Postagens

Mostrando postagens de Março, 2015

SUPERANDO A CRISE CONJUGAL, SEGUNDO O PADRÃO BÍBLICO!

Imagem
Primeiramente passo é distinguir os sintomas da crise; Toda enfermidade se detecta por seus sintomas. Quando surgem dificuldades na convivência, relacionamento e intimidade do matrimônio, significa que algo vai mal.
SUPERANDO AS FALHAS DO PASSADO
As falhas na vida conjugal, serão apagadas, quando ocorre o perdão.
Após ser perdoado devem juntos confessarem a Deus todos estes pecados.
O perdão divino, ocorre após o perdão humano - Mateus 6.14 – “POIS SE PERDOAREM AS OFENSAS UNS DOS OUTROS, O PAI CELESTIAL TAMBÉM LHES PERDOARÁ”.
Depois é só reiniciar uma nova vida, aplicando no dia a dia - Filipenses 3.13 – “IRMÃOS, NÃO PENSO QUE EU MESMO JÁ O TENHA ALCANÇADO, MAS UMA COISA FAÇO: ESQUECENDO-ME DAS COISAS QUE FICARAM PARA TRÁS E AVANÇANDO PARA AS QUE ESTÃO ADIANTE”.
QUAIS SÃO OS SINTOMAS MAIS COMUNS?
Silêncio, falta comunicação, (diminuição do diálogo); Descontente com tudo, (nada agrada); Desinteresse pelas coisas do lar e do casamento; Discussões e gritarias sem motivos, (irritabilidade); Cr…

CASAMENTO: MARCAS PROFUNDA DE RELACIONAMENTO CONJUGAL

Imagem
O casamento envolve um relacionamento tríplice: Físico, emocional e espiritual. 
ASPECTO FÍSICO 
Atração natural, na verdade quando o Senhor faz de alguém um irmão ou uma irmã na fé, a questão da atração física não está envolvida, mas, na união pelo casamento surge esta consideração. 
ASPECTO DA ALMA 
Emocionalmente o casamento é almas que se apegam, mas, individualmente são diferentes na: visão, natureza, caráter e na educação. Por esta razão a unificação gera conflitos e precisa ser administrados. 
FATORES IMPORTANTES RELACIONADOS COM A NATUREZA OU CARÁTER 
A atração natural ou física é temporária, enquanto a natureza de cada um é mais permanente. É evidente que o amor entre os incrédulos tem sua base na atração física, carnal, é o amor Eros. Quem constrói sua vida conjugal nesta base o risco é inevitável, pois o casamento por certo está edificado sobre uma base frágil, vulnerável. 
DISPARIDADE DA NATUREZA (ORGANIZADO OU DESORDEIRO) 
Exemplo: Pessoa excessivamente ordeira (perfeccionist…

FAMÍLIA: O MARIDO E O SEU PAPEL NO LAR, SEGUNDO O PADRÃO BÍBLICO

Imagem
OBRIGAÇÕES DO MARIDO CRISTÃO:
Respeitar a sua esposa - I Pe 3.7 - DO MESMO MODO VOCÊS, MARIDOS, SEJAM SÁBIOS NO CONVÍVIO COM SUAS MULHERES E TRATEM-NAS COM HONRA, COMO PARTE MAIS FRÁGIL E CO-HERDEIRAS DO DOM DA GRAÇA DA VIDA, DE FORMA QUE NÃO SEJAM INTERROMPIDAS AS SUAS ORAÇÕES.
Agradar a sua esposa - I Co 7.33 - O MARIDO DEVE CUMPRIR OS SEUS DEVERES CONJUGAIS PARA COM A SUA MULHER, E DA MESMA FORMA A MULHER PARA COM O SEU MARIDO.
Reconhecer o seu trabalho - Pv 31.28-30 - SEUS FILHOS SE LEVANTAM E A ELOGIAM; SEU MARIDO TAMBÉM A ELOGIA, DIZENDO: - MUITAS MULHERES SÃO EXEMPLARES, MAS VOCÊ A TODAS SUPERA. - A BELEZA É ENGANOSA, E A FORMOSURA É PASSAGEIRA; MAS A MULHER QUE TEME AO SENHOR SERÁ ELOGIADA.
Ser fiel - Mt 19.5 - E DISSE: POR ESSA RAZÃO, O HOMEM DEIXARÁ PAI E MÃE E SE UNIRÁ À SUA MULHER, E OS DOIS SE TORNARÃO UMA SÓ CARNE?
Coabitar com ela com entendimento - I Pe 3.7 - DO MESMO MODO VOCÊS, MARIDOS, SEJAM SÁBIOS NO CONVÍVIO COM SUAS MULHERES E TRATEM-NAS COM HONRA, COMO PARTE MAIS FRÁ…

FUGINDO DA IMORALIDADE SEXUAL

Imagem
I Coríntios 6:17-20 - "PORÉM QUEM SE UNE COM O SENHOR SE TORNA, ESPIRITUALMENTE, UMA SÓ PESSOA COM ELE. FUJAM DA IMORALIDADE SEXUAL! ... O CORPO DE VOCÊS É O TEMPLO DO ESPÍRITO SANTO ... VOCÊS NÃO PERTENCEM A VOCÊS MESMOS, MAS A DEUS, POIS ELE OS COMPROU E PAGOU O PREÇO. PORTANTO, USEM O SEU CORPO PARA A GLÓRIA DELE"

Quando o apóstolo Paulo deu essas instruções, tinha absoluta consciência das lutas que as pessoas passam contra as tentações na área da sexualidade. Muitas são as formas de desvios expressas na Palavra que se referem a relações sexuais ilícitas, adultério, fornicação, concubinato, prostituição, dentre outros. A Bíblia narra diversas situações para nossa reflexão. 
DAVI NÃO FUGIU
Conta-nos, por exemplo, a história de alguém que não fugiu da imoralidade sexual. "UMA TARDE DAVI SE LEVANTOU, DEPOIS DE TER DORMIDO UM POUCO, E FOI PASSEAR NO TERRAÇO DO PALÁCIO. DALI VIU UMA MULHER MUITO BONITA TOMANDO BANHO. AÍ ELE MANDOU QUE DESCOBRISSEM QUEM ERA AQUELA MULHER E …

LÁBIOS BAJULADORES

Imagem
Salmo 12:2 - "FALAM COM FALSIDADE UNS AOS OUTROS, FALAM COM LÁBIOS BAJULADORES E CORAÇÃO FINGIDOS."
O Salmo 12é atribuído a Davi e vemos claramente o rei em um momento de decepção para com as pessoas que estavam ao seu redor. Parece que algumas pessoas que estavam do seu lado, mudaram de lado e de opinião de uma hora para outra. Ele começa o salmo dizendo em um lamento "desaparecem os fiéis entre os filhos dos homens".
Davi enfrentava a experiência de ser traído por aqueles que o bajulavam, o que é pior.
Olhando para a decepção de Davi podemos perceber que muitas vezes nos encontramos como ele, decepcionado com pessoas. Precisamos lutar contra este sentimento que brota em nossos corações depois de uma traição de pessoas que confiávamos demais. O primeiro cuidado que precisamos ter em um momento assim é entendermos que vamos ser tentados a generalizar tudo e todos. Se fizermos isto, poderemos até evitar a dor mas com certeza limitaremos as alegrias que poderiam acon…

A IGREJA E OS PRINCIPIOS BÍBLICOS

Imagem
Quando falamos de princípios bíblicos, reportamo-nos, sem dúvida, ao padrão doutrinário expresso na Palavra de Deus, e esposado pela Igreja de Cristo. Somos por Deus, convocados à observância e defesa de todos os princípios bíblicos.
Defendemos os princípios que norteiam o viver da Igreja desde o seu inicio, porque eles são, antes de tudo, bíblicos. Em Atos 2:42, lemos que a Igreja “PERMANECIA NA DOUTRINA DOS APÓSTOLO, NA COMUNHÃO, NO PARTIR DO PÃO E NAS ORAÇÕES”. Os princípios que desde o início de nossa fé abraçamos são bíblicos; e, como tais, têm de ser cridos, acatados, obedecidos e jamais questionados.
No primeiro capítulo de Romanos, declara o apóstolo Paulo, que, dos céus, se manifesta a ira de Deus sobre os filhos da desobediência. Mas na Primeira Epístola aos Tessalonicenses 5:9, é dito que Deus não nos destinou à ira, mas à aquisição da salvação por nosso Senhor Jesus Cristo. A salvação, pois, está condicionada à nossa obediência (Ap. 2:10). 
O Senhor Jesus recebeu um nome que …

613 MANDAMENTOS DA LEI NA COSMOVISÃO JUDAICA

Imagem
O judaísmo tem como elemento constituinte da sua crença 613 preceitos, que representam a regra de vida que deve seguir cada um para realizar o seu papel de judeu. Esse número é tirado da própria Torah, os 5 primeiros livros da Bíblia. Desse número, 365 são mandamentos negativos, proibições (mitzvot taaseh) e 248 são prescrições, mandamentos positivos (mitzvot aseh). Os mandamentos positivos, as prescrições, obrigam o judeu a realizar determinada ação, tal como a circuncisão do menino. Os negativos, invés, proíbem certos comportamentos, tais como usar, contemporaneamente, roupas feitas com linho e lã.
É verdade que, na prática, esses preceitos não são todos praticáveis, pois alguns requerem a existência do Templo de Jerusalém, que foi destruído no ano 70 da Era Comum. Outros preceitos, invés, se limitam aos homens e também outros às mulheres. Há também aqueles cujos destinatários são somente os kohanim, os membros da família sacerdotal, os descendentes de Arão, irmão de Moisés.
Os 613 ma…