MALEDICÊNCIA, VOCÊ SABE O QUE SIGNIFICA?

www.prnatanaelsp.com.br
I Pedro 2:1,2 - “DESPOJANDO-VOS, PORTANTO, DE TODA MALDADE E DOLO, DE HIPOCRISIAS E INVEJAS E DE TODA SORTE DE MALEDICÊNCIAS, DESEJAI ARDENTEMENTE, COMO CRIANÇAS RECÉM-NASCIDAS, O GENUÍNO LEITE ESPIRITUAL, PARA QUE, POR ELE, VOS SEJA DADO CRESCIMENTO PARA SALVAÇÃO”.

MALEDICÊNCIA - Você sabe o que exatamente significa isso? - Maledicência é o hábito de falar mal de tudo ao nosso redor. Existe gente que é exatamente assim. Passa o dia falando mal das pessoas com quem convive, das coisas com as quais lida e reclamando da vida de um modo geral. 

A LÍNGUA VIVE DO CORAÇÃO

A língua é um órgão do coração. Apesar de não haver qualquer ligação anatômica, língua e coração são inseparáveis, isto é, a língua vive do coração.

Tiago 3:11-12 – ACASO PODEM SAIR ÁGUA DOCE E ÁGUA AMARGA DA MESMA FONTE? - MEUS IRMÃOS, PODE UMA FIGUEIRA PRODUZIR AZEITONAS OU UMA VIDEIRA, FIGOS? DA MESMA FORMA, UMA FONTE DE ÁGUA SALGADA NÃO PODE PRODUZIR ÁGUA DOCE.

O maledicente, quem não sabe conversar com graça e amor, quem não usa palavras temperadas com sal visando edificação, pode estar enganando a si mesmo. Achando-se salvo, está, ao contrário, perdido.

A BATALHA DO CORAÇÃO:

Na Bíblia o “coração” é o núcleo da personalidade humana, ele é a essência do que nós realmente somos, é a fonte dos nossos desejos, é o que nos guia, é o que nos dirige. Isso significa que a forma como nós reagimos ou nos comportamos, seja em palavras ou posturas, é sempre uma reação do coração aos estímulos exteriores, interpessoais e circunstanciais.

Provérbios 4:23 – ACIMA DE TUDO, GUARDE O SEU CORAÇÃO, POIS DELE DEPENDE TODA A SUA VIDA.

O coração não regenerado, cheio de si, jamais busca aprender de Deus e muito menos do próximo. O desejo dele é expor o seu íntimo. Fazer de sua palavra a palavra final de revelação.

RESUMINDO LINGUA E CORAÇÃO:

A língua vive do coração. Portanto, guarde (sitie, proteja, observe, policie) o coração. Trate do coração. Mude antes o coração para você ver mudanças em suas palavras e posturas.

COMBATENDO A MALEDICÊNCIA

Maledicência e mau uso das palavras é pecado grave. Grave não porque exista uma categoria para medir pecados, mas porque revela do que está cheio o nosso coração. Esse combate não é fácil, mas é possível.

Recorra ao e reconheça o poder do novo nascimento (FÉ)

Tiago 1:18 – POR SUA DECISÃO ELE NOS GEROU PELA PALAVRA DA VERDADE, A FIM DE SERMOS COMO QUE OS PRIMEIROS FRUTOS DE TUDO O QUE ELE CRIOU.

Receba brilho da Palavra de Deus (ESPERANÇA)

Isaias 50:4-5 – O SOBERANO, O SENHOR, DEU-ME UMA LÍNGUA INSTRUÍDA, PARA CONHECER A PALAVRA QUE SUSTÉM O EXAUSTO. ELE ME ACORDA MANHÃ APÓS MANHÃ, DESPERTA MEU OUVIDO PARA ESCUTAR COMO ALGUÉM QUE ESTÁ SENDO ENSINADO. - O SOBERANO, O SENHOR, ABRIU OS MEUS OUVIDOS, E EU NÃO TENHO SIDO REBELDE; EU NÃO ME AFASTEI.

Reabasteça-se e regozije-se na soberana graça de Deus (AMOR)

Isaias 53:7-8 – ELE FOI OPRIMIDO E AFLIGIDO; E, CONTUDO, NÃO ABRIU A SUA BOCA; COMO UM CORDEIRO FOI LEVADO PARA O MATADOURO, E COMO UMA OVELHA QUE DIANTE DE SEUS TOSQUIADORES FICA CALADA, ELE NÃO ABRIU A SUA BOCA. - COM JULGAMENTO OPRESSIVO ELE FOI LEVADO. E QUEM PODE FALAR DOS SEUS DESCENDENTES? POIS ELE FOI ELIMINADO DA TERRA DOS VIVENTES; POR CAUSA DA TRANSGRESSÃO DO MEU POVO ELE FOI GOLPEADO.

Nós só venceremos a maledicência e aprenderemos a usar bíblica e graciosamente as nossas palavras quando aprendermos a viver com fé, esperança e amor. Pedro sabia disso.

1Pedro 2:22-25 – ELE NÃO COMETEU PECADO ALGUM, E NENHUM ENGANO FOI ENCONTRADO EM SUA BOCA. - QUANDO INSULTADO, NÃO REVIDAVA; QUANDO SOFRIA, NÃO FAZIA AMEAÇAS, MAS ENTREGAVA-SE ÀQUELE QUE JULGA COM JUSTIÇA. - ELE MESMO LEVOU EM SEU CORPO OS NOSSOS PECADOS SOBRE O MADEIRO, A FIM DE QUE MORRÊSSEMOS PARA OS PECADOS E VIVÊSSEMOS PARA A JUSTIÇA; POR SUAS FERIDAS VOCÊS FORAM CURADOS. - POIS VOCÊS ERAM COMO OVELHAS DESGARRADAS, MAS AGORA SE CONVERTERAM AO PASTOR E BISPO DE SUAS ALMAS.


Portanto, Busque a fé, a esperança e o amor em Cristo Jesus.

POSTAGEM MAIS ACESSADAS:

O OBREIRO E A ÉTICA NO PULPITO

O TABERNÁCULO E SUAS MEDIDAS:

EXISTEM 4 TIPOS DE TEMPERAMENTOS! VOCÊ CONHECE SEU TEMPERAMENTO?

PASSOS DA FÉ - Marcos 11:22 - 24

AGEU - O PROFETA DA CONSTRUÇÃO DO TEMPLO