELE CORTA.

Pode alguém tentar destorcer está mensagem dizendo: “Se forem cortados da vide, na verdade não estavam ligados a ela! Fingia estar em Cristo”.  Mas Jesus esta falando “RAMOS EM MIM”, São participantes da seiva que está na videira.

Mateus 21:19 - JESUS VIU UM FIGUEIRA, DIRIGIU-SE A ELA, MAS NÃO ACHOU NELA SENÃO FOLHAS. E DISSE: NUNCA MAIS NASÇA FRUTO DE TI.  E A FIGUEIRA SECOU IMEDIATAMENTE”.

Jesus viu o que nenhum Olho humano podia ver – A PRAGA CANCEROSA SOB A FOLHA – DOENÇA POR BAIXO DA CASCA – FORÇA ESPALHADORA DA MORTE QUE HAVIA NELA.  Ele não amaldiçoou a vida decadente daquela árvore, mas a morte que operava nela.

Seu Pai viu que não adiantava podar a figueira, não adiantava recupera-la, porque a CORRUPÇÃO e a MORTE predominavam.  Seus ramos foram amaldiçoados a uma morte de secagem – para terminar no Fogo.

Assim também o nosso Deus e Pai aproxima de nós, dia após dia, e a  pergunta é:

ONDE ESTÁ O FRUTO DO PAI?
ONDE ESTÁ O MUITO FRUTO QUE VOCÊ DEVERIA PRODUZIR PARA A SUA GLORIA?

Se dar fruto é sinônimo de verdadeiro discípulo – Se dar fruto traz glória a Deus, e muito fruto mais glória ainda – Se ser estéril, infrutífero, traz sobre mim a faça do Agricultor – Se eu não produzir fruto poderei ser cortado, lançado fora como ramo, seco e espiritualmente morto.

ENTÃO QUERO SABER QUE FRUTO É ESTE!  QUERO EFETUAR CADA MUDANÇA EM MINHA VIDA QUE SE FAÇA NECESSARIA PARA PRODUZIR-LO!  QUERO QUE SEJA REMOVIDO TODO OBSTÁCULO QUE IMPEÇA O ESPIRITO SANTO DE EXPURGAR TODOS OS SINAIS DE PRAGA ESPIRITUAL, APATIA, CORRUPÇÃO!

QUAL É O FRUTO QUE O RAMO DEVE PRODUZIR?

A resposta está em Filipenses 1:11 - “CHEIOS DO FRUTO DE JUSTIÇA, O QUAL É MEDIANTE JESUS CRISTO, PARA A GLÓRIA E LOUVOR DE DEUS”.

Aqui Paulo ajuda a esclarecer a passagem que se encontra em João – É DEUS DE JUSTIÇA ESPERANDO EM SEU POVO!  SANTIDADE É O FRUTO QUE GLORIFICA AO PAI!  Quão diferente é nosso conceito de FRUTÍFERO.  Temos sido levados a crer que fruto é SUCESSO, RESULTADOS, MAIS CONVERTIDOS, IGREJAS MAIORES, FINANÇAS SEMPRE EM EXPANSÃO E PROSPERIDADE SEM FIM.

Na realidade, produzir fruto tem que ver com AQUILO QUE NOS TORNAMOS, e não apenas com o que estamos fazendo.  A Bíblia deixa muito claro que muitos terão grandes resultados – tendo sucesso em expulsar demônios, curar enfermos, realizar grandes obrar em nome de Deus.  Mas Deus vê isto como esterilidade, INFERTILIDADE, quando o pecado e o orgulho reinam no coração.
        
ESTOU DANDO FRUTO QUANDO NADA HÁ QUE IMPEÇA A SEIVA DA VIDA DE CRISTO EM MIM! Era isso que Jesus tinha em mente quando disse: Jo. 15:3 - “VÓS JÁ ESTAIS LIMPOS, POR CAUSA DA PALAVRA QUE VOS TENHO FALADO”.
        
O que ele diz é isto:  “Porque vocês creram na minha palavra, tremeram por causa dela, deixando-a revelar cada segredo oculto, trazendo à luz cada coisa escura, permitindo que a Palavra de Deus purgue você – OS OBSTÁCULOS TODOS DESAPARECERAM!”.

CONCLUSÃO:

Quando falta o fruto do Espírito (Gl. 5.22,23) na vida do Crente, ele apresenta um estado de Imaturidade espiritual (I Cor. 3.1-3).  O uso do DOM é prejudicado

O Cristão que ama de fato ao Senhor deve parar e deixar que esta palavra penetre profundamente!  Quanto mais fruto de santidade demonstrado em nós – quanto mais da plenitude de Cristo revelada em nós – tanto mais inclinados nos tornamos para as coisas do alto – TANTO MAIS DA VIDA DE CRISTO TOCARÁ AQUELES COM OS QUAIS CONVIVEMOS.


Quero ser assim – VERDE, CHEIO DA VIDA DE CRISTO QUE PRODUZ FRUTO – UM CANAL DE VIDA PARA TODOS QUANTOS ESTÃO DENTRO DO CÍRCULO DE MEU MINISTÉRIO E INFLUÊNCIA.  A Palavra diz: “QUE O VOSSO FRUTO PERMANEÇA”, isto quer dizer – QUE VOCÊ SEJA SEMPRE PRODUTIVO!  QUE PERMANECERÁ NA SEIVA DE CRISTO – SEM NENHUM EMPECILHO!  Isso significa que todos os que estão com você continuarão crescendo em Cristo.

POSTAGEM MAIS ACESSADAS:

O OBREIRO E A ÉTICA NO PULPITO

O TABERNÁCULO E SUAS MEDIDAS:

EXISTEM 4 TIPOS DE TEMPERAMENTOS! VOCÊ CONHECE SEU TEMPERAMENTO?

PASSOS DA FÉ - Marcos 11:22 - 24

AGEU - O PROFETA DA CONSTRUÇÃO DO TEMPLO

O CRENTE E O USO DA GRAVATA E O PALETÓ!

ÉTICA DO OBREIRO E O RELACIONAMENTO ENTRE SEUS COLEGAS

ETIQUETA E AS BOAS MANEIRAS NO CULTO

ESTATUTO DO CONSELHO DE PASTORES E LÍDERES EVANGÉLICOS DE VARGEM GRANDE PAULISTA - COPLEV