O QUE É DEPRESSÃO, E O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE ELA?

www.prnatanaelsp.com.br
FIQUEI DESCONCERTADO, ENCURVEI-ME AO MÁXIMO; O DIA INTEIRO TENHO ANDADO ENTRISTECIDO. ” — Salmo 38:6.

O QUE É DEPRESSÃO?

Depressão ou Transtorno Depressivo Maior é uma doença que afeta principalmente o humor psicológico, entretanto ela não se restringe a isso, mas afeta a saúde do deprimido por completo, o corpo, os pensamentos e a forma de compreender e se relacionar com o mundo.

O QUE OS ESPECIALISTAS DIZEM

Todas as pessoas se sentem deprimidas de vez em quando, mas a depressão clínica é um distúrbio debilitante contínuo que interfere no dia a dia da pessoa. Nem todos os especialistas concordam no que é tristeza “normal” e no que é “distúrbio”. Mas, sem dúvida, algumas pessoas têm sentimentos negativos profundos, às vezes acompanhados de excessivo sentimento de culpa e de inutilidade.

O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE ELA

A Bíblia menciona muitos homens e mulheres que tiveram sentimentos negativos. Por exemplo, Ana sentiu-se “amargurada de alma” — uma expressão que pode ser vertida como ‘aflita’ e ‘muito triste’. (1 Samuel 1:10 - E, COM A ALMA AMARGURADA, CHOROU MUITO E OROU AO SENHOR.) Certa ocasião, o profeta Elias ficou tão triste a ponto de pedir a Deus que tirasse sua vida. — 1 Reis 19:4 - E ENTROU NO DESERTO, CAMINHANDO UM DIA. CHEGOU A UM PÉ DE GIESTA, SENTOU-SE DEBAIXO DELE E OROU, PEDINDO A MORTE. "JÁ TIVE O BASTANTE, SENHOR. TIRA A MINHA VIDA; NÃO SOU MELHOR DO QUE OS MEUS ANTEPASSADOS.

Os cristãos do primeiro século foram instruídos a ‘falar consoladoramente às almas deprimidas’. (1 Tessalonicenses 5:14 - EXORTAMOS VOCÊS, IRMÃOS, A QUE ADVIRTAM OS OCIOSOS, CONFORTEM OS DESANIMADOS, AUXILIEM OS FRACOS, SEJAM PACIENTES PARA COM TODOS.) De acordo com uma obra de referência, o termo “almas deprimidas” pode se referir àqueles “que são temporariamente vencidos pelo estresse da vida”. Tudo indica que até mesmo homens e mulheres fiéis do passado às vezes se sentiam deprimidos.

A PESSOA É CULPADA DE TER DEPRESSÃO?

TODA A CRIAÇÃO JUNTA PERSISTE EM GEMER E JUNTA ESTÁ EM DORES ATÉ AGORA.” — Romanos 8:22.

O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE ELA

A Bíblia ensina que as doenças são resultado da rebelião do primeiro casal humano. Por exemplo, Salmo 51:5 declara: “EM ERRO FUI DADO À LUZ COM DORES DE PARTO, E EM PECADO ME CONCEBEU MINHA MÃE.” - Romanos 5:12 explica que “POR INTERMÉDIO DE UM SÓ HOMEM [ADÃO] ENTROU O PECADO NO MUNDO, E A MORTE POR INTERMÉDIO DO PECADO, E ASSIM A MORTE SE ESPALHOU A TODOS OS HOMENS, PORQUE TODOS TINHAM PECADO”. Por termo herdado a imperfeição de Adão, todos nós estamos sujeitos a doenças físicas e emocionais. Por isso, “TODA A CRIAÇÃO JUNTA PERSISTE EM GEMER E JUNTA ESTÁ EM DORES”. (Romanos 8:22) Mas a Bíblia também dá uma esperança que nenhum médico pode dar — a de um novo mundo pacífico, prometido por Deus, onde não haverá mais doenças nem distúrbios, incluindo a depressão. — Apocalipse 21:4 - ELE ENXUGARÁ DOS SEUS OLHOS TODA LÁGRIMA. NÃO HAVERÁ MAIS MORTE, NEM TRISTEZA, NEM CHORO, NEM DOR, POIS A ANTIGA ORDEM JÁ PASSOU".

QUAIS AS CAUSAS DA DEPRESSÃO?

De modo geral a depressão está associada a um desequilíbrio químico no cérebro causado por uma baixa quantidade de neurotransmissores como a serotonina e noradrenalina, tal desequilíbrio seria herdado geneticamente, isso explicaria por que existe uma incidência maior de sintomas depressivos em filhos de pessoas que sofrem dessa doença.

Hoje dia considera-se que a depressão (assim como outras doenças) seja uma combinação de diversos fatores biológicos, psicológicos e ambientais. Passar por um momento delicado da vida, viver em um ambiente desfavorável e não possuir habilidades para lidar com os problemas do cotidiano são causas de depressão tanto quanto fatores bioquímicos.  Mesmo a incidência de depressão em filhos de pais deprimidos pode ser motivada pela aprendizagem e influência do ambiente.

SINTOMAS DE DEPRESSÃO 
  • Desânimo
  • Diminuição dos movimentos, em alguns casos o doente pode ficar por dias sem levantar da cama
  • Insônia ou sono excessivo
  • Perda ou aumento do apetite
  • Diminuição do desejo sexual
  • Disfunção erétil (impotência) e/ou diminuição do desejo sexual
  • Voz baixa e/ou muito lenta assim como diminuição do desejo de falar
  • Diminuição da atenção e concentração
  • Choro fácil e frequente
  • Sentimentos de melancolia
  • Sentimentos de tédio e aborrecimento
  • Apatia (indiferença afetiva)
  • Pessimismo
  • Sentimento de culpa
  • Pensamentos de morte e suicídio. 

COMO VOCÊ PODE LIDAR COM A DEPRESSÃO?

PERTO ESTÁ JEOVÁ DOS QUE TÊM CORAÇÃO QUEBRANTADO; E SALVA OS QUE TÊM ESPÍRITO ESMAGADO.” — Salmo 34:18.

POR QUE ISSO DEVERIA INTERESSAR VOCÊ

Nem sempre você pode controlar as circunstâncias, e coisas ruins acabam lhe afetando. (Eclesiastes 9:11, 12 - PERCEBI AINDA OUTRA COISA DEBAIXO DO SOL: OS VELOZES NEM SEMPRE VENCEM A CORRIDA; OS FORTES NEM SEMPRE TRIUNFAM NA GUERRA; OS SÁBIOS NEM SEMPRE TÊM COMIDA; OS PRUDENTES NEM SEMPRE SÃO RICOS; OS INSTRUÍDOS NEM SEMPRE TÊM PRESTÍGIO; POIS O TEMPO E O ACASO AFETAM A TODOS. - ALÉM DO MAIS, NINGUÉM SABE QUANDO VIRÁ A SUA HORA: ASSIM COMO OS PEIXES SÃO APANHADOS NUMA REDE FATAL E OS PÁSSAROS SÃO PEGOS NUM LAÇO, TAMBÉM OS HOMENS SÃO ENREDADOS PELOS TEMPOS DE DESGRAÇA QUE CAEM INESPERADAMENTE SOBRE ELES.) Mas você pode tomar medidas práticas para não ser dominado por sentimentos negativos.

O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE ELA

A Bíblia reconhece que os doentes precisam de médico. (Lucas 5:31 - Jesus lhes respondeu: "NÃO SÃO OS QUE TÊM SAÚDE QUE PRECISAM DE MÉDICO, MAS SIM OS DOENTES). Então, se você sofre de um debilitante transtorno de humor, não há nada de errado em procurar ajuda médica. A Bíblia também enfatiza a importância da oração. Por exemplo, Salmo 55:22 diz: “LANÇA TEU FARDO SOBRE O PRÓPRIO JEOVÁ, E ELE MESMO TE SUSTERÁ. NUNCA PERMITIRÁ QUE O JUSTO SEJA ABALADO.”  Os benefícios da oração não são imaginários; são reais. Quando oramos, nos comunicamos com Jeová Deus, que está ‘perto dos que têm coração quebrantado’. — Salmo 34:18 - O SENHOR ESTÁ PERTO DOS QUE TÊM O CORAÇÃO QUEBRANTADO E SALVA OS DE ESPÍRITO ABATIDO.


Abrir-se com um amigo íntimo também pode ser de ajuda. (Provérbios 17:17 - O AMIGO AMA EM TODOS OS MOMENTOS; É UM IRMÃO NA ADVERSIDADE.) Daniela, uma Testemunha de Jeová, diz: “Um irmão de fé bondosamente me convenceu a falar sobre minha depressão. Eu tinha evitado falar sobre isso por anos, mas logo percebi que era exatamente o que eu devia ter feito havia muito tempo. Fiquei surpresa de ver como depois me senti aliviada. ”

POSTAGEM MAIS ACESSADAS:

O OBREIRO E A ÉTICA NO PULPITO

O TABERNÁCULO E SUAS MEDIDAS:

EXISTEM 4 TIPOS DE TEMPERAMENTOS! VOCÊ CONHECE SEU TEMPERAMENTO?

PASSOS DA FÉ - Marcos 11:22 - 24

AGEU - O PROFETA DA CONSTRUÇÃO DO TEMPLO