Postagens

Mostrando postagens de Maio, 2015

O CORAÇÃO DE UM PASTOR QUE FAZ DISCÍPULOS

Imagem
Qual você acha que é a qualidade essencial de um pastor que faz discípulos? Aqui está a minha melhor tentativa: é regozijar-se no ministério de outros.
PESCA COM O APÓSTOLO PAULOEm seu livro A arte de pastorear, David Hansen apresenta uma notável ilustração disso ao descrever o paralelo entre um grande “diretor espiritual” e um grande guia de pesca:A maior qualidade dos maiores guias de pesca é a maior qualidade dos maiores diretores espirituais. Os melhores guias de pesca, os suprassumos dessa profissão, todos amam ver seus clientes pescarem peixes tanto quanto gostam de pescar peixes eles mesmos. Às vezes beira o ridículo o modo como um guia de pesca verdadeiramente grande começa a rir, até mesmo a dar risadas como uma jovem garota de ensino médio, quando um cliente começa a pescar peixes.
HANSEN CONTINUA:
Do mesmo modo, a característica que distingue os grandes diretores espirituais é a alegria pueril. Por puro amor eles lhe dedicam toda atenção e, quando você pesca o seu peixe, quand…

O PRAGMATISMO SÉRIA REALMENTE UMA AMEAÇA PARA O EVANGELHO?

Imagem
Pragmatismo é a noção de que o significado ou o valor é determinado pelas consequências práticas. É muito similar ao utilitarismo, a crença de que a utilidade estabelece o padrão para aquilo que é bom. Para um pragmatista/utilitarista, se uma determinada técnica ou um curso de ação resulta no efeito desejado, a utilização de tal recurso é válida. Se parece não produzir resultados, então não tem valor.
O pragmatismo tem suas raízes no darwinismo e no humanismo secular. É inerentemente relativista, rejeitando a noção dos absolutos – certo e errado, bem e mal, verdade e erro. Em última análise, o pragmatismo define a verdade como aquilo que é útil, significativo e benéfico. As ideias que não parecem úteis ou relevantes são rejeitadas como sendo falsas.
Quando o pragmatismo é utilizado para formularmos juízos acerca do certo e do errado ou quando se torna a filosofia norteadora da vida, da teologia e do ministério, acaba, inevitavelmente, colidindo com as Escrituras. A verdade espiritual e …

PROCURA-SE O POLITICO IDEAL E PREPARADO?

Imagem
Prezados Amigos gostaria de deixar um alerta a todos, tenho visto em minha cidade Vargem Grande Paulista, várias pessoas dizendo que são candidatos a Prefeito e vereadores, outdoor espalhados por toda cidade, faixa, fotos e artigos de vários eventos nos jornais e mídia, visitas a bairros, etc.... E todos falam a mesma coisa que são o candidato ideal, honesto e preparado para cidade, que eles têm a receita certo; está parecendo até aquele filme brasileiro: “o político honesto”, gente cuidado.
Estamos em época de campanha eleitoral, temos que aguçar nossas percepções para enxergarmos além do que nos é apresentado pelo candidato. Não só o candidato a prefeito, mas também para vereador. 
Eles, são verdadeiros atores, conseguindo interpretar tão bem o papel de bonzinho, que enganam até pessoas mais esclarecidas, então, o que esperar dos humildes de nossa periferia e área rural.
Candidatos corruptos não querem saber de nada disso; não está preocupado com a necessidade do povo; nesta época d…

POR QUE UM CRISTÃO PRECISA DA IGREJA, E PORQUE É IMPORTANTE FREQÜÊNCIA UMA IGREJA?

Imagem
Faz necessária uma cuidadosa reflexão teológica a respeito da existência da igreja e sua relevância na vida do cristão. Afinal, a igreja é criação de Deus e não um projeto humano. Portanto, não cabe ao homem defini-la ou adaptá-la às suas pretensões. O teólogo Harry Blamires afirma em seu livro A Mente Cristã que, “como cristão, suas crenças não são suas no sentido de que você tem direitos sobre elas para mexer com o conteúdo nem para jogá-las fora”.
A fé bíblica é indiscutivelmente comunitária. O plano redentor de Deus sempre teve em vista “os povos da Terra” e não indivíduos isolados (Gênesis 12.1-3 - ENTÃO O SENHOR DISSE A ABRÃO: "SAIA DA SUA TERRA, DO MEIO DOS SEUS PARENTES E DA CASA DE SEU PAI, E VÁ PARA A TERRA QUE EU LHE MOSTRAREI. (2) "FAREI DE VOCÊ UM GRANDE POVO, E O ABENÇOAREI. TORNAREI FAMOSO O SEU NOME, E VOCÊ SERÁ UMA BÊNÇÃO. (3) ABENÇOAREI OS QUE O ABENÇOAREM, E AMALDIÇOAREI OS QUE O AMALDIÇOAREM; E POR MEIO DE VOCÊ TODOS OS POVOS DA TERRA SERÃO ABENÇOADOS"…